EPIC Museum vence como melhor atração turística da Europa pela 3ª vez

EPIC Museum vence como melhor atração turística da Europa pela 3ª vez

Rubinho Vitti

1 mês atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O Epic Museum — museu da emigração irlandesa — é uma experiência interativa de ponta, localizada no CHQ Building, em um dos locais mais históricos de Dublin. O moderno prédio foi construído no Docklands de Dublin, às margens do rio Liffey, ponto de partida original de muitos dos emigrantes da Irlanda em direção aos quatro cantos do mundo.

Apresentando histórias pessoais de amor, triunfo, aventura e adversidade, ele destaca e celebra o impacto positivo e a influência dos emigrantes irlandeses em todo o mundo.

O museu acaba de vencer pelo terceiro ano consecutivo o World Travel Awards como a melhor atração turística da Europa. O prêmio já foi destinado a locais como Torre Eiffel, London Eye, Titanic Belfast e até mesmo a Guinness Storehouse.

Neste artigo, falamos mais sobre a premiação e sobre o Epic Museum.

Acompanhe!

O que é o Epic Museum?

Epic Museum é um dos mais importantes pontos turísticos da Irlanda. Foto: Rubinho Vitti

O museu conta a história da diáspora irlandesa em todo o mundo, o impacto que tiveram, as contribuições que deram e a influência que tiveram globalmente.

A tecnologia de tela sensível ao toque de última geração do museu torna a experiência EPIC de uma maneira acessível, divertida e educacional para os visitantes aprenderem sobre a história, cultura e pessoas irlandesas.

O museu recebe cerca de 300.000 visitantes por ano.

Epic Museum: um manacial de boas histórias da Irlanda

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Edublin (@e_dublin)

O objetivo principal do Epic Museum é contar histórias. E não qualquer história. São trajetórias de vidas que começaram na Irlanda e seguiram mundo afora, espalhando a cultura irlandesa ao redor do mundo.

Também não pense que será possível encontrar histórias de apenas pessoas famosas. Pelo contrário! O diferencial do museu é de fato mostrar como famílias inteiras mudaram-se da Irlanda em períodos de crise para encontrar em outros países um local para viver melhor.

Tecnologia possibilita maior interatividade

Todas essas histórias são contadas por meio da mais alta tecnologia disponível para museus. São totens com telas “touch” que exploram as viagens dos irlandeses pelo mundo, além de telões com vídeos, jogos para crianças e muito conteúdo digital, disponível nas mais diferentes formas.

Sem dar muitos spoilers, mas vamos falar sobre alguns exemplos. Existe uma biblioteca onde o visitante pode explorar várias obras literárias irlandesas por meio de um grande livro digitalmente criado para ser folheado sem a necessidade de tocá-lo.

Em outra área, um pub tipicamente irlandês lembra músicas tradicionais e jogos “quiz” por meio de uma grande tela de televisão.

Na área que fala sobre os esportes irlandeses, é possível entender melhor a história de cada um deles utilizando uma mesa de disco hockey.

Há ainda espaços dedicados à ciência, política, artes visuais, plásticas e musicais, Irish dance, etc.

Exposições temáticas revelam histórias não contadas

Além da exposição regular, o Epic Museum faz questão de deixar seu espaço sempre em movimento, com exposições temáticas e temporárias realizadas em seu espaço. São histórias não contadas e que merecem destaque.

Em 2021, uma exposição temática conta um pedaço da história da comunidade LGBTQ+ na Irlanda dentro do espaço do Epic Museum. Out in the World: Ireland’s LGBTQ + Diaspora, onde os visitantes são convidados a compartilhar suas próprias histórias.

Ao longo das gerações, os irlandeses LGBTQ + emigraram e encontraram oportunidades de viver e amar no exterior. O museu ilumina esta história oculta dos irlandeses que, ao contrário de outro emigrantes, que buscavam emprego no exterior, buscaram liberdade.

São 12 histórias da diáspora LGBTQ + da Irlanda. É a primeira exposição que celebra o papel que os emigrantes irlandeses desempenharam em tornar a Irlanda e o mundo um lugar mais inclusivo para as pessoas LGBTQ +.

Museu venceu como melhor atração turística da Europa em 2019, 2020 e 2021

Nada de Acrópole, em Atenas, ou o Palácio de Buckingham, em Londres, nem mesmo a a Torre Eiffel, em Paris.

O World Travel Awards, considerado o “Oscar” da indústria de viagens reconheceu o EPIC Museum — museu da emigração da Irlanda — como Principal Atração Turística da Europa em 2019, 2020 e 2021.

The Irish Emigration Museum conquistou a 28ª edição do prêmio por meio do voto pela internet neste ano.

No ano passado, foi um dos 14 finalistas mundiais, enfrentando locais como Taj Mahal, Magic Kingdom Park, no Walt Disney World, e Machu Picchu, no Peru. Neste ano não será diferente, com a final acontecendo em 26 de novembro, em Moscou, na Rússia.

O World Travel Awards é reconhecido como o mais prestigiado e abrangente da indústria global. Os vencedores anteriores do prêmio incluem a Las Vegas Strip e Machu Picchu.

Onde fica o Epic Museum?

O Epic Museum fica localizado no coração de Dublin, capital da Irlanda. A área Docklands, onde está o complexo onde o Epic Museum está localizado, é uma das principais na área do Rio Liffey, que cruza toda a cidade. Além do museu, há lojas, restaurantes e cafés, em um complexo sócio-cultural.

A área de Docklands é também histórica, já que a maior parte dos emigrantes irlandeses saíram de lá rumo a outras partes do mundo, conforme o museu conta.

O Epic Museum está aberto todos os dias, das 10h às 18h45, com último horário de visitação às 17h.

É possível chegar de Luas, linha vermelha, parada Georges Dock.

De ônibus, parada Custom House Quay ou “stop 20”.

Mais informações: https://epicchq.com.

Veja também

Tudo o que você precisa saber sobre os Pubs na Irlanda

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar