Estudantes se reúnem em protesto em Dublin exigindo ação contra crise de acomodação na Irlanda

Estudantes se reúnem em protesto em Dublin exigindo ação contra crise de acomodação na Irlanda

Rubinho Vitti

8 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Um protesto de estudantes contra a atual crise de acomodação na Irlanda está programado para acontecer em Dublin nesta quarta-feira, 4 de outubro, meio-dia, no Garden of Remembrance.

A União de Estudantes da Irlanda (USI) — que representa os alunos do ensino superior, estimados em 374 mil estudantes ao redor da Irlanda — anunciou que a manifestação tem como objetivo questionar o governo sobre o superávit do país.

De acordo com a USI, esse valor poderá chegar a 65 bilhões de euros nos próximos dois anos e que parte dele deveria ser usado para estancar a crise de acomodação.

A USI fez um documento enviado ao governo, como forma de ter ações inseridas no Budget 2024, orçamento do país para o ano que vem. Eles pedem a criação de 30.000 novas vagas estudantis, juntamente com transporte público gratuito para estudantes e uma série de outros pedidos, que não custaria mais de 5% do valor do superávit.

Manifestação deverá seguir até o parlamento irlandês

Cartaz criado pela USI para falar sobre a crise.

O protesto da USI, juntamente com outros sindicatos de estudantes, vai começar no Garden of Remembrance e seguir para o Dáil (o parlamento irlandês).

Em um vídeo publicado no Instagram, o presidente da USI, Chris Clifford, afirmou que é “inadmissível” que os estudantes estejam recorrendo a estadias temporárias ou viajando longas distâncias para poder estudar.

“O superávit orçamentário da Irlanda deverá atingir 65 bilhões de euros nos próximos dois anos. É inaceitável que os estudantes durmam em sofás, façam longas viagens e não tenham esperança de um futuro na Irlanda, enquanto o governo tem a capacidade de financiar esse futuro. Um investimento de longo prazo no setor instável da educação superior é uma opção para o governo agora. O financiamento não pode mais ser usado como desculpa, mas sim se trata das prioridades de nossos políticos.”

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Veja também

Guia completo sobre acomodação na Irlanda


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email