Categories: NotíciasPolítica

Irlanda poderá ter fronteira física com Irlanda do Norte

A Europa tem vivido um clima de suspense com a indefinição sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, que teoricamente está prevista para acontecer no dia 29 de março. Diante desse cenário a Irlanda tem começado a se preparar para um Brexit sem acordo, além da possibilidade de ser estabelecida uma fronteira física entre o país e a Irlanda do Norte.

Saída do Reino Unido da UE pode acontecer em 29 de março. Foto: Charlieaja | Dreamstime

A partir dessa semana, motoristas irlandeses que pretendem viajar de carro para a Irlanda do Norte devem começar a aplicar para o Green Card. Impressos em papel verde, os Green Cards são documentos de seguro reconhecidos internacionalmente.

Caso o Brexit aconteça sem acordo no final de março, qualquer motorista que planeje dirigir seu veículo com placa irlandesa na Irlanda do Norte ou Reino Unido é aconselhado a adquirir um Green Card. A ausência desse documento pode render multa, já que com o Brexit a documentação de seguro da Irlanda pode deixar de ser reconhecida pelas autoridades britânicas.

Segundo o governo irlandês, os Green Cards não serão necessários caso seja firmado um acordo entre a União Europeia e o Reino Unido sobre o Brexit. Caso o Reino Unido adie seus planos de saída do bloco econômico, a necessidade dos cartões verdes também será adiada.

Continua após a publicidade

Porto de Dublin

Enquanto o governo britânico e a União Europeia não chegam a um consenso sobre o Brexit a Irlanda vem preparando o principal porto do país para a possibilidade de o Reino Unido deixar o bloco sem um acordo.

Nos últimos meses o porto de Dublin tem investido cerca de 30 milhões no aprimoramento da sua infraestrutura. Além disso, estão sendo construídos novos postos de controle alfandegário.

Atualmente, cerca de 200 mil caminhões e containers provenientes de fora da UE chegam ao porto de Dublin todos os anos. Se o Brexit realmente ocorrer em março, esse número pode subir para um milhão.

Porto de Dublin se reestrutura caso Brexit aconteça sem acordo com UE. Foto: Eag1e | Dreamstime

Adiamento

Em meio a tanta especulação sobre o Brexit, o jornal Britânico The Guardian mencionou recentemente que a saída do Reino Unido da UE pode ser adiada para 2021.

De acordo com o jornal, a ideia é substituir o período de transição de 21 meses, que tecnicamente começaria em abril de 2019, por tempo extra do Reino Unido como membro do bloco.

Novo referendo

Outra possibilidade é a realização de um novo referendo sobre o tema, transferindo a decisão para o povo britânico. A iniciativa é apoiada pelo Partido Trabalhista britânico, que faz oposição à primeira ministra, Theresa May.

A realização da nova consulta popular sobre o Brexit também tem o apoio da população. Uma pesquisa realizada para o jornal The Times no último ano mostra que o povo britânico está insatisfeito com o tratamento dado por Theresa May às negociações com a União Europeia e é favorável a uma segunda votação.

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024