Planeje seu Intercâmbio

Como fazer intercâmbio de francês no Canadá?

Você sabia que é possível fazer um intercâmbio de francês no Canadá? Embora o país seja predominantemente de língua inglesa, existem comunidades francesas no país. Só para você ter uma ideia, cerca de 20% dos canadenses falam francês e a maioria deles vivem na província de Quebec, onde formam a maior população de descendentes e franceses no país.

Entretanto, o curso de inglês ainda é o mais procurado pelos brasileiros. Porém, a cada ano, cresce a busca pelas opções de intercâmbio de francês no Canadá. A principal vantagem é a possibilidade de praticar os dois idiomas no mesmo país.

Além disso, os canadenses estão acostumados com os estrangeiros e o povo costuma ser bem mais receptivo, sem contar a qualidade de ensino que o país oferece. Um dos melhores do mundo!

Mas será que estudar francês no Canadá vale a pena? É o que vamos responder neste artigo.

Continua após a publicidade

Bonne lecture!

Leia também: Intercâmbio no Canadá: guia completo de planejamento (2022)

Em quais cidades posso fazer intercâmbio de francês no Canadá?

Francês é a língua falada em regiões do Canadá como Quebec, Ontário e outras. Foto: Faisal Waheed / Unsplash

Se quiser fazer um intercâmbio de francês no Canadá, você deve ir à região da província de Quebec, localizada no leste do país. Mas ela não é a única! Temos ainda New Brunswick, Manitoba, Ontário, Nova Scotia, entre outras províncias.

Porém, as duas principais cidades mais populares para estudar o idioma são Montreal e Quebec City, localizadas na mesma província. A cidade de Quebec é ideal para quem deseja fazer uma imersão na língua francesa, pois a cidade é francófona (todos falam francês).

Já Montreal é bilíngue. Então, você pode estudar inglês e francês, tudo na mesma cidade.

Agora, vamos conhecer um pouco as principais cidades?

Montreal

Montreal é uma das cidades perfeitas para fazer intercâmbio de francês no Canadá. Foto: andrew welch / Unsplash

Com características que mesclam as colonizações francesa e inglesa, Montreal oferece muita história para os estudantes internacionais e lembra muito algumas cidades da Europa, inclusive tem a mesma Catedral de Notre-Dame de Paris, que foi construída igualzinha na cidade. A população local é considerada uma das mais bem-educadas do mundo.

Se você pretende fazer um intercâmbio de francês em Montreal, esteja ciente de que a cidade é bilíngue. Logo, vai precisar conviver com os dois idiomas quase que o tempo todo! A cidade também é conhecida como Capital Gastronômica do Canadá, com alguns dos melhores restaurantes do país.

O inverno costuma ser bem rigoroso na cidade, com temperaturas muito baixas. No alto da estação, médias como 10 ou até 15 graus negativos são comuns.

A boa notícia é que, assim como Toronto, Montreal oferece aos seus habitantes a cidade subterrânea, que servirá como um bom refúgio para fugir do frio ao sair de casa.

Leia também: Trabalhar no Canadá: tudo o que você precisa saber

Quebec City

Muitos que buscam fazer intercâmbio de francês no Canadá têm como prioridade a cidade de Quebec. Foto: Rich Martello / Unsplash

Quebec City é uma cidade muito pequena e tradicional. O intercambista que optar pela cidade poderá ter a experiência mais completa, pois a maioria dos habitantes fala somente francês, e o inglês é mais comum nos pontos turísticos.

A duas horas e meia de carro de Montréal, Quebec City, a capital da província de Quebec, combina um estilo de vida francês, com a praticidade de serviços canadenses e o custo de vida é bem mais em conta.

O centro antigo de Quebec City conta com arquitetura europeia e um dos cartões postais da cidade é o Château Frontenac. Essa construção foi o primeiro castelo-hotel do Canadá, construído em 1893 pela companhia ferroviária do país.

Um edifício enorme, que é possível enxergar de quase todos os pontos de Quebec. O inverno é muito frio, com temperaturas que podem chegar até 15 graus negativos.

Leia também: Quais são os tipos de visto para intercâmbio no Canadá

Quais são os tipos de curso para intercâmbio de francês no Canadá?

Intercâmbio de francês no Canadá é indicado para quem já fala um pouco da língua e quer acelerar o aprendizado, além de ter a experiência de viver em outro país. Foto: m / Unsplash

Estudar francês no Canadá é uma boa alternativa para acelerar o aprendizado do idioma e, ainda, viver uma experiência no exterior. Diferentemente de outros países, o intercambista que estuda francês no país não pode trabalhar.

As principais escolas que ofertam programas de curso de francês são BLI (Montreal e Quebec City), EC (Montreal) e ILSC (Montreal), e oferecem cursos para os diversos perfis de estudantes.

Veja abaixo os principais deles:

  • Curso de francês geral
  • Curso de francês para executivos
  • Curso de francês com propósito acadêmico
  • Preparatório para exame de francês (DELF)
  • Programas de treinamento em francês para professores

Além disso, o site do governo do Canadá oferece ferramentas para os estudantes treinarem o francês e procurar traduções para palavras.

Para estudar francês no Canadá, você vai precisar tirar o visto de turista, válido por 6 meses, ou o visto de estudante, caso o curso ultrapasse o período. Entretanto, se você já tiver o visto de turista americano, pode aplicar para o Electronic Travel Authorization (eTA), uma autorização emitida on-line, que sai em poucos dias e custa menos de 7 dólares.

Quais as diferenças entre o francês do Canadá e da França?

Francês da França tem diferenças comparado ao francês do Canadá, principalmente o sotaque. Foto: Sergii Kolesnyk | Dreamstime

Sim, existe. É muito comum existirem variações linguísticas quando você observa uma língua em países diferentes. Assim como o inglês britânico tem diferenças do americano, o francês do Canadá também as apresenta em relação ao da França. A base do idioma é uma só! Porém, em uma conversa coloquial é possível perceber as mudanças.

O sotaque é a principal diferença! Os habitantes de Quebec pronunciam alguns fonemas de forma própria. Além disso, os canadenses também têm o hábito de juntar palavras. No vocabulário, o que muda mais são as expressões do dia a dia.

Em Quebec, por exemplo, muitas expressões apresentam referências do inglês.

Vale a pena fazer intercâmbio de francês no Canadá?

Sim, vale a pena estudar francês no Canadá. O valor do euro é o maior impeditivo para intercambista realizar um curso de francês na França. Esse é o principal diferencial.

A moeda custa bem menos e o custo de vida também é mais em conta. Além disso, o Canadá é conhecido por ser um dos países que melhor recebem estrangeiros.

Entre em contato direto com agências de intercâmbio que podem facilitar sua vida na hora de fechar o seu intercâmbio no Canadá. Faça seu cadastro no Orçamento Fácil E-Dublin e encontre os melhores preços e oportunidades.

Karina Moura

Formada em Jornalismo e Relações Internacionais. Produtora de conteúdo digital e consultora de comunicação e marketing, atuou por muito tempo em projetos B2B, com atendimento e relacionamento ao cliente. Apaixonada por pessoas e causas que promovam a troca de experiências entre elas, hoje se prepara para o seu primeiro intercâmbio em Dublin, na Irlanda.

Recent Posts

Aeroporto de Dublin Está Entre os Mais Estressantes da Europa

Um estudo recente sobre os aeroportos europeus revelou que o Aeroporto de Dublin está entre…

29 de abril de 2024

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024