Conheça Limerick: cidade e condado na Irlanda para morar

Conheça Limerick: cidade e condado na Irlanda para morar

E-Dublin Press

3 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Localizado no oeste da Irlanda, o condado de Limerick tem tudo o que é possível oferecer a quem procura fazer um intercâmbio no país.

Assim como Cork e Galway, Limerick é uma opção para além da capital Dublin. A cidade de mesmo nome é a quarta maior da Irlanda, com cerca de 50 mil habitantes e, apesar de interiorana, tem cara e estrutura de cidade grande.

Limerick também tem uma importância cultural e histórica para a Irlanda. Afinal, foi lá que ocorreram acontecimentos como a Batalha de Boyne, o Tratado de Limerick e muitas aventuras da era dos Vikings às margens do Rio Shannon.

Limerick é destaque no esporte, sendo a sede do Munster, um dos times de rugby mais famosos da Ilha. O Estádio Museu Thomond conta muito sobre a história do esporte no país.

Mas vamos saber mais sobre fazer intercâmbio em Limerick?

Como é fazer intercâmbio em Limerick, na Irlanda?

Limerick. Foto: Tomasz Skoczen | Dreamstime

Investimentos são anunciado para Limerick em 2019. Foto: Tomasz Skoczen | Dreamstime

Limerick é uma cidade que fica a aproximadamente 200 km de Dublin. Porém, muito se engana quem pensa que essa é uma cidade pequena e quase desconhecida: ela é a 4ª maior cidade irlandesa, com cerca de 53.000 habitantes.

Apesar de interiorana, Limerick é uma cidade com ares de gente grande, com vida noturna agitada e algumas atrações históricas. Mas, de fato, é bem mais sossegada que Dublin. Além disso, ela não recebe tantos turistas, o que é ótimo para intercâmbio de quem busca mais contato com os irlandeses.

Essa proximidade com a população permite que os visitantes aprendam mais sobre a história e os costumes genuínos da Irlanda, o que acrescentará muito em sua cultura pessoal.

Para quem está de olho no mercado profissional, Limerick traz muitas boas notícias. Só em dezembro de 2018, 29 milhões foram anunciados como investimentos na área de bussiness e enterprise. Um outro projeto de 30 milhões será  focado na construção de apartamentos para suprir a demanda de estudantes na cidade. Com a grande demanda em Dublin, Limerick desponta como uma das cidades que pode ser explorada tanto para estudos quanto para o mercado profissional.

Quais são as atrações de Limerick?

King John's Castle Foto: Pajda83 | Dreamstime

King John’s Castle é uma das principais atrações da cidade de Limerick. Foto: Pajda83 | Dreamstime

Existem vários locais especiais para conhecer em Limerick, como o The Hunt Museum e o King John’s Castle, que certamente é o local mais famoso da região. Porém, existem diversas outras opções para quem não quer ficar sem o que fazer na Irlanda nos dias de descanso.

Além de estar localizada no interior, Limerick tem como trunfo sua localização privilegiada em relação aos outros pontos turísticos da Irlanda. Logo, grande parte deles pode ser acessada com bastante facilidade.

A St. Mary’s Cathedral também é um ponto turístico que fica perto de Limerick, perfeito para quem gosta de edifícios históricos, já que o prédio dessa igreja foi construído no ano de 1168!

Por isso, quem visitar Limerick, com certeza, terá muitas opções para visitar e conhecer mais sobre a história da Irlanda.

Listamos abaixo mais detalhes sobre cada uma delas.

Principais atrações em Limerick:

