O “horário de verão” na Irlanda começa na madrugada deste domingo, 30 de março de 2025. Os relógios devem ser adiantados em uma hora à 1h da madrugada.
Ou seja, quando o ponteiro chegar às 1h (da madrugada, entre sábado e domingo), ele deve ser adiantado para 2h.
A Irlanda segue os países da União Europeia com o chamado Daylight Saving Time, o “horário de verão europeu”, que faz com que o nascer e o pôr do sol aconteçam uma hora mais tarde entre março e outubro, deixando os dias mais longos.
🕐 Horário de Verão – adianta-se o relógio
🕓 Horário de Inverno – atrasa-se o relógio
Leia também: 12 jardins imperdíveis na Irlanda para curtir a primavera
‘Horário de verão’ na Irlanda começa à 1h da madrugada de domingo, 30 de março. Foto: Phxere
Durante o “horário de verão” na Irlanda em 2024 (30 de março de 2025 a 26 de outubro), o fuso horário entre o país e o Brasil é de quatro horas para mais na Irlanda.
A diferença de quatro horas no fuso horário entre Brasil e Irlanda termina em 26 outubro, quando a Irlanda sai no “horário de verão”, voltando a três horas de diferença.
A mudança de horário durante a primavera e o outono europeus tem se tornado impopular ao longo dos anos. Quem critica as mudanças diz que isso perturba o biorritmo de humanos e animais e causa problemas de saúde.
Em 2018, uma pesquisa da União Europeia indicou um apoio esmagador para o fim do “horário de verão”. Um ano depois, o Parlamento Europeu votou pela sua abolição até 2021.
A mudança de horário entre as estações ocorreu pela primeira vez durante a Primeira Guerra Mundial. A Alemanha foi o primeiro país a adotar o plano de mudança de relógio em 30 de abril de 1916 e, em 21 de maio, a Grã-Bretanha seguiu o exemplo, durante o auge da Primeira Guerra Mundial.
Com a chegada do fim do verão e início do outono, muitos lares na Irlanda…
Na sexta-feira, 19 de setembro, a Irlanda se transforma em um palco multicultural com a…
Uma pesquisa realizada pela Ipsos B&A para a Comissão Irlandesa de Direitos Humanos e Igualdade…
Motoristas estrangeiros de fora da União Europeia tem um “atalho” na hora de tirar carta…
Quem não quer visitar a Europa, pelo menos, uma vez na vida? O Velho Continente…
O Dublin City Council anunciou a instalação de cerca de 300 abrigos para bicicletas —…