Categories: Saúde

Irlanda e os altos índices de Suicídio: é preciso falar sobre isso

Índice mundial de suicídios. Dados da ONU/OMS

Um caso recente de suicídio envolvendo uma brasileira em Dublin nos chamou a nossa atenção para um tema muito presente na Irlanda e que precisa ser levado às mesas de discussões – os altos índices de suicídio no país. Reunimos alguns dados da ONU e convidamos a psicóloga e coach especializada em intercâmbio, Lilian Sousa, para falar um pouco sobre o tema.

Saúde mental é questão pública e os números assustam. Segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas morrem no mundo a cada ano por suicídio, 1 pessoa a cada 40 segundos, o que equivale a uma média de 11,4 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes e a segunda causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos. Neste triste quadro, a Irlanda ocupa o 4º lugar da Comunidade Europeia com o maior número de casos entre adolescentes e o Brasil a oitava posição mundial, com uma morte a cada 45 minutos. Apenas 28 países possuem algum plano preventivo.

Ainda de acordo com a OMS, os motivos são inúmeros, normalmente com fundamento em frustrações e crises emocionais como abuso, problemas financeiros, relacionamentos mal resolvidos, dores e doenças crônicas, juntamente com depressão, uso abusivo de drogas, álcool e medicamentos. Os grupos de vulneráveis, tais como refugiados e migrantes, indígenas, regiões de conflito, LGBT e prisioneiros estão entre os maiores casos.

Uso abusivo de drogas, álcool e medicamentos podem levar ao suicídio. Crédito: depositphotos/photomak

Além dos casos fatais, inúmeras pessoas tentam acabar com a própria vida e acabam acidentadas e com marcas na alma que nem sempre cicatrizam. De outro lado, 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados. Com notícias do tipo se espalhando pela imprensa – menos até do que ocorrem, de fato -, fica a pergunta: por quê?

Indícios

Além dos fatores citados, condições climáticas que inibem a prática de atividades outdoors ou causam apatia em algumas pessoas e, em casos mais extremos, podem contribuir para o quadro depressivo, a chamada depressão de inverno (transtorno afetivo estacional), também podem influenciar.

“A falta de luz solar influencia no humor e comportamento das pessoas”, revela Lilian Sousa, psicóloga e coach de intercambistas. Além disso, é preciso observar situações nas quais a pessoa tende a ficar mais em casa, evitando o convívio com amigos e buscando isolamento. “São aspectos que indicam sintomas de depressão ou outros distúrbios emocionais”, conta.

Para Lilian, quem não tem uma visão de progresso, como depois do alto investimento emocional e financeiro no intercâmbio, por exemplo, tem suas expectativas frustradas, crise de identidade e pode levar ao desequilíbrio emocional, depressão e até ao suicídio em casos mais graves.

Fugir de situações que levam ao blue mood ou baixo astral ajuda a combater a depressão. Crédito: depositphotos/Foto_vika

Para aqueles que querem fugir de situações que levam ao blue mood ou baixo astral, a psicóloga indica manter sempre o foco em encontrar um sentido para vida, se sentir desafiado sempre e em busca de progresso. “Porque as mudanças são inevitáveis e o progresso uma decisão”, completa.

São sintomas de depressão, tristeza recorrente, crises emocionais e de choro, isolamento (não ter interesse em sair de casa, conhecer novos lugares ou pessoas – o que seria “esperado” durante o intercâmbio), apatia e falta de propósito, dormir muito (como fuga) e reclamar que não vê sentindo para vida. Assim, se você perceber algo do tipo, busque ajuda.

Combate ao suicídio

Dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Combate ao Suicídio e há no Brasil a campanha Setembro Amarelo, com diversos eventos relacionados ao tema e políticas de prevenção. Na Irlanda, há políticas públicas para apoio a esses casos e muitas instituições atuam em campanhas preventivas como a Suicide Ireland ou a National Suicide Research Foundation. Já no Brasil, o CVV, que existe há 55 anos e conta com mais de 70 postos e cerca de 2.000 voluntários no País, está entre as principais instituições de combate ao suicídio.

Dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Combate ao Suicídio e diversas campanhas acontecem em 28 países. Crédito: depositphotos

Imagens via Depositphotos
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Deby Pimentel

Jornalista com MBA em Marketing e Empreendedorismo e uma paulistana apaixonada por fotografia, gastronomia e tecnologia. Uma virginiana que adora novas culturas e desafios. Acredita que a informação é sempre a melhor maneira de transformar sonhos em possibilidades.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024