Governo alerta para golpes em pessoas que recebem auxílio emergencial

Governo alerta para golpes em pessoas que recebem auxílio emergencial

Rubinho Vitti

6 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O governo irlandês alertou para possíveis golpes contra pessoas beneficiadas pelo auxílio emergencial. Os golpistas entram em contato por meio de cartas, mensagens de texto, e-mails e outros meios de comunicação com o objetivo de enganar e conseguir tirar dinheiro das vítimas.

Os dados dos beneficiados foram vazados após um ataque de hackers ao sistema do governo irlandês. Com nome, número de PPS (Personal Public Number), endereço e outras informações, os golpistas conseguem identificar quem recebe o Pandemic Unemployment Payment (PUP) e enviar mensagens enganosas a estas pessoas.

O edublin teve acesso a alguns tipos de cartas (veja abaixo) enviadas por esses criminosos a pessoas que estão recebendo o auxílio. Eles afirmam que estas pessoas estão em débito com o governo e precisam pagar taxas.

Em outras, eles pedem dados bancários como forma de atualizar o sistema para continuar recebendo o benefício.

Leia também: Auxílio emergencial na Irlanda: teste antígeno servirá como prova para benefício

O que fazer para não cair em golpes?

Exemplos de cartas enviadas por golpistas a beneficiados do PUP. Imagem: reprodução

O governo irlandês afirmou que está situado sobre as ligações, mensagens de texto e outros tipos de comunicação usados pelos golpistas para atingir os usuários do sistema Welfare.

“Nossos funcionários nunca vão pedir para você detalhes bancários se eles precisarem ligar para o seu telefone e nós nunca procuramos por informações via mensagens de texto”, diz o comunicado.

O Departamento de Proteção Social ainda informa que, se houver tentativa de contato, o usuário não deve interagir com os golpistas nem compartilhar quaisquer informações. Desligue o telefone, delete o e-mail e o SMS.

Porém, se o usuário já tiver enviado algum tipo de informação a pessoas que desconfie ser golpistas, ele deve entrar em contato com a Garda imediatamente.

Os sites oficiais do departamento são www.MyWelfare.ie e www.gov.ie/dsp.

O site do Welfare, inclusive, tem um protocolo em português para explicar detalhes de como não cair em golpes.

Baixe o pdf aqui!

Especialista fala sobre os tipos de golpes

Felipe Távora, especialista na área de imposto de renda (revenue) na Irlanda, disse que existe um número grande de usuários do Welfare caindo neste tipo de golpe.

Segundo ele, as cartas enviadas aos usuários pelo Departamento de Seguro Social são somente informativas e nunca pedem nenhum dado ou cobra algum tipo de cobrança.

Távora explica que a plataforma MyWelfare é a responsável pelas cobranças e informações necessárias.

“Não tem necessidade de passar nenhuma informação pessoal, pois quando você faz o seu cadastro no Revenue, você mesmo cadastra suas informações pessoais. Então, pra que o Revenue iria mandar uma carta pedindo suas informações?”, explica Távora.

Veja mais no vídeo abaixo:

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar