Pessoas com 18 anos ou mais já podem agendar um horário para se vacinar contra a Covid-19 na Irlanda… do Norte! Sim, o país vizinho da República da Irlanda, que conta com uma população estimada de 1,8 milhão de habitantes, abriu seus centros e pontos de vacinação para toda população adulta.
Quem tem de 18 a 39 anos, pode se vacinar em um desses grandes centros a partir de um agendamento prévio. Já a partir dos 40 anos, a vacinação acontece com agendamento nas farmácias locais.
Na próxima semana, a Irlanda do Norte deve aumentar ainda mais o potencial de vacinação, recebendo pela primeira vez vacinas da Moderna.
Na Irlanda do Norte, até o dia 22 de junho, 60,9% da população já tinha recebido a primeira dose da vacina e 43,7% já estão imunizadas.
Leia também: Conheça a capital da Irlanda do Norte
Belfast, capital da Irlanda do Norte, tem centros de vacinação para pessoas com mais de 18 anos. Foto: Kaeli Hearn / Unsplash
A doutoranda brasileira Clara Pasquale mora em Belfast, na Irlanda do Norte. Aos 35 anos, ela toma a segunda dose da vacina na próxima terça-feira após ter sido vacinada com a primeira dose da vacina AstraZeneca em 20 de abril. “De início, a previsão era de que minha faixa etária fosse contemplada só no final do verão. No entanto, a fila andou muito rápido”, disse ela ao edublin.
Ela contou que é registrada em um GP (clínico geral) e tudo foi feito por um site que eles disponibilizaram para o agendamento. “Fiquei de olho nas datas e quando liberou para a minha idade eu registrei no mesmo dia. O processo foi bem simples e consegui o agendamento para o dia seguinte”, contou.
Leia também: O que fazer na Irlanda do Norte: conheça a história do país e saiba o que visitar
Clara ressaltou que é impressionante a estrutura para a vacinação na Irlanda do Norte. “Eles tem um centro enorme de vacinação no SSE Arena, com várias cabines e muito staff trabalhando.”
Ao chegar, Clara foi atendida rapidamente e recebeu orientações de uma médica além de um folheto informativo e um endereço online para registrar qualquer efeito colateral que ela pudesse ter.
A brasileira Mariana Alvim da Cunha, de 27 anos, também já tomou a primeira dose da vacina na Irlanda do Norte no dia 5 de maio. Ela faz mestrado de Arquitetura em Belfast e disse preencheu seus dados online e que tudo foi bem rápido.
“Eu tomei a minha vacina no Odissey Arena aqui em Belfast. É um estádio de hockey e centro de eventos que foi convertido em centro de vacinação. Foi tudo bem rápido, eu só precisei do meu passaporte”, disse. A segunda dose está marcada para o final de julho.
Ok, você já deve ter ouvido falar sobre a cerveja Guinness ou até já provou…
Para que possam funcionar e dar direito a estudantes estrangeiros de ter um visto, as…
As praias nudistas na Irlanda não são tão populares como em países mais quentes. Alemanha…
Vamos combinar que as praias da Irlanda são lindas. Afinal, o país fica em uma…
Não há muita dificuldade de encontrar vagas de emprego na Irlanda para quem escolhe o…
Usou o celular com som alto sem fones de ouvido em um trem na Irlanda?…