Guinness: curiosidades interessantes sobre a cerveja irlandesa

Guinness: curiosidades interessantes sobre a cerveja irlandesa

edublin Press

10 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A Guinness é a cerveja irlandesa mais popular do mundo e a mais degustada também na Irlanda. Claro! A bebida é cartão-postal do país e servida em praticamente todos os pubs irlandeses.

Criada há mais de 200 anos, ela é conhecida pelo seu sabor forte (estilo stout beer), sua cor escura e a forma como sua espuma se forma no copo, geralmente uma pint (500 ml).

Uma de suas fábricas, em Dublin, é também o local mais visitado por turistas na Irlanda, mostrando todo o processo de fabricação e a história da marca, que se desenvolveu ao longo dos anos.

Vamos falar mais sobre a cerveja Guinness?

Selecionamos algumas curiosidades e informações importantes. Confira!

Qual é a origem da cerveja Guinness?

Foto: Pixabay

A cerveja Guinness surgiu em Dublin, na Irlanda, em 1759. Foto: Pixabay

A origem da cerveja Guinness se deu há mais de 250 anos, em meados de 1759, na capital da Irlanda, Dublin. Arthur Guinness foi quem desenvolveu a cerveja e a batizou, como se pode ver, com seu sobrenome.

A Irlanda passava por momentos difíceis nessa época, e essa cerveja surge como opção de sabor diferente, porque, antes dela, já havia uma outra bebida sendo produzida no país, mas com sabor muito parecido com as cervejas que vinham da Inglaterra.

A Guinness chegou para mudar o rumo das cervejas irlandesas e se tornar um símbolo do país.

Guinness: como aconteceu o alcance global da cerveja?

Foto: Pixabay

Cerveja Guinness é a cerveja irlandesa mais famosa de todo o mundo. Foto: Pixabay

Atualmente, a cerveja Guinness tem um alcance global. Ela pode ser comprada em bares e supermercados ao redor do planeta.

A cerveja irlandesa é uma das mais consumidas do mundo e sua fábrica da cervejaria sempre foi uma fonte de trabalho para milhares de irlandeses.

Até o final do século XVIII, ela já era considerada a maior fabricante de cerveja do mundo — sua produção girava em torno de 1,2 milhão de barris ao ano.

Além da bebida, a Guinness se tornou símbolo da Irlanda, já que sua marca está presente em camisetas, bonés, chaveiros e outros produtos.

Quantas calorias tem uma cerveja Guinness?

Foto: Pixabay

Uma pint de Guinness tem 200 calorias. Foto: Pixabay

Uma pint de Guinness (500 ml) tem, aproximadamente, 200 calorias. A bebida apresenta 4,2% de álcool, o que é considerado baixo, já que a média de álcool em cervejas é de 5%.

Mas quer saber? Outras cervejas têm muito mais calorias. Contando o volume de 500 ml, uma Pint Budweiser tem 232 calorias, Heineken, 227 calorias e a Peroni, 235 calorias.

Qual é o ponto turístico da Guinness?

Foto: Stockvault

A fábrica da Guinness é um dos pontos turísticos mais visitados na Irlanda. Foto: Stockvault

A fábrica da Guinness, localizada na região de Dublin 8, não é apenas uma fábrica, mas também uma espécie de museu que narra a história da cerveja irlandesa e mostra como funciona a fabricação.

The Guinness Storehouse recebe, por ano, cerca de quatro milhões de turistas e é considerada parada quase que obrigatório para quem está por lá conhecendo a cultura irlandesa.

Após o tour, os visitantes podem ter uma vista panorâmica da cidade de Dublin, degustando uma Guinness, é claro.

Conheça mais sobre a fábrica da Guinness aqui.

Quase 100 anos de publicidade da cerveja Guinness

Foto: Pixabay

Marketing é um dos principais focos da cerveja Guinness. Foto: Pixabay

Outra curiosidade dessa cerveja é que, desde a década de 20 até agora, todas as propagandas da cerveja Guinness estão registradas em uma publicação “The Book of Guinness Advertising“.

A finalidade é manter os anúncios desses quase cem anos de publicidade preservados.

O livro é incrível e sempre atualizado. Ele mostra o poder da marca Guinness e sua atmosfera ora vintage, ora moderna.

Guinness pode ser usada em receitas gastronômicas?

Que tal um bolo de chocolate com Guinness na receita? Foto: Pixabay

Que tal um bolo de chocolate com Guinness na receita? Foto: Pixabay

Além de ser uma cerveja famosíssima na Irlanda e no mundo, a Guinness é utilizada como ingrediente para várias receitas, entre elas, pratos principais e, até mesmo, sobremesas, como bolos e mousses.

Na Irlanda, existe o prato Guinness Stew, uma espécie de carne de panela cozida com Guinness.

Qual é o tipo da cerveja Guinness?

intercâmbio na Irlanda

Guinness é uma cerveja tipo stout beer. Foto: Pixabay

A cerveja Guinness é considerada uma Irish dry stout. Isso significa ser uma draught beer do tipo stout, de corpo leve e baixo teor de álcool, de 4,2 %.

Uma curiosidade é que, dentro da lata de cerveja Guinness, existe uma bolinha branca. Basta balançar a lata e perceber a presença do objeto estranho. Trata-se, na verdade, de uma cápsula (widget) que parece uma pequena bola de pingue-pongue.

Isso porque, durante o processo de enlatamento, os cervejeiros adicionam nitrogênio pressurizado à bebida. Quando misturado ao gás carbônico, a cápsula ajuda a manter o sabor da bebida como se fosse tirado de um bico de chopeira.

Conheça a fábrica da Guinness mais de perto

Quer conhecer a fábrica da Guinness mais de perto? O E-Dublin gravou um vídeo especial (veja acima) com detalhes incríveis que você encontra na The Guinness Storehouse.

Mas se sua ideia é mesmo conhecer a fábrica e ver tudo com seus próprios olhos, nós podemos ajudar a fazer um intercâmbio na Irlanda.

Conheça o ebook “Planejamento de Intercâmbio Irlanda” e entenda os primeiros passos para realizar esse sonho.

Você também pode solicitar seu orçamento de intercâmbio na Irlanda com os parceiros do E-Dublin!

edublin Press, Este artigo é de autoria da assessoria de imprensa do edublin. Ele foi elaborado com o objetivo de agregar conteúdos relevantes e curiosidades sobre a Irlanda e viagens ao nosso site. Para mais informações, escreva para [email protected]

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar