Irlandês (gaélico) se torna idioma oficial da União Europeia

Irlandês (gaélico) se torna idioma oficial da União Europeia

Rubinho Vitti

6 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A língua tradicional irlandesa, também conhecida como gaélico ou Irish, voltou a ter status de idioma oficial da União Europeia após um rebaixamento que durou 14 anos.

Desde o primeiro dia de 2022, o irlandês passou a receber o mesmo tipo de tratamento que outros idiomas oficiais do bloco, com tradução de documentos e conteúdos produzidos pela UE.

De acordo com o governo da Irlanda, a língua irlandesa já havia sido oficializada pela UE em 2007, mas acabou rebaixada pela falta de equipe de tradução.

A recolocação do Irish como língua oficial da UE faz parte de uma série de mudanças que o governo irlandês vai aplicar com o Official Languages (Amendment) Act 2021, assinado pelo presidente da Irlanda na semana passada.

Entre outras coisas, o objetivo da emenda é que 20% dos novos funcionários do serviço público sejam fluentes na língua. A ideia é também que todos os serviços públicos sejam prestados em irlandês e que todos os cargos públicos funcionem através da língua irlandesa até o final de 2030.

Leia também: Gaélico: idioma ancestral ainda sobrevive e é oficial na Irlanda

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar