Você já ouviu falar de falcoaria? Em inglês, “falconry”, é um tipo de esporte que consiste em treinar um falcão para caça em um habitat natural. A ação é tradição na Irlanda desde a era medieval. Agora, a Unesco incluiu a falcoaria na Irlanda na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
A Irlanda não é o único país em que a prática entrou recentemente na lista da Unesco. A República se une a outros cinco novos países, Croácia, Quirguistão, Holanda, Polônia e Eslováquia, em um total de 18 países na lista representativa da Unesco.
Falcoaria é uma prática utilizada desde a idade média na Irlanda. Foto: Andre Klimke on Unsplash
A entrada da Irlanda foi aprovada no dia 14 de dezembro, na reunião em Paris do Comitê Intergovernamental para a Convenção da Unesco para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.
De acordo com o governo irlandês, o reconhecimento internacional da falcoaria na Irlanda ajudará a apoiar a conscientização sobre este elemento da herança cultural da Irlanda, que remonta aos tempos medievais.
Movimento da falcoaria na Irlanda não é o único na lista da Unesco. Foto: David White on Unsplash
A falcoaria é praticada na Irlanda há mil anos. O envolvimento dos praticantes do esporte tem uma conexão única com a natureza e um cuidado extremo com os falcões.
A comunidade de praticantes Irish Hawking Club foram responsáveis junto ao governo para que a prática fosse reconhecida pela Unesco como patrimônio cultural imaterial.
Além da falcoaria, o Uilleann Piping, o Hurling e o Irish Harping estão na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco.
Desde 12 de outubro de 2025, o Entry/Exit System (EES) entrará em vigor nos países…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…
Cork é considerada a segunda maior cidade da Irlanda e uma das mais encantadoras do…
Qual é a origem do Dia das Bruxas? Você sabia que o Haloween nasceu na Irlanda?…
O Halloween é, sem dúvida, uma das celebrações mais icônicas do mundo moderno — um…
O Halloween é uma das épocas mais aguardadas do ano na Irlanda — e com…