‘Horário de verão’ na Irlanda: quando os relógios devem ser atrasados ou adiantados?

‘Horário de verão’ na Irlanda: quando os relógios devem ser atrasados ou adiantados?

Rubinho Vitti

1 semana atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O horário de verão refere-se à prática de adiantar os relógios em uma hora durante os meses mais claros do ano, de modo que o dia tenha maior aproveitamento de luz natural no fim da tarde. Essa medida é utilizada em diversos países da Europa, incluindo a República da Irlanda.

Durante o ano, o horário padrão da Irlanda é o fuso UTC+0 (Greenwich Mean Time – GMT). No período de verão, o país passa a adotar o UTC+1 (Irish Standard Time – IST).

A Irlanda segue os países da União Europeia com o chamado Daylight Saving Time, o “horário de verão europeu”. O objetivo principal do horário de verão é aproveitar melhor a luz solar ao final do dia, reduzir o consumo de energia elétrica e incentivar atividades ao ar livre, lazer e segurança pública nos fins de tarde mais longos.

Quando muda o horário

As mudanças do horário de verão na Irlanda em 2025 acontecem em março e outubro. A mudança para o horário de verão ocorreu no domingo, 30 de março de 2025, à 1h da madrugada, quando os relógios foram adiantados de 1h para 2h.

Tradução Juramentada Online

A partir dessa data, a Irlanda passou a operar no fuso UTC+1 (IST), ganhando uma hora extra de luz no fim do dia.
Fim do horário de verão

O fim do horário de verão na Irlanda acontece no domingo, 26 de outubro de 2025, às 2h da manhã. Nesse momento, os relógios devem ser atrasados de 2h para 1h, marcando o retorno ao fuso UTC+0 (GMT). A partir daí, as noites começam a escurecer mais cedo, anunciando a chegada do inverno e do inverno no país.

🕐 Horário de Verão – adianta-se o relógio

  • Domingo, 30 de março de 2025, à 1h da manhã → os relógios avançam uma hora (para 2h).
  • Ganha-se mais luz durante a noite, mas perde-se uma hora de sono nesse dia.

🕓 Horário de Inverno – atrasa-se o relógio

  • Domingo, 26 de outubro de 2025, à 2h da manhã → os relógios atrasam uma hora (para 1h).
  • Ganha-se uma hora de sono, mas as noites ficam mais escuras mais cedo.

Leia também: 12 jardins imperdíveis na Irlanda para curtir a primavera

Como ficará o fuso horário entre Irlanda e Brasil com o início do ‘horário de verão’ no país?

‘Horário de verão’ na Irlanda começa à 1h da madrugada de domingo, 30 de março. Foto: Phxere

Para quem vive ou se comunica frequentemente entre Brasil (horário de Brasília) e Irlanda, o horário de verão na Irlanda altera a diferença de fuso horário entre os dois países.

Durante o horário de verão (março a outubro), a Irlanda fica 4 horas à frente do Brasil.

  • Exemplo: quando for 0h no Brasil (horário de Brasília), são 4h da manhã na Irlanda.

Após o fim do horário de verão, em 26 de outubro, a diferença passa a ser de 3 horas.

  • Exemplo: quando for 0h no Brasil (horário de Brasília), serão 3h na Irlanda.

Dicas para se preparar para a mudança de horário

  • Ajuste os relógios manuais: embora a maioria dos dispositivos digitais atualize automaticamente, relógios de parede, micro-ondas, carros e outros aparelhos podem precisar de ajuste manual.
  • Planeje viagens e compromissos: certifique-se de verificar horários de voos, trens e ônibus próximos às datas de mudança.
  • Cuide do sono: a alteração de uma hora pode afetar o ritmo biológico, especialmente nos primeiros dias após a mudança.
  • Aproveite os dias mais longos: durante o horário de verão, os dias se tornam mais iluminados e convidativos para atividades ao ar livre e momentos de lazer.

União Europeia decidiu para o fim do ‘horário de verão’, mas ele ainda continua valendo

A mudança de horário durante a primavera e o outono europeus tem se tornado impopular ao longo dos anos. Quem critica as mudanças diz que isso perturba o biorritmo de humanos e animais e causa problemas de saúde.

Em 2018, uma pesquisa da União Europeia indicou um apoio esmagador para o fim do “horário de verão”. Um ano depois, o Parlamento Europeu votou pela sua abolição até 2021.

Como surgiu o ‘horário de verão’ na Europa?

A mudança de horário entre as estações ocorreu pela primeira vez durante a Primeira Guerra Mundial. A Alemanha foi o primeiro país a adotar o plano de mudança de relógio em 30 de abril de 1916 e, em 21 de maio, a Grã-Bretanha seguiu o exemplo, durante o auge da Primeira Guerra Mundial.

  • A medida foi implementada pela Alemanha e Áustria e seguida pelos aliados.
  • A campanha que levou à criação do “horário de verão”, chamado British Summer Time, foi iniciada ainda antes, em 1907, por William Willett, em uma tentativa de impedir que as pessoas desperdiçassem valiosas horas de luz nos meses de verão.
  • Desde 1970, a iniciativa se espalhou pelo mundo como forma de economia de energia elétrica.

Próximos passos para o seu intercâmbio na Irlanda

Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.

O edublin também tem várias opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior, pra quem prefere um conteúdo resumido e compilado em um único material.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Solicite uma tradução juramentada online!
Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Veja também

O guia completo do clima na Irlanda


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email