Notícias

Irlanda seleciona filme em gaélico para representar país no Oscar 2021

Fim de ano chegando e os países de todo o mundo começam a escalar seus filmes favoritos como indicação para participação no Oscar 2021.

Enquanto no Brasil o documentário Babenco – Alguém Tem de Ouvir o Coração e Dizer: Parou, dirigido por Bárbara Paz, foi selecionado pela comissão julgadora para representar o país, na Irlanda um drama vai disputar uma vaga entre os indicados a Melhor Filme Estrangeiro.

Arracht é um drama de época e todo falado em gaélico, a língua nativa antiga da Irlanda. Só isso já chama a atenção do longa dirigido por Tom Sullivan e Tomás Ó Súilleabháin, que também assinam o roteiro.

A história se passa na Irlanda de 1845, durante a Grande Fome. Colmán Sharkey, interpretado pelo ator irlandês Dónall Ó Héalai, é pescador, pai e marido.

Continua após a publicidade

Patsy, um ex-soldado nas guerras napoleônicas, chega um pouco antes da ‘praga’, uma doença que eventualmente destrói a plantação de batata do país, contribuindo para a morte e o deslocamento de milhões de irlandeses.

Enquanto as colheitas apodrecem nos campos, Colmán, seu irmão e Patsy partem em um caminho que os levará ao limite da sobrevivência e da sanidade.

Leia também: Irlanda é cenário para nova comédia romântica que estreia em dezembro

O título Arracht, aliás, significa “monstro” em gaélico.

Dez semifinalistas ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro serão selecionados e 5 finalmente serão indicados ao Oscar nessa categoria. A cerimônia estava originalmente agendada para 28 de fevereiro de 2021, mas foi transferida para 25 de abril, devido à pandemia da Covid-19.

Apresentado apenas em festivais e inédito para o grande público, Arracht deve ser lançado nos cinemas irlandeses na primavera de 2021.

Quanto custa um intercâmbio?
Não somos uma agência, mas te conectamos
com prestadores de serviço para comparar
e escolher o que faz mais sentido pra você.
Eu quero →
Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Tesouro literário da Irlanda está entre os 24 edifícios mais belos do mundo

A revista Time Out publicou uma lista com os 24 edifícios mais bonitos do mundo.…

21 de agosto de 2025

População da Irlanda cresceu sete vezes mais que média percentual da União Europeia

A população da República da Irlanda aumentou quase 90 mil pessoas no último ano, atingindo…

20 de agosto de 2025

“House of Guinness”: série sobre a lendária família irlandesa estreia na Netflix em setembro

Ok, você já deve ter ouvido falar sobre a cerveja Guinness ou até já provou…

19 de agosto de 2025

Quais são as escolas de inglês na Irlanda aprovadas pelo governo?

Para que possam funcionar e dar direito a estudantes estrangeiros de ter um visto, as…

19 de agosto de 2025

Praias nudistas na Irlanda: 6 opções ao redor do país

As praias nudistas na Irlanda não são tão populares como em países mais quentes. Alemanha…

19 de agosto de 2025

Quais são as 10 melhores praias da Irlanda

Vamos combinar que as praias da Irlanda são lindas. Afinal, o país fica em uma…

19 de agosto de 2025