Categories: Tipos de Visto

INIS anuncia substituição do cartão GNIB pelo IRP (Irish Residence Permit)

O INIS (Irish Naturalisarion and Immigration Service) anunciou que a partir desta segunda-feira, 11 de dezembro, os cartões GNIB deixarão de ser emitidos e serão substituídos pelo Irish Residence Permit (IRP). De acordo com o órgão, o objetivo da mudança é alinhar o registro e identificação dos imigrantes da Irlanda de acordo com os padrões já utilizados por outros países da União Europeia.

A partir de agora, quando você se registrar com a imigração pela primeira vez ou renovar o seu visto, você vai receber um cartão IRP. O procedimento continua o mesmo, sendo necessário, para quem mora em Dublin, agendar horário de atendimento com antecedência para aplicar para o visto.

A taxa para emissão do cartão também permanece a mesma, 300 euros. Segundo o INIS, assim como o GNIB, o novo documento é muito importante e deve ser carregado com você o tempo todo.

Porém, salientamos que se você acabou de renovar ou possui visto válido, não há motivo para pânico, já que o cartão GNIB existente será válido até a sua data de expiração. Portanto, NÃO aplique para um IRP se você possui um GNIB válido – espere até o seu cartão expirar.

Continua após a publicidade

A única exceção se aplica é para caso de perda ou roubo, neste caso é necessário avisar o INIS, que irá investigar e, se necessário, emitir um novo cartão, lembrando que mesmo assim você terá que pagar novamente a taxa de 300 euros para emissão do novo documento.

Leia também: Dicas para o seu intercâmbio na Irlanda

Cartão novo, regras antigas

O Irish Residence Permit possui um novo layout e cores. Além do seu nome, data de nascimento, foto e número de registro, o cartão possui informações adicionais, como a descrição do seu tipo de visto, detalhando, por exemplo, se você possui permissão para trabalhar na Irlanda. O IRP também possui um microchip com uma cópia da sua foto, impressões digitais e as informações pessoais descritas acima, o que, segundo o INIS, torna o documento mais seguro contra fraudes.

Também é importante destacar que o Irish Residence Permit não dá nenhum direito adicional. Assim, as regras para os vistos e suas respectivas stamps permanecem as mesmas. O cartão também não oferece nenhum direito fora da Irlanda, devendo ser respeitadas as regras de viagem e imigração para os demais países da União Europeia.

Mudanças no registro

O processo para expedição do IRP é diferente em Dublin quando comparado com as demais cidades do país. No caso de quem mora na capital irlandesa, o cartão não será mais entregue no momento de emissão ou renovação do visto.

A partir de agora, ele será enviado para o seu endereço pelos correios num período de 5 a 10 dias úteis. Portanto, tenha certeza de fornecer um endereço válido correto no momento de registro com a imigração.

No caso de quem se registrar fora de Dublin, o processo continua o mesmo, sendo que o oficial da imigração irá agendar uma data para você retornar ao escritório e coletar o seu IRP. Portanto, você também terá que esperar alguns dias para ter o seu cartão de registro em mãos.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024