Intercâmbio no Canadá: guia completo de planejamento (2022)

Intercâmbio no Canadá: guia completo de planejamento (2022)

Karina Moura

4 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora, para os brasileiros, o Canadá aparece no topo da lista por diversos motivos.

O preço dos programas, câmbio da moeda, excelência no ensino, ótimas oportunidades de emprego e a possibilidade de imigrar são alguns dos diferenciais. Porém, o país é muito mais que isso!

No Canadá, os imigrantes são bem-vindos para viver e contribuir para sua economia. O país também é considerado um dos melhores para se viver no mundo pela segurança, estabilidade política e sistema de saúde público.

O país tem dois idiomas oficiais: o inglês e o francês. E, por esse motivo, os programas mais procurados pelos estudantes estrangeiros são os cursos de idiomas.

Em seguida, temos o high school, os cursos técnicos e universitários. Mas, na hora de escolher o tipo de curso, é preciso ficar atento aos requisitos e regras que precisam ser cumpridas pelos intercambistas.

Para ajudar no planejamento, o E-Dublin preparou um guia completo para você começar a organizar o seu intercâmbio no Canadá.

Boa leitura!

Quais são os tipos de intercâmbio no Canadá?

Os principais programas de intercâmbio no Canadá são para estudantes de inglês e francês. Foto: Jasmine Coro / Unsplash

Antes de começar o seu planejamento, você precisa conhecer quais são os tipos de intercâmbio no Canadá. Há diversos programas para você escolher: cursos intensivos, gerais, preparação acadêmica, proficiência do idioma, especializações profissionais e, até mesmo, universitários.

Veja todos eles a seguir!

Cursos de inglês

Esse é o mais procurado pelos estudantes internacionais. As escolas canadenses oferecem diversos cursos de inglês, para todas as idades e níveis de dificuldade diferentes como iniciantes, intermediários e avançados.

A duração do curso depende muito do seu objetivo, orçamento e disponibilidade de tempo. Porém, é comum as escolas oferecerem programas de 1 mês, 6 meses e 1 ano. No geral, são eles:

  • General English (inglês geral);
  • Business English (inglês para negócios);
  • Academic English (inglês acadêmico);
  • preparatório para testes de proficiência;
  • cursos de francês.

Você não leu errado! Por seu um país bilíngue, você consegue fazer um intercâmbio de francês no Canadá.

A principal vantagem é acelerar o aprendizado do idioma, por um preço mais acessível e, ainda, ter a possibilidade de aprender simultaneamente os dois idiomas. Os principais cursos de francês são:

  • francês geral;
  • francês para executivos;
  • francês com propósito acadêmico;
  • preparatório para exame de francês (DELF);
  • programas de treinamento em francês para professores.

High school

Muito popular nos Estados Unidos, o high school também existe no Canadá — inclusive, os preços costumam ser bem mais baixos!

O tempo de duração do programa pode ser de 6 meses (de setembro a fevereiro ou de fevereiro a junho) ou por um ano.

O programa pode ser feito em escolas públicas e privadas, sendo ambas pagas pelo intercambista. Entretanto, as públicas são mais baratas.

Cursos profissionalizantes e universitários

Existem diversos cursos para fazer durante o seu intercâmbio no Canadá. Foto: Priscilla Du Preez / Unsplash

Diferentemente de outros países, o intercambista que estuda inglês ou francês não pode trabalhar no Canadá. Somente intercambistas matriculados em cursos profissionalizantes ou de nível superior, com duração mínima de 24 semanas, podem estudar e trabalhar no país.

Após o término do curso, o estudante estrangeiro terá a opção de fazer um estágio na área escolhida, conhecido como CO-OP, que pode ou não ser remunerado e, mesmo fazendo-o, ele ainda pode continuar trabalhando no turno inverso.

As horas de trabalho permitidas com o visto de estudante são 20h semanais durante o curso e, quando o intercambista termina o curso, caso esteja apto para fazer o estágio, ele pode trabalhar 40h semanais (20h de estágio e 20h de trabalho remunerado).

Para trabalhar fora do campus, o intercambista precisa cumprir todos os requerimentos listados no site do governo.

