Irlanda anuncia nova extensão na permissão de residência a imigrantes

Irlanda anuncia nova extensão na permissão de residência a imigrantes

Rubinho Vitti

5 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A Ministra da Justiça, Helen McEntee TD, anunciou na sexta-feira, 17 de dezembro, mais uma prorrogação temporária nas permissões de residência (Irish Residence Permit — IRP) a imigrantes na Irlanda.

A prorrogação anterior aconteceu há cerca de três meses e foi considerada a última, valendo até 15 de janeiro de 2022.

Agora, com a nova extensão, imigrantes que estão na Irlanda e têm permissões para vencer entre 15 de janeiro e 31 de maio de 2022, ou que estão com suas permissões estendidas de acordo com avisos anteriores do Departamento de Justiça, poderão permanecer no país até 31 de maio de 2022.

Oito prorrogações temporárias já foram aplicadas na Irlanda desde que a pandemia da Covid-19 começou.

Como funciona a nova prorrogação para estudantes de inglês?

O IRP substitui o antigo GNIB e é o documento que demonstra sua presença legal na Irlanda. Crédito: Rodrigobellizzi | Dreamstime.com

Segundo o comunicado, alunos internacionais de inglês que já concluíram o número máximo de três cursos de idioma podem continuar a trabalhar de acordo com os critérios da Lista Provisória de Programas Elegíveis (ILEP) até 31 de maio de 2022 sem precisar se inscrever em outro curso de inglês.

No entanto, eles devem se registrar para uma nova permissão de imigração qualificada até 31 de maio de 2022 para garantir que possam permanecer no estado após essa data.

Imigrantes em situação de extensão podem viajar?

Imigrantes que têm direito a receber um novo cartão de Autorização de Residência na Irlanda (IRP) podem continuar a usar seu cartão atual expirado para permitir que partam e retornem à Irlanda durante o Natal e até 15 de janeiro de 2022.

Imigrantes que planejam viajar para o exterior após 15 de janeiro de 2022 devem solicitar a renovação de sua permissão de imigração e receber um novo cartão IRP. C

aso contrário, eles devem obter um visto de reentrada na Irlanda antes de viajar ou em um escritório de vistos no exterior antes de retornar.

Novo sistema de reservas online

A dificuldade no atendimento a imigrantes para registrar um pedido do IRP (Irish Residence Permit) ou renovação de visto é grande e gera muitas reclamações.

De acordo com o Departamento de Justiça, um novo sistema será lançado no início de 2022.

Haverá ainda um sistema de telefone gratuito disponível.

Mais detalhes em www.irishimmigration.ie.

Veja também

Ter cidadania europeia resolverá todos os seus problemas?

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar