Notícias

Irlanda dará 250 euros de bônus a universitários, mas não-europeus ficam de fora

Como parte do Budget 2021, os alunos universitários da Irlanda devem receber 250 euros do governo irlandês antes do Natal como forma de ajudar a compensar gastos por causa do ensino online, oferecido desde o começo da pandemia do novo coronavírus. Serão beneficiados alunos integrais de cursos de graduação e pós-graduação, contemplando cerca de 200 mil estudantes.

O ICOS (Irish Council for International Students), Conselho Irlandês para Estudantes Internacionais, no entanto, divulgou que estudantes internacionais não pertencentes ao EEE (Espaço Econômico Europeu) não vão receber o auxílio.

Segundo o conselho, a atitude do governo é “profundamente injusta e uma oportunidade perdida”.

Universitários irlandeses e europeus receberão do governo da Irlanda um bônus de 250 euros antes do Natal. Foto: Aitor Muñoz Muñoz | Dreamstime

Segundo publicou o jornal Irish Times, o pagamento será único e individual, com um gasto total de € 50 milhões aos cofres irlandeses e tem como objetivo compensar os alunos “pela turbulência pela qual passaram devido à pandemia Covid-19” e a “ênfase no aprendizado online neste ano”.

Continua após a publicidade

O jornal confirma que “todos os estudantes de graduação e pós-graduação nacionais e da UE em tempo integral serão elegíveis para a assistência financeira”.

Laura Harmon, Diretora Executiva do ICOS, afirmou, em nota publicada no site do conselho, que é “altamente decepcionante que todos os estudantes internacionais não estejam incluídos no esquema”.

“Os estudantes internacionais não pertencentes à EEA estão sentindo os efeitos da pandemia Covid-19 tanto quanto seus colegas e é importante que os apoiemos. Este é um ótimo esquema e nós o acolhemos para os alunos que podem se beneficiar dele, mas é profundamente injusto que alguns alunos internacionais tenham sido excluídos.”

Ela ressaltou que alunos internacionais “aprimoram muito a experiência do aluno para todos aqui, trazendo diversidade e multiculturalismo para o sistema educacional”.

“Eles devem ser tratados da mesma forma que os outros alunos e receber o mesmo apoio durante a pandemia que todos os outros alunos”.

 

Foto de capa: Stephanie Hau/Unsplash

 

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Mapa interativo mostra pubs e cafés ensolarados em Londres em tempo real

Uma novidade promete mudar a experiência de quem ama tomar uma pint ao sol em…

1 de maio de 2025

Papagaio-do-mar: conheça os pássaros que vivem na costa da Irlanda

Eles são coloridos, espertos, ágeis e muito, muito fofos. Os puffins, ou papagaios-do-mar, vivem nas…

1 de maio de 2025

Campos floridos de canola na Irlanda: onde visitar

Belíssimos campos de flores amarelas atraem a atenção de irlandeses e turistas, inclusive brasileiros, durante…

30 de abril de 2025

Como é a tomada na Irlanda?

Morar em outro país, seja para estudar ou trabalhar, demanda uma série de situações adversas.…

30 de abril de 2025

Uísque mais antigo da Irlanda e chega ao mercado por R$ 420 mil a garrafa

O uísque irlandês mais antigo já engarrafado foi lançado neste mês de abril e promete…

30 de abril de 2025

Seguro governamental da Irlanda: como funciona o seguro saúde do país

Quando começamos a falar sobre intercâmbio na Irlanda ou sobre viajar para fora do país, uma das…

30 de abril de 2025