Os cursos oferecidos são em diversas áreas como administração, negócios, turismo, gestão de projetos, TI, marketing, entre outros. Por serem cursos profissionalizantes, o estudante precisa comprovar conhecimento prévio de inglês.

Além disso, com os créditos desses cursos, o estudante estrangeiro consegue ingressar em uma universidade canadense.

Leia também: Intercâmbio no Canadá com trabalho: saiba como planejar o seu

Como funciona o intercâmbio no Canadá de um mês?

Brasileiros precisam apenas do visto de turista para estudar um mês no Canadá. Foto: Johnny McClung / Unsplash

Para fazer um intercâmbio no Canadá de 1 mês, primeiro, você precisa ter em mente que essa opção é exclusiva para o intercambista que tem como objetivo principal estudar um idioma (inglês e francês).

Nesse caso, como o tempo é curto, o visto indicado é o de turismo, com duração de até 6 meses (24 semanas).

Intercâmbio no Canadá de seis meses

O intercâmbio no Canadá de 6 meses vai depender muito do seu objetivo e orçamento. Os tipos de programas disponíveis são o high school, idiomas e cursos de nível profissionalizante que permitem estudo e trabalho.

Vale lembrar que, diferentemente de outros países, o Canadá não permite que estudantes de inglês ou francês trabalhem legalmente.

Aqui, o intercambista precisa aplicar para um visto de estudante, já que o tempo de permanência excede as condições do visto de turista.

Quais os tipos de visto para intercâmbio no Canadá?

Os tipos de visto para intercâmbio no Canadá são diversos e cada um deles tem sua particularidade. Foto: kwan fung / Unsplash

Existem diversos tipos de visto para intercâmbio no Canadá, mas cada um deles tem suas particularidades e regras de elegibilidade.

O visto canadense é necessário para todos os estudantes brasileiros e deve ser solicitado com, no mínimo, seis semanas de antecedência.

O processo de emissão costuma ser bem simples e deve ser solicitado ainda no Brasil direto no Consulado Canadense.

Onde fazer intercâmbio no Canadá?

Toronto está entre as principais cidades para viver durante o intercâmbio no Canadá. Foto: Conor Samuel / Unsplash

As cidades mais escolhidas pelos intercambistas para fazer intercâmbio no Canadá são Toronto e Vancouver. Porém, cada vez mais intercambistas buscam outras opções. Afinal, o país é continental e oferece uma boa infraestrutura para todos os gostos!

A seguir, listamos os 7 principais destinos do Canadá para intercâmbio:

  • Toronto;
  • Vancouver;
  • Calgary;
  • Montreal;
  • Quebec City;
  • Victoria;
  • Whistler.

Quais são as principais escolas de intercâmbio no Canadá?

Escolas de inglês estão espalhadas pelas principais cidades do Canadá. Foto: Yustinus Tjiuwanda / Unsplash

Existem diversas escolas no Canadá para você fazer o seu intercâmbio, todas com ótimas avaliações, variedade de cursos, boa qualidade de ensino e infraestrutura. Porém, antes de escolher em qual instituição estudar, você precisa definir onde vai fazer seu intercâmbio!

Importante destacar que a maioria das escolas tem unidades em mais de uma cidade. Separamos, abaixo, as mais conhecidas, por cidade. Confira!

Qual é o preço de um intercâmbio no Canadá?

A média do custo de um programa de intercâmbio no Canadá é de 15 a 28 mil reais, mais despesas. Foto: Rich Martello / Unsplash

Como mencionamos aqui, o país oferece diversos tipos de programas de curta e longa duração.

Um intercâmbio no Canadá costuma ter preços mais acessíveis do que outros países, mas você precisa levar em consideração três pontos importantes quando começa o planejamento da sua viagem:

  • escolher o objetivo;
  • a cidade;
  • o tempo de duração.

O preço de um intercâmbio no Canadá para curso de inglês de quatro semanas (1 mês), por exemplo, custa, em média, R$ 15 mil reais, com todos os custos inclusos. Já os programas de estudo e trabalho, com duração de 6 a 24 meses, custam estar a partir de R$ 28 mil.