  • Bunratty Castle
    O castelo está localizado em um parque onde se reproduz a Irlanda de antigamente. Além do castelo, você terá a oportunidade de visitar as casas de uma vila reconstruída no estilo medieval do século 15 e, até, experimentar um ‘scone’ (um pãozinho tradicional) na cozinha de uma delas.
  • St. Mary’s Cathedral
    A St. Mary’s Cathedral, fundada em 1168, é o prédio mais antigo da cidade que ainda está em uso. Conta-se que a catedral foi fundada pelo último rei do Munster, Domnall Mór Ua Briain, no lugar de seu palácio na King’s Island.
  • The Hunt Museum
    A entrada para o museu é gratuita e as exibições são muito diversas e interessantes. Ah! Após conhecer um pouco mais da cultura e história do país, não deixe de dar uma paradinha no café do museu. É um dos mais agradáveis, com vista para o rio Shannon!
  • King John’s Castle
    O King John’s Castle é, sem dúvida, a atração mais famosa de Limerick. É um castelo do século 13, situado numa ilha chamada King’s Island. A existência da ilha remonta ao ano 922, quando ainda era habitada pelos vikings, mas o castelo, em si, foi ordenado pelo Rei John e construído em 1200.
  • The Milk Market
    Uma visita ao The Milk Market (Mercado de Leite) é uma das coisas mais bacanas de se fazer nas manhãs de sábado. Além dos deliciosos cafés espalhados pelo espaço, você pode comprar produtos fresquinhos provenientes das fazendas da região, assim como provar bolos e, até, pastel brasileiro!
  • People’s Park
    Ele é o principal parque e foi inaugurado em 1877. Apesar de ser pequeno, é um dos lugares preferidos de crianças, adolescentes, jovens e famílias. Vale um click por lá!
  • Limerick City Gallery of Art
    A coleção atual da galeria é considerada uma das mais refinadas do país, depois de Dublin. A galeria foi reaberta em 2012 e agora conta com três extensões dentro do People’s Park, para abrigar uma coleção permanente, um café, uma oficina e outras instalações para os visitantes.
  • Arthur’s Quay Park
    Localizado no centro, ao lado do Centro Comercial Arthur’s Quay, é de lá que você terá uma das melhores vistas da cidade. Às margens do rio Shannon, o parque oferece uma experiência única e uma vista maravilhosa do castelo do King John.
  • Honan’s Quay
    Quer um lugar para sentar e apreciar a cidade? Bem-vindos a Honan’s Quay! Após aquele cafezinho bem gostoso na Bedford Row, você pode esticar o passeio até as margens do rio Shannon, que fica ao longo desses três cais.

Limerick tem clima mais ameno

Cidade de Limerick é a quarta maior da Irlanda, com cerca de 50 mil habitantes. Foto: Paop | Dreamstime.com

Quem gosta de um clima mais ameno vai se identificar bastante com essa cidade, que é conhecida como a mais cinzenta de toda a Irlanda, isso porque, na média, a cidade não recebe mais do que 3 horas e meia de sol direto por dia.

Ainda assim, a temperatura não chega a ser gelada, e se mantém positiva, até mesmo, durante o inverno.

Leia também: 10 destinos para um bate e volta a partir de Dublin

University of Limerick

University of Limerick é uma das principais universidades da Irlanda. Foto: Unsplash

Muitos intercambistas procuram Limerick por causa de sua famosa universidade. A University of Limerick é uma das mais importantes do país e apresenta uma gama de cursos e faculdades, como Ciência e Engenharia, Escolas de Negócios, Educação e Ciência da Saúde e Artes, Humanas e Ciências Sociais.

Com instalações incríveis, a universidade recebe mais de 15.000 alunos, incluindo cerca de 2.500 estudantes internacionais.

A University of Limerick foi fundada em 1972 como o Instituto Nacional para o Ensino Superior. Porém, tornou-se oficialmente uma universidade em 1989, sendo a primeira desde a independência da Irlanda em 1922, seguida pela Dublin City University no mesmo dia.

Leia mais sobre a Universidade de Limerick aqui. 

Vantagens ao escolher Limerick para fazer intercâmbio

  • Aeroporto de Shannon a menos de 30 minutos.
  • Bom sistema de transporte, incluindo ônibus direto para Dublin em 2h30.
  • Centro da cidade compacto, de forma que você resolve praticamente tudo sem a necessidade de grandes deslocamentos.
  • Presença das principais lojas irlandesas como Pennys, Dunnes e Tesco.
  • Próxima aos principais pontos turísticos do oeste irlandês, tais como: Cliffs, Burranty Castle, Drumoland, Iran Ireland, Burren Park, entre outros.
  • Estrutura educacional: Grifith College, Further Education e Business Schools. Três vertentes e também oportunidades para quem pretende estender a estadia na Ilha e investir numa faculdade ou cursos de especialização.

Desvantagens de morar em Limerick

  • Se, por um lado, fugir do burburinho seja o objetivo, por outro, é um caminho sem volta, já que encontrar outros brasileiros não é tarefa fácil no condado.
  • A oferta de escola de línguas não é grande, mas as existentes têm suprido a demanda.
  • Apesar de ter vida cultural agitada, nada se compara à capital Dublin.
  • Há uma fama de cidade perigosa. A má reputação de Limerick vem da década de 1990, quando uma onda de crimes permeou a cidade, mas de lá para cá muita coisa mudou. Aconselha-se, apenas, evitar algumas áreas.

Enfim, se você já pensou em estudar no interior da Irlanda, Limerick pode ser a resposta perfeita, já que conta com tudo o que você precisa, proporciona contato direto com a história e a população irlandesa e, ainda por cima, é bem mais tranquila e pacata.

Veja também

Guia completo sobre acomodação na Irlanda

E-Dublin Press, Este artigo é de autoria da assessoria de imprensa do E-Dublin. Ele foi elaborado com o objetivo de agregar conteúdos relevantes e curiosidades sobre a Irlanda e viagens ao nosso site. Para mais informações, escreva para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar