Categories: NotíciasPolítica

Maioria dos irlandeses querem união entre Irlanda e Irlanda do Norte

Uma nova pesquisa realizada pelo jornal britânico The Times mostrou que a maioria dos irlandeses querem que a República da Irlanda e a Irlanda do Norte se reunam a curto, médio ou longo prazo. A ideia é uma das principais bandeiras do partido político Sinn Féin, que prometeu levantar a discussão após o término das eleições, que ocorreram no dia 8 de fevereiro.

Mapa da Irlanda reunificada, com Irlanda do Norte destacada; maioria dos irlandeses afirma querer a reunião a médio, curto ou longo prazo. Foto: Pixabay

Segundo o The Times, o apoio à reunificação irlandesa parece mais forte do que nunca, com quatro em cada cinco irlandeses questionados a favor da ideia. Mais de 40% afirmou ver uma Irlanda unida já na próxima década, enquanto outros 19% querem que a unificação aconteça dentro de 20 anos.

Outros 12% querem a união nos próximos 30 anos e mais 8% se contentariam que isso ocorresse daqui depois de três décadas. Foram apenas 20% dos irlandeses ​​se opondo à ideia das duas Irlandas reunidas.

A pesquisa, que foi realizada online entre 24 e 30 de janeiro com 1.019 irlandeses, constatou ainda que 45% das mulheres querem a reunificação em comparação a 39% dos homens. Também houve um apoio maior entre os jovens, 48% com idade de 18 a 34 anos são a favor que isso aconteça em dez anos, outros 42% têm 35 a 54 anos e 36%, 55 a 70 anos.

Continua após a publicidade

Outra pesquisa mostrou que na Irlanda do Norte 51% da população quer a união.

Fórum da reunificação deve ocorrer na Irlanda em breve

O partido político Sinn Féin foi um dos três maiores a conseguir cadeiras no Parlamento Irlandês na última eleição, ocorrida em 8 de fevereiro. De ideologia de esquerda, o partido tem em sua história a luta pela reunificação das Irlandas, inclusive com ligação no passado com o IRA — Exército Republicano Irlandês