Governo irlandês prepara acomodação para refugiados ucranianos

Governo irlandês prepara acomodação para refugiados ucranianos

Rubinho Vitti

3 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O governo irlandês decidiu seguir com a ajuda humanitária na Ucrânia, providenciando acomodação e suprimentos aos refugiados que chegam ao país. Já são milhares que foram recepcionados na ilha e outros devem chegar em breve.

A Moldávia está sofrendo uma grande pressão com a guerra, recebendo muitos refugiados. Foi então que o governo irlandês concordou, como parte de uma resposta da UE, em se oferecer para aceitar até 500 pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia.

Acomodação oferecida pelo governo

Governo irlandês está oferecendo acomodação a refugiados ucranianos. Foto:  Elena Mozhvilo on Unsplash

Para estes que chegam e que estão atualmente na Irlanda, o governo irlandês vai intensificar os preparativos para fornecer alojamento em hotéis e pousadas, propriedades estatais ou privadas que possam ser adequadas para alojamento de curta duração, além de propriedades religiosas e outras.

Há ainda a oferta de vagas de acomodação feitas por residências particulares da Irlanda. É possível se cadastrar para receber refugiados pelo site da Cruz Vermelha.

Já foram 23 mil cadastros feitos na organização da Irlanda.

Leia também: Como auxiliar cidadãos vítimas da guerra na Ucrânia?

Dez mil refugiados ucranianos na Irlanda

A Irlanda já recebeu cerca de 10 mil refugiados vindos da Ucrânia, mas esse número pode chegar a 200 mil.

De acordo com o primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, em entrevista à rádio BBC de Londres, existe todo um procedimento de segurança para a chegada dos ucranianos.

“Nosso principal impulso é ajudar aqueles que fogem da guerra”, disse.

O Departamento de Justiça da Irlanda está operando um sistema especial de isenção de visto para ajudar a tornar mais fácil para aqueles que escapam da invasão russa.

Leia também: Irlanda na Otan: país pode participar da organização?

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar