O Nível 5, o mais restrito do lockdown na Irlanda, em vigor desde o dia 22 de outubro, está com os dias contados. A expectativa é que, a partir do 1º de dezembro, o país volte ao Nível 3, com algumas restrições extras. No Natal, a flexibilização deve ser ainda maior.
O governo deverá dar a palavra final apenas na sexta-feira, dia 27 de novembro, mas os jornais irlandeses já estão especulando e publicando informações apuradas com fontes internas da administração irlandesa, mostrando um panorama de como deverá ficar o país a partir da semana que vem.
Na terça-feira, 24 de novembro, foram contabilizados 226 novos casos de pessoas contaminadas pela Covid-19 na Irlanda e mais seis mortes. No total, são 2.028 vítimas fatais e 70.930 confirmações de doentes desde o início da pandemia no país. Em uma semana, a República teve uma média diária mais baixa desde outubro.
Em 18 de outubro, foram 1.283 contaminações em 24 horas, um recorde desde o início da pandemia.
Leia também: Visons serão abatidos na Irlanda para erradicar mutação da Covid-19
Segundo informações do jornal Irish Times, uma fonte do governo confirmou que a partir de 1º de dezembro, o país entra novamente no Nível 3 do lockdown, mas com algumas modificações.
Poderão ser abertos, a partir da semana que vem, casas de artes como museus e galerias, cinemas e lojas consideradas não-essenciais, assim como cabeleireiros, academias de ginástica e igrejas. Concertos e eventos, no entanto, ficarão de fora da lista de reaberturas.
Restaurantes, segundo o jornal, deverão abrir apenas mais tarde, ainda em dezembro, assim como permissões para viajar entre condados. Isso deverá acontecer após a primeira quinzena do mês.
Leia também: Covid-19: Irlanda chega a menor média de novos casos desde outubro
Vice-primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, afirmou que restrições serão reavaliadas para dezembro. Foto: Divulgação/Merrion Street
Segundo publicou a RTÉ em seu website, o vice-primeiro-ministro irlandês (Tánaiste), Leo Varadkar, confirmou a intenção do governo de relaxar ainda mais o lockdown perto de duas semanas antes do Natal, com cabeleireiros e lojas abrindo ainda antes, mas confirmou que tudo será divulgado na sexta-feira com o anúncio do plano para dezembro.
Ele também afirmou a intenção do governo de re-impor restrições em Janeiro se os casos começarem a aumentar novamente. Se assim acontecer, elas deverão durar um período de duas a três semanas e não seis semanas, como foi o caso do Nível 5, ainda em vigor.
Ainda à RTÉ, Varadkar disse que o governo espera que as famílias tenham um Natal “o mais normal possível”.
O governo deverá liberar visitas de até três famílias (three households) durante o período de Natal.
A reunião do gabinete do governo vai acontecer na sexta-feira, 27 de novembro, às 13h. O anúncio do plano para dezembro deverá ser divulgado na mesma noite.
A população da República da Irlanda aumentou quase 90 mil pessoas no último ano, atingindo…
Ok, você já deve ter ouvido falar sobre a cerveja Guinness ou até já provou…
Para que possam funcionar e dar direito a estudantes estrangeiros de ter um visto, as…
As praias nudistas na Irlanda não são tão populares como em países mais quentes. Alemanha…
Vamos combinar que as praias da Irlanda são lindas. Afinal, o país fica em uma…
Não há muita dificuldade de encontrar vagas de emprego na Irlanda para quem escolhe o…