Em dez anos, não se poderá comprar mais carros, caminhões ou qualquer tipo de veículos movidos à gasolina ou óleo diesel na Irlanda. Pelo menos, essa é a ideia do país para reduzir emissões de gases poluentes e melhorar o meio ambiente até 2030. No fim da próxima década, a ilha quer que todos os novos veículos comercializados sejam elétricos, ou seja, com emissão zero de gás carbônico.
Ideia é que até 2030 só se vendam carros elétricos na Irlanda, mas cerca de 85% dos carros irlandeses hoje são movidos a combustíveis fósseis. Foto: Pxhere
A legislação proposta está no Climate Action Plan (Plano de Ação Climática), que soma 180 medidas, incluindo, por exemplo, a proibição de plástico não reciclável até 2030.
A Irlanda, porém, terá muito trabalho para conseguir mudar a cabeça do consumidor e dos produtores de carro, já que 85% dos veículos dependem de gasolina ou diesel. Atualmente, há um aumento no número de carros híbridos, ou seja, movidos a eletricidade, mas que também podem usar combustível.
Leia também: Irlanda espera ter emissão de carbono nula até 2050
A esperança é que, quando a proibição de veículos a gasolina e diesel for introduzida, em 2030, existam 950.000 veículos elétricos nas estradas irlandesas. Para isso, o governo irlandês pretende instalar mais pontos de recarga para carros elétricos até 2025.
A população da República da Irlanda aumentou quase 90 mil pessoas no último ano, atingindo…
Ok, você já deve ter ouvido falar sobre a cerveja Guinness ou até já provou…
Para que possam funcionar e dar direito a estudantes estrangeiros de ter um visto, as…
As praias nudistas na Irlanda não são tão populares como em países mais quentes. Alemanha…
Vamos combinar que as praias da Irlanda são lindas. Afinal, o país fica em uma…
Não há muita dificuldade de encontrar vagas de emprego na Irlanda para quem escolhe o…