Existem bolsas de estudo para intercâmbio no Canadá?

Sim! O governo canadense oferece, todo ano, diversas oportunidades de bolsas de estudos para estudantes internacionais.

Para ajudar nas buscas, o EduCanada.ca, site oficial do Governo do Canadá voltado para estudo no país, você encontra diversas informações sobre sistema de ensino, bolsas para não canadenses, programas de estudo e pesquisa, entre outras informações importantes sobre o assunto.

As bolsas de estudo podem ser tanto parciais quanto totais ou, ainda, com auxílios financeiros aos estudantes. Além disso, podem contemplar diversos tipos de intercâmbio como high school, cursos de curta duração para especialização, graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.

Além disso, frequentemente, instituições públicas e privadas possibilitam que alunos estrangeiros de destaque possam fazer intercâmbio de graça no Canadá!

Se quiser saber mais, clique aqui e veja como isso é possível!

É possível fazer intercâmbio voluntário ou comunitário no Canadá?

Você pode fazer um intercâmbio comunitário em fazendas no Canadá. Foto: Divulgação/WWOF

Sim, você consegue participar tanto de um intercâmbio voluntário como comunitário no Canadá.

No caso do intercâmbio voluntário, como o próprio nome já diz, não é remunerado, sendo realizado em prol de alguma causa humanitária ou como trabalho e viagem (work and travel).

Agora, o intercâmbio comunitário consiste em trocar o trabalho por alimentação e moradia.

Hoje, existem vários sites que ajudam nas pesquisas, de acordo com seu objetivo. O mais conhecido é o Worldpackers, mas temos ainda outras opções como Helpx e Hippohelp.

Como é trabalhar no Canadá?

O Canadá atrai estrangeiros do mundo todo, principalmente pela possibilidade de imigração. Isso porque o país visa preencher vagas de trabalho em escassez de diversas áreas de atuação.

Os estudantes internacionais, por exemplo, que optam por um programa que permite estudo e trabalho, têm os mesmos direitos trabalhistas que os trabalhadores nativos. Porém, existem outras formas para trabalhar no Canadá. No geral, são elas:

  • com um convite de trabalho (LMIA);
  • como estudante universitário — Post Graduation Work Permit (PGWP);
  • por meio de programas que combinam estágio e estudos (Co-op);
  • imigrar como profissional qualificado (Express Entry).

Leia também: Trabalhar no Canadá: tudo o que você precisa saber

Intercâmbio Canadá ou Irlanda: qual país escolher?

Intercâmbio no Canadá ou na Irlanda? Saiba como escolher o melhor país. Imagem: Reprodução

Essa é a dúvida de muitos brasileiros, viu? A resposta é simples: vai depender muito do seu objetivo e orçamento! De uma maneira geral, o Canadá e a Irlanda são países muito semelhantes, com facilidade de visto, tipos de programas variados e os melhores sistemas de ensino educacional do mundo.

Se ainda estiver indeciso, confira o artigo “Qual país escolher para intercâmbio: Canadá ou Irlanda?” Lá listamos alguns pontos que podem ajudar você a escolher o seu melhor destino.

Saiba como planejar o seu intercâmbio no Canadá

Então, você se convenceu de que o Canadá é realmente o seu destino de intercâmbio, mas agora não sabe como continuar seguindo os passos para realizar esse sonho, certo? Nós vamos dar a solução para o próximo passo.

Que tal entrar em contato direto com as agências que podem facilitar sua vida na hora de fechar o seu intercâmbio no Canadá? Faça seu cadastro no Orçamento Fácil do edublin e encontre os melhores preços e oportunidades.

Veja também

Roteiro de Intercâmbio na Irlanda por quem o viveu

Karina Moura, Formada em Jornalismo e Relações Internacionais. Produtora de conteúdo digital e consultora de comunicação e marketing, atuou por muito tempo em projetos B2B, com atendimento e relacionamento ao cliente. Apaixonada por pessoas e causas que promovam a troca de experiências entre elas, hoje se prepara para o seu primeiro intercâmbio em Dublin, na Irlanda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar