Galerias de arte em Dublin: 5 locais para visitar

Galerias de arte em Dublin: 5 locais para visitar

Elizabeth Gonçalves

4 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Não é difícil caminhar pelas ruas da capital irlandesa e se deparar com quadros, esculturas e objetos lindíssimos em vitrines. Afinal, as galerias de arte em Dublin estão espalhadas pela cidade e são muitas.

Para quem é fã de arte, Dublin é um paraíso. Além de importantes museus, como National Gallery, Irish Museum of Modern Art, entre outros, a cidade é sede de inúmeras casas de exposição voltadas a trabalhos de artistas modernos e contemporâneos.

Neste artigo, selecionamos 5 galerias de arte em Dublin para você listar e criar seu próprio roteiro.

1- Hugh Lane Gallery

Reprodução: Flickr

Galeria Hugh Lane conta com acervo de arte moderna e contemporânea em Dublin. Reprodução: Flickr

Localizada no centro, a Hugh Lane é uma das galerias de arte em Dublin mais visitadas da cidade, sede de uma das mais importantes coleções de arte moderna e contemporânea do país, abrigando obras tanto de grandes artistas irlandeses quanto internacionais.

A galeria, também conhecida como Dublin City Gallery, está em funcionamento desde 1908, sendo uma das primeiras instituições focadas em arte moderna do mundo.

A galeria oferece uma série de exposições temporárias que acontecem durante o ano. Portanto, vale sempre ficar de olho na programação. E para quem curte um bom café, há um super agradável espaço onde também são servidas comidinhas, além de uma interessante livraria.

Francis Bacon

Reprodução do estúdio do artista irlandês Francis Bacon. Reprodução: Flickr

Reprodução do estúdio do artista irlandês Francis Bacon, na Hugh Lane Gallery. Reprodução: Flickr

Entre os destaques da Hugh Lane Gallery, está o estúdio do artista irlandês Francis Bacon, considerado um dos principais nomes da arte do século 20. Seu estúdio foi realocado de Londres, em 1998, para dentro da Hugh Lane Gallery.

Para isso, foi realizado um minucioso trabalho, para manter tudo exatamente como no original.

Hugh Lane Gallery
Endereço: Charelmont House, Parnell Square N, Dublin 1

The LAB

Reprodução: The creators project

A galeria de arte The LAB funciona em Dublin e dá foco a artistas jovens. Reprodução: The creators project

O bacana da galeria The LAB é que ela é exclusivamente voltada a artistas jovens, que estão começando a carreira e a se projetar na área no país. Além das exposições, o espaço visa fazer o público se engajar na arte por meio de palestras, ensaios abertos, entre outras atividades gratuitas.

The LAB
Endereço: 1 Foley St, Dublin 1

Project Arts Centre

Reprodução: New Museum

Entre as galerias de arte em Dublin está a Project Arts Centre, complexo localizado no Temple Bar. Reprodução: New Museum

Na verdade, a Project Arts Centre, hoje localizada no boêmio bairro do Temple Bar, teve seu início em 1966 como um festival previsto para durar apenas três semanas. O sucesso foi tamanho que acabou se transformando em um centro cultural alternativo para arte visual e performances.

Atualmente, o local é muito diferente das tradicionais galerias de arte em Dublin, apresentando diversas exposições gratuitas ao longo do ano e abrigando um teatro dentro do espaço. No palco da Project Arts Centre, já passaram algumas das principais companhias de teatro e dança da Irlanda e do mundo.

Project Arts Centre
Endereço: 9 East Essex St, Temple Bar, Dublin 2

Royal Hibernian Academy (RHA)

Reprodução: Nyf Dublin

A RHA é uma das galerias de arte em Dublin que destacam os novos nomes da arte da Irlanda. Reprodução: Nyf Dublin

A Royal Hibernian Academy, conhecida popularmente como RHA, tem um importante papel em Dublin, já que é responsável por apresentar ao público artistas irlandeses que, apesar do talento, ainda não apresentam visibilidade no cenário artístico irlandês.

Aproveitamos para destacar aqui, também, que vale encerrar a sua visita à RHA com uma passada no café do espaço. Afinal, se além de arte você adora bolos e cafés, o seu passeio pode ser ainda mais incrível.

Royal Hibernian Academy
Endereço: 15 Ely Place, Dublin 2

Temple Bar Gallery and Studios

Reprodução: Totally Dublin

Temple Bar Gallery and Studios Reprodução: Totally Dublin

Também situada no coração do Temple Bar, essa é uma das primeiras galerias de arte em Dublin, se não a única, a ser criada a partir da iniciativa dos próprios artistas. A Temple Bar Gallery and Studios é, na verdade, uma ONG com o intuito de promover a arte contemporânea, principalmente os que não têm espaços em grandes salas.

Praticamente, a cada duas semanas, é possível ver novidades nessa galeria, que se dedica tanto a artistas já estabelecidos no cenário como a novos nomes da arte irlandesa.

Temple Bar Gallery and Studios
Endereço:
 5-9 Temple Bar, Dublin 2

Visite Dublin

E você, já conhece ou quer conhecer uma dessas galerias de arte em Dublin? Vale a pena se planejar para conhecer a capital da Irlanda.

Quer saber mais? Temos um artigo especial contando tudo sobre Dublin e as principais características da capital da Irlanda.

Veja também

Tudo o que você precisa saber sobre os Pubs na Irlanda

Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar