Notícias

Entrega por Drones em Dublin já é uma realidade, mas vizinhança reclama de barulho

O serviço de entrega por drones já é uma realidade em Dublin. A empresa Manna Aero já atua em fase de teste na região de Dublin 15, mas planeja expandir rapidamente em 2025, chegando a alcançar 1 milhão de pessoas até o final do ano.

Com bases recém-estabelecidas em Blanchardstown e no Junction 6, próximo à M50, a empresa projeta expandir-se para Glasnevin e Tallaght até o meio do ano, cobrindo metade da população da capital irlandesa.

Embora a tecnologia tenha sido bem recebida por muitos consumidores, especialmente pela rapidez e conveniência, moradores de áreas afetadas pelos voos diários expressam preocupações com o ruído e a necessidade de regulamentação da atividade, conforme noticiou a RTÉ.

Atualmente, os drones da Manna fazem até 300 entregas diárias, cobrindo um raio de 3 km a partir de suas bases. Os pedidos mais populares incluem café, hambúrgueres, batatas fritas, livros e medicamentos sem prescrição médica.

De acordo com o CEO da Manna, Bobby Healy, em entrevista à RTÉ, 38% da população de Balbriggan já utilizou o serviço. |Agora, em Dublin 15, já atingimos 22% dos moradores em metade do tempo. As pessoas adoram a praticidade”, afirmou.

Continua após a publicidade

O empresário destacou que a entrega por drone reduz o tráfego urbano, “eliminando motos e bicicletas de entregadores das ruas e permitindo um transporte mais rápido e seguro”.

Residentes Relatam Problemas com o Ruído

Empresa Manna Aero é responsável pelas entregas via drone em Dublin. Foto: Divulgação

Apesar da popularidade, moradores de Castleknock, área próxima às operações, relatam incômodo com o barulho das aeronaves.

Um residente identificado como Peter descreveu sua experiência à RTÉ. “O som é como um cortador de grama sobrevoando a casa o dia todo. É mais alto do que o tráfego da M3. Eu conversei com a Manna e consegui que os drones parassem de passar sobre minha casa, mas agora eles voam paralelos. É muito intrusivo”, disse.

Dois parlamentares de Dublin West, Roderic O’Gorman (Partido Verde) e Ruth Coppinger (People Before Profit-Solidarity), receberam diversas reclamações e pedem regulamentação para entregas comerciais por drones.

“Essa tecnologia tem vantagens, mas precisa ser regulamentada à medida que se expande. Hoje, apenas uma empresa opera em Dublin, mas o que acontece quando houver várias? Sem regulação, não há como coordenar essas atividades”, afirmou O’Gorman à RTÉ.

Diante das críticas, a Manna adotou medidas para minimizar o impacto do ruído, aumentando a altitude de voo para 75 metros e implementando novas hélices que reduzem o som em 2,5 vezes.

Bobby Healy também ressaltou que a empresa está totalmente certificada pela Autoridade de Aviação Irlandesa e pela Agência Europeia de Segurança da Aviação, operando sob altos padrões de segurança.

Quanto custa um intercâmbio?
Não somos uma agência, mas te conectamos
com prestadores de serviço para comparar
e escolher o que faz mais sentido pra você.
Eu quero →
Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Fiscais podem multar em € 100 passageiros que ouvirem som alto em trens da Irlanda

Usou o celular com som alto sem fones de ouvido em um trem na Irlanda?…

18 de agosto de 2025

Coisas para fazer durante o verão na Irlanda

A Irlanda é um destino encantador o ano todo, mas no verão alguns lugares se…

17 de agosto de 2025

Onde fica a Irlanda? Irlanda fica em qual continente? Saiba mais

Você já se perguntou: "Onde fica a Irlanda? Irlanda fica em qual continente?". Se não…

17 de agosto de 2025

Dublin testa luzes no chão para proteger pedestres distraídos com celular

Uma nova medida para aumentar a segurança dos pedestres foi implementada no centro de Dublin:…

15 de agosto de 2025

A cada 3,5 dias um pub fecha as portas na Irlanda, diz grupo representativo do setor

A Irlanda é conhecida por seus pubs. O país tem nestes estabelecimentos uma relação histórica,…

14 de agosto de 2025

Por que as companhias aéreas estão restringindo o uso de carregadores de celular a bordo

A Emirates Airlines anunciou uma nova política que restringe o transporte e o uso de…

13 de agosto de 2025