Como auxiliar cidadãos vítimas da guerra na Ucrânia?

Como auxiliar cidadãos vítimas da guerra na Ucrânia?

Rubinho Vitti

4 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Há uma semana, a Rússia invadiu o território ucraniano e deixou o mundo em alerta. Muitos países, inclusive a Irlanda, anunciaram sanções contra a Rússia. A população, no entanto, se vê de mãos atadas e, apesar de protestar contra a guerra, muitas vezes não sabe como ajudar mais.

Porém, existem várias maneiras dos brasileiros que vivem na Irlanda poderem colaborar com aqueles que estão sofrendo com a guerra na Ucrânia. Entidades internacionais têm sede na ilha e estão promovendo campanhas de auxílio aos ucranianos.

Como auxiliar cidadãos ucranianos vítimas da guerra?

Várias entidades na Irlanda estão arrecadando fundos para ajudar ucranianos vítimas da guerra. Foto: Tetiana SHYSHKINA on Unsplash

Selecionamos abaixo algumas formas de ajudar financeiramente instituições que estão organizando doações de alimentos e suprimentos para o povo ucraniano:

Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) é uma das mais respeitadas organizações que auxiliam crianças carentes ao redor do planeta. Segundo a entidade, são 7,5 milhões de crianças em risco na Ucrânia. São vários tipos de doações disponíveis.

A Unicef trabalha principalmente no lado leste do país, providenciando suprimentos médicos, água potável e alimentos.

Cruz Vermelha

Outra organização super respeitada e que envia ajuda em diversos locais do mundo, afetados por guerras e desastres naturais, a Cruz Vermelha recebe doações para auxiliar vítimas da guerra na Ucrânia.

Há várias maneiras de ajudar, com doações específicas ou valores aleatórios. O montante será destinado à compra de remédios, alimentos e no envio de equipes aos locais afetados.

Leia também: Protestos acontecem na Irlanda contra guerra na Ucrânia

Frente Brazucra

Um grupo de brasileiros tem se mobilizado para ajudar na retirada de civis da Ucrânia. O Frente Brazucra está com vaquinha virtual aberta e conta com dois brasileiros fazendo o transporte de outros brasileiros de cidades ucranianas até a Polônia. Conversamos com Rodolfo Caires, que contou detalhes da ação e falou sobre como é possível participar.

Together-Razem

A Together-Razem é uma organização não governamental que, desde 2006, tem como objetivo dar suporte a comunidades do leste Europeu e Polônia que vivem na Irlanda. Agora, a entidade está auxiliando o trabalho voluntário em território polonês que está recebendo milhares de refugiados ucranianos.

Com a ajuda de colaboradores, será possível assistir a essas pessoas com acomodação, cuidados médicos e registros documentais.

UNHCR

The UN Refugee Agency, agência de refugiados das Nações Unidas, também está aceitando doações para auxílio de refugiados ucranianos.

A agência trabalha na proteção dos direitos dos refugiados e na construção de um futuro melhor para essas comunidades, dando apoio para que sejam acolhidos pelos países e não sejam perseguidos pela violência.

Embaixada da Ucrânia na Irlanda

A Embaixada da Ucrânia na Irlanda publicou uma nota sobre os bancos oficiais de doação de fundos para ajudar as vítimas da guerra no país.

“Nós estamos extremamente agradecidos por todos que estão ajudando a Ucrânia e seus cidadãos a suportar a agressão militar que a Rússia desencadeou”, diz a nota.

É possível fazer doações para a seguinte conta (AIB):

  • Embassy of Ukraine
  • NSC: 931012
  • IBAN: IE24AIBK93101203385384

Doações de produtos médicos e hospitalares podem ser feitas em pontos de arrecadação. A embaixada pede que as pessoas liguem para os seguintes números para saber onde doar: 0879234421 ou 0872510015.

Leia também: Governo da Irlanda facilita entrada de ucranianos no país

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar