Fim de ano chegando e os países de todo o mundo começam a escalar seus filmes favoritos como indicação para participação no Oscar 2021.
Enquanto no Brasil o documentário Babenco – Alguém Tem de Ouvir o Coração e Dizer: Parou, dirigido por Bárbara Paz, foi selecionado pela comissão julgadora para representar o país, na Irlanda um drama vai disputar uma vaga entre os indicados a Melhor Filme Estrangeiro.
Arracht é um drama de época e todo falado em gaélico, a língua nativa antiga da Irlanda. Só isso já chama a atenção do longa dirigido por Tom Sullivan e Tomás Ó Súilleabháin, que também assinam o roteiro.
A história se passa na Irlanda de 1845, durante a Grande Fome. Colmán Sharkey, interpretado pelo ator irlandês Dónall Ó Héalai, é pescador, pai e marido.
Patsy, um ex-soldado nas guerras napoleônicas, chega um pouco antes da ‘praga’, uma doença que eventualmente destrói a plantação de batata do país, contribuindo para a morte e o deslocamento de milhões de irlandeses.
Enquanto as colheitas apodrecem nos campos, Colmán, seu irmão e Patsy partem em um caminho que os levará ao limite da sobrevivência e da sanidade.
Leia também: Irlanda é cenário para nova comédia romântica que estreia em dezembro
O título Arracht, aliás, significa “monstro” em gaélico.
Dez semifinalistas ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro serão selecionados e 5 finalmente serão indicados ao Oscar nessa categoria. A cerimônia estava originalmente agendada para 28 de fevereiro de 2021, mas foi transferida para 25 de abril, devido à pandemia da Covid-19.
Apresentado apenas em festivais e inédito para o grande público, Arracht deve ser lançado nos cinemas irlandeses na primavera de 2021.
A revista Time Out publicou uma lista com os 24 edifícios mais bonitos do mundo.…
A população da República da Irlanda aumentou quase 90 mil pessoas no último ano, atingindo…
Ok, você já deve ter ouvido falar sobre a cerveja Guinness ou até já provou…
Para que possam funcionar e dar direito a estudantes estrangeiros de ter um visto, as…
As praias nudistas na Irlanda não são tão populares como em países mais quentes. Alemanha…
Vamos combinar que as praias da Irlanda são lindas. Afinal, o país fica em uma…