Notícias

Brasileiro desaparecido em Paris é encontrado

O intercambista brasileiro Robson Amorim de Freitas, 32, natural de Ibatiba, Espírito Santo, que estava desaparecido desde 21 de janeiro, foi encontrado. Robson faz intercâmbio na Irlanda, na cidade de Limerick, desde dezembro de 2021, quando teve um surto psicótico.

O irmão de Robson, Pedro Henrique Freitas, postou fotos do irmão em um carro em suas redes sociais.

“Deus sempre esteve cuidando de você, meu irmão! Estamos indo te buscar, vamos te trazer pra casa”, escreveu.

Continua após a publicidade

Buscas duraram quase 20 dias

Robson mora em Limerick, na Irlanda, quando teve um surto psicótico e pegou um voo para a capital francesa. Segundo familiares, Robson conversou por telefone com eles antes de sumir no aeroporto Charles de Gaulle de Paris, no terminal 2, enquanto aguardava na fila para fazer o teste de Covid-19.

Cyntia de Freitas Amorim Silotti, irmã de Robson, disse que ele tem transtorno bipolar e depressão, acarretando uma grave síndrome do Pânico e, em meio a uma crise, ele decidiu voar da Irlanda para Paris, “alegando que a máfia estava atrás dele, que clonaram todos os seus cartões”.

“Sabemos que isso faz parte do delírio da doença, porém consegui convencê-lo a voltar para casa, no Brasil, para se tratar”, disse Cíntia. Ela, então, comprou um voo que sairia no dia 23, às 20h, com escala na Suíça e chegaria ao Brasil no dia 24, às 6h35 da manhã.

Cíntia contou que uma pessoa amiga da família foi enviada para ficar com Robson no aeroporto, mas, por volta das 12h (horário do Brasil), ele teve mais uma crise de ansiedade e fugiu.

Robson teve uma crise de pânico e desapareceu no aeroporto de Paris no dia 21 de janeiro, mas foi encontrado na segunda-feira, 7 de fevereiro. Foto: Acervo Pessoal

Robson chegou a ser levado a um hospital após desaparecer, mas foi liberado, sumindo novamente. “A polícia do aeroporto, após perceber que ele estava com comportamento diferente do normal e suspeito, o levou para uma clínica onde a polícia da França leva as pessoas detidas no Aeroporto”, disse.

A última vez que ele havia sido visto foi nesse hospital, no dia 24 de janeiro, mas foi liberado após a alegação de que ele estava medicado e bem.

“Ele não se comunicou com a família, a polícia não nos comunicou deste fato, o hospital também não entrou em contato”, disse Cíntia, enquanto seguia buscando pistas do irmão.

As buscas foram intensas durante quase 20 dias, com ajuda de muitos brasileiros, que, incansavelmente, espalharam os cartazes pelas redes sociais.

Entramos em contato com a família para dar mais detalhes sobre como Robson foi encontrado, mas até o fechamento deste texto não tivemos resposta.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Mapa interativo mostra pubs e cafés ensolarados em Londres em tempo real

Uma novidade promete mudar a experiência de quem ama tomar uma pint ao sol em…

1 de maio de 2025

Campos floridos de canola na Irlanda: onde visitar

Belíssimos campos de flores amarelas atraem a atenção de irlandeses e turistas, inclusive brasileiros, durante…

30 de abril de 2025

Como é a tomada na Irlanda?

Morar em outro país, seja para estudar ou trabalhar, demanda uma série de situações adversas.…

30 de abril de 2025

Uísque mais antigo da Irlanda e chega ao mercado por R$ 420 mil a garrafa

O uísque irlandês mais antigo já engarrafado foi lançado neste mês de abril e promete…

30 de abril de 2025

Seguro governamental da Irlanda: como funciona o seguro saúde do país

Quando começamos a falar sobre intercâmbio na Irlanda ou sobre viajar para fora do país, uma das…

30 de abril de 2025

Símbolos celtas: imagens, significados, histórias e lendas

Não é difícil encontrar os famosos símbolos celtas ao caminhar por ruas centrais de cidades…

30 de abril de 2025