Categories: Entretenimento

Irish Film Institute, um lugar que você deveria visitar

Esse clima chuvoso e frio da Irlanda sem dúvida funciona como um incentivo a mais para os cinéfilos de plantão passarem horas no cinema. E se você é fã da sétima arte, hoje vamos falar um pouco sobre um espaço bem bacana, localizado no coração do Temple Bar e que muitas vezes passa despercebido entre os brasileiros: trata-se do Irish Film Institute, o IFI.

Você pode nem imaginar, mas por trás dessas portas de madeira e fachada amarela do IFI são realizadas, semanalmente, inúmeras atividades que visam aproximar o cinema de seu espectador. O foco do espaço é promover filmes independentes, além do cinema estrangeiro e irlandês, o que não deixa muito espaço para os populares blockbusters. Mesmo assim, é uma grande oportunidade para expandir seus horizontes e conhecer algo novo.

Todas as segundas, quartas e sábados, às 13 horas, por exemplo, o IFI exibe filmes do seu acervo, que é majoritariamente composto por filmes irlandeses ou sobre a Irlanda, dos mais diversos gêneros, como documentários, dramas, animações etc. As sessões são gratuitas e para conferir basta retirar os ingressos na bilheteria pouco antes do horário previsto para a exibição.

Também vale ficar de olho na programação do espaço, já que semanalmente também ocorrem sessões com a participação dos diretores e produtores dos filme – as chamadas de Q&A (sigla em inglês para questions and answers, ou perguntas e respostas). É uma boa chance de debater ideias e conhecer um pouco mais sobre o processo de criação, produção e filmagem, além do contexto em que o filme foi feito.

Continua após a publicidade

O IFI também é sede de alguns dos principais festivais de cinema realizados anualmente na Irlanda. Entre os destaques, está o Horrorthon, dedicado unicamente a filmes de terror e geralmente realizado às vésperas do Halloween. Também passam pelo IFI festivais dedicados aos cinemas árabe, polonês, francês, entre outros.

Bar e restaurante

Outro destaque do IFI é o bar e restaurante do local, sendo uma boa opção se você está apenas à procura de algo para comer na região central de Dublin. O espaço abre diariamente e possui menu de almoço e jantar, composto por pratos bem saborosos – e o melhor, preços amigáveis.

Por possuir um ambiente bem aconchegante, essa também é uma boa opção para encontrar os amigos para um bate papo ou simplesmente ler um bom livro ou levar o seu computador e utilizar o wifi enquanto estuda, por exemplo. E se você decidir passar por lá, não deixe de experimentar a torta de maçã servida no local, é simplesmente maravilhosa! Fica a nossa dica!

O IFI está localizado no número 6 da Eustace Street, no Temple Bar, Dublin 2.

Revisado por Tarcísio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024