Irlanda amplia medidas para contenção do Covid-19

O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Leo Varadkar fez um novo pronunciamento na tarde desta terça-feira, 24 de março, divulgando novas medidas para contenção do novo coronavírus. O governo se reuniu para decidir sobre os próximos passos que, segundo Varadkar, são “ações sem precedentes para responder a uma emergência sem precedentes”. Além disso, ele estendeu o prazo de contingenciamento anunciado anteriormente. As novas medidas valem a partir da meia-noite desta quarta-feira, 25 de março.

Entre as novas medidas estão o fechamento de todos os teatros, clubes, salas de bingo e lojas não essenciais, além da limitação de cafés e restaurantes ao atendimento “para viagem”, sem a possibilidade de pessoas se sentarem para comer. Supermercados e farmácias seguirão abertos normalmente, assim como outros estabelecimentos, com restrições a respeito do distanciamento social.

Todos os eventos esportivos, mesmo aqueles a portas fechadas, serão cancelados. Os encontros ao ar livre serão limitados a um máximo de quatro pessoas, com exceção a famílias. Parques e áreas para crianças também serão fechados.

Continua após a publicidade

Leia também: Coronavírus: Irlanda anuncia extensão de visto a imigrantes

O primeiro-ministro aconselhou as pessoas a deixarem suas casas “apenas por razões essenciais, como ir ao trabalho ou ir às lojas buscar suprimentos” e disse que “visitas não essenciais devem ser evitadas”. Viagens, mesmo que internas, não devem ocorrer.

Garda vai atuar para garantir distanciamento social

Varadkar também anunciou que a Garda (polícia irlandesa) vai atuar para “garantir que as medidas de distanciamento social sejam cumpridas”, intervindo, caso necessário, para o cumprimento das medidas.

Data de retorno da normalidade é adiada

As medidas anunciadas anteriormente, com o fechamento de pubs e escolas, serão adiadas. Primeiramente era para que a reabertura ocorresse no dia 29 de março, mas vão seguir até o dia 19 de abril.

Aumento do “seguro-desemprego”

O primeiro-ministro irlandês afirmou ainda que vai aumentar o valor emergencial para aqueles que foram afetados pelo contingenciamento provocado pelo surto do Covid-19. Antes, os desempregados tinham direito a 203 euros por semana. Agora, serão 350 euros. O pagamento também se aplica aos trabalhadores independentes.

Hospitais particulares vão atuar como públicos

Varadkar anunciou ainda que os hospitais particulares “atuarão efetivamente como hospitais públicos” durante a pandemia de Covid-19. “Os hospitais privados concordaram em fazer isso sem fins lucrativos. Pacientes públicos e privados serão tratados igualmente”, disse.

A RTÉ disponibilizou o discurso de Leo Varadkar na íntegra.

Situação do Covid-19 na Irlanda

A Irlanda já conta com 1.125 casos confirmados de pessoas com coronavírus. São seis mortes registradas. Um total de 208 desses casos são profissionais de saúde. Dublin ainda tem o maior número de casos em 471, seguido por Cork com 104 casos.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024