Estudar no exterior faz bem ao cérebro e aumenta a criatividade

Fazer um intercâmbio é sempre emocionante. Passados os perrengues financeiros e o tempo com o planejamento, é hora de absorver as possibilidades — entre elas, a vivência com pessoas de hábitos diferentes e os relacionamentos interculturais… Mas calma, não estamos falando da vida amorosa.

Adaptar-se a novas situações é um dos maiores estimulantes do cérebro durante o intercâmbio, já que entender uma nova cultura significa não só mudança de hábitos, mas revisão de valores. Essa mudança de mindset coloca o expatriado em novas situações que, muitas vezes, podem ser extremamente desafiadoras, o que o força a pensar novas atitudes, tornando-o mais criativo.

Morar fora do país é uma verdadeira experiência de vida. © Vasyl Dolmatov | Dreamstime.com

Um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology, por William W. Maddux e Adam D. Galinsky, propôs diversos testes com estudantes para medir a criatividade e a relação dela com pessoas que viveram fora de seus país natal. Basicamente, foram dois tipos de exercícios.

O primeiro envolvia graduandos na solução de uma atividade de lógica. Nela, 60% dos estudantes que viveram fora conseguiram o resultado, enquanto 40% que não viveram a experiência finalizaram a proposta sem sucesso. Em outro teste, estudantes de MBA tiveram que propor uma solução para um grande business. Foram criados grupos com pessoas que viveram no exterior — os quais 70% obtiveram o resultado esperado — e grupos com pessoas que nunca viveram — destes, nenhum conquistou o objetivo.

Continua após a publicidade

Em tese, segundo os pesquisadores, não foram os resultados que comprovaram a ligação entre a criatividade e o fato de morar no exterior, mas sim que, em ambos os testes, estes viajantes utilizaram a criatividade e a flexibilidade para chegar ao objetivo.

Flexibilidade é a chave para o sucesso do intercâmbio

Muitos intercambistas enveredam por carreiras completamente diferentes das que atuavam em seu país de origem. © Andrey Popov | Dreamstime.com

Além da criatividade, uma pessoa que se expõe a um novo contexto cultural se torna ainda mais flexível durante a experiência. “A noção de certo ou errado muda de cultura para cultura”, lembra a psicóloga e coach especializada em intercâmbio Lilian Sousa. Segundo ela, diante das novas possibilidades, o indivíduo amplia sua visão de mundo, tornando-se open minded, ou sejam, mais aberto para o novo, pois se vê na necessidade de experimentar a todo o tempo, além de quebrar os próprios paradigmas e criar competências antes desconhecidas, exercitando o cérebro, pois é preciso focar em soluções.

Não é incomum, por exemplo, observar expatriados se descobrindo e se reinventando durante a estadia em outros países, inclusive apostando em trabalhos mais simples, como o caso de muitos intercambistas que enveredam por carreiras completamente diferentes das que atuavam em seu país de origem. Tana Storani, por exemplo, antes de se tornar uma Coach de Carreira e LinkedIn Expert, assim como muitos outros estudantes, também atuou como garçonete na Irlanda e ressalta que foi um período de grande aprendizado.

O empreendedorismo é outra vertente que muitos tendem a desenvolver durante uma temporada no exterior. Aqui na Irlanda, por exemplo, nos últimos anos, tem sido cada vez mais comum encontrar brasileiros empreendedores,  já que a questão da empregabilidade é um dos grandes desafios dos expatriados.

O brasileiro Vilar Cunningham, após alguns anos na Irlanda, percebeu que existia uma carência nos sites de relacionamento para lésbicas  no país e decidiu criar um aplicativo exclusivo para esse público, o Les Girls App. “Criei o app principalmente para permitir que mulheres paquerassem entre si, sem terem que se preocupar com possíveis perfis fakes de homens, algo muito comum”, conta.

Criatividade e originalidade

Morar com outros estrangeiros também estimula a descoberta e o desenvolvimento de novas habilidades e competências. © Mheim301165 | Dreamstime.com

Fluência Ideacional é o termo utilizado pelos estudiosos sobre as pessoas criativas que apresentam um grande número de ideias para um único problema. Isso porque elas são testadas o tempo todo, o que a leva à originalidade, ou seja, quanto mais você se torna flexível e original, mais qualidade terá na solução dos seus problemas!

Todos esses fatores que tiram a pessoa da zona de conforto resultam na habilidade de adaptar-se às adversidades. De acordo com a psicóloga Lilian Sousa, encarar isso com flexibilidade será menos traumático e ajuda a aumentar as possibilidades, até mesmo, na vida profissional. “Essa experiência amplia o senso de equipe, seja no mercado de trabalho, seja com a família ou o parceiro”, explica. Eis porque os recrutadores apreciam a experiência no exterior dos candidatos.

É esse exercício da convivência e de vencer os obstáculos que também vai estimular o seu processo de amadurecimento, pois a busca pelo conhecimento é uma constante. “Durante o intercâmbio, a pessoa aprende a focar na solução. De um jeito ou de outro (com a mente aberta, criatividade e flexibilidade aguçadas), vai ter que dar certo!”, finaliza Lilian.

Deby Pimentel

Jornalista com MBA em Marketing e Empreendedorismo e uma paulistana apaixonada por fotografia, gastronomia e tecnologia. Uma virginiana que adora novas culturas e desafios. Acredita que a informação é sempre a melhor maneira de transformar sonhos em possibilidades.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024