Categories: Notícias

Importação de frango do Brasil é banida na União Europeia

A UE (União Europeia) anunciou, em abril, que proibiria a importação de produtos agropecuários de empresas brasileiras, incluindo 20 frigoríficos. A proibição começou a valer há pouco tempo e atingiu principalmente a compra de frango (cerca de 30% da importação) e do pescado.

Segundo o bloco europeu, “a medida proposta pela Comissão Europeia refere-se a deficiências detectadas no sistema de controle oficial brasileiro” e, ainda, cita questões ambientais e trabalhistas. O Itamaraty, porém, afirma que o embargo é comercial.

A embaixada do Brasil na Irlanda publicou nota com explicações do governo sobre a situação por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Com a demanda, a Irlanda pode se beneficiar, aumentando a exportação do frango produzido na ilha para outros países europeus.

Proibição atinge empresas de sete Estados

União Europeia votou por unanimidade a favor do embargo de importação de 20 empresas brasileiras de produtos agrícolas. Foto: Mihocphoto/Dreamstime

A nota da comissão da UE não cita nomes das empresas proibidas de vender carne para países do bloco. “Confirmamos que os Estados membros votaram (por unanimidade) a favor do fechamento de 20 estabelecimentos brasileiros dos quais as importações de carne e produtos cárneos (principalmente aves) estão atualmente autorizados”.

Continua após a publicidade

A imprensa brasileira, no entanto, publicou que a restrição na compra de produtos agropecuários e de pesca atingiu 12 empresas do grupo BRF e outras oito fábricas diferentes. A maioria é do Paraná, mas também aparecem nomes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Para governo brasileiro a restrição é incorreta

Segundo o Ministério da Agricultura, por meio de nota da Embaixada do Brasil na Irlanda, os veículos de comunicação europeus e organizações internacionais com atuação em países da UE “têm publicado notícias e relatórios com informações incorretas ou imprecisas sobre aspectos sanitários e fitossanitários, ambientais e trabalhistas da produção agropecuária brasileira”.

Eles ressaltam o “compromisso com a saúde do consumidor”, assegurando todos os requisitos sanitários recomendados pelas organizações internacionais. “O Brasil cumpre com as normas sanitárias europeias, havendo rigorosa observação da legislação vigente”, diz a nota.

Cultivo no Brasil ocorre em menos áreas que a Irlanda

Segundo o Ministério da Agricultura, a Irlanda utiliza 74,7% do seu território para a agricultura, enquanto o Brasil usa apenas 7,6%. Foto: Patryk Kosmider/Dreamstime

Outro ponto destacado pela embaixada seriam os aspectos ambientais. Segundo o governo, por meio de dados da agência espacial norte-americana (NASA) em conjunto como Serviço Geológico (USGS) dos Estados Unidos, o Brasil utiliza 7,6% de seu território com lavouras e preserva a vegetação nativa em mais de 66% de seu território. Ele ainda faz uma comparação com países europeus como a Irlanda, onde se cultiva em 74,7% de seu território.

Aspectos trabalhistas são rebatidos pelo Itamaraty

A embaixada rebateu as alegações de descumprimento de legislação trabalhista por parte dos produtores agrícolas brasileiros. “A grande maioria das empresas do agronegócio brasileiro está atenta em cumprir a legislação trabalhista e incorporou a responsabilidade social em suas práticas e políticas”, diz a nota.

A nota na íntegra pode ser lida no site da Embaixada do Brasil na Irlanda.

Mercado irlandês pode se beneficiar com proibição

Embargo pode ajudar a Irlanda a vender seu próprio frango para estabelecimentos da ilha e em outros países da Europa. Foto: Duskbabe/Dreamstime

Quando ocorreu o escândalo da operação Carne Fraca no ano passado, o jornal Agriland.ie, especializado em agricultura na Irlanda, publicou uma matéria afirmando que a situação no Brasil beneficiaria a ilha, que é produtora de frango e exporta para países como França e Espanha.

Segundo o comitê de aves domésticas do IFA’s (associação de agricultures da Irlanda), fast-foods e lojas irlandesas vendem frango importado e o Brasil é uma das fontes-chave. “O único que vende apenas frango irlandês é o Supermac’s”, disse o presidente do comitê, Nigel Renaghan, ao Agriland.

Apesar de a Irlanda ser produtora de frango, seu produto ainda é caro no mercado por ser considerado de alta qualidade. Por isso, não consegue competir com grandes mercados, como o brasileiro, a nível mundial ou europeu.

“Existe um custo de produção mais alto se você estiver atendendo a esses padrões de classe mundial e os produtores de aves precisarem ser recompensados por isso”, ressaltou Renaghan.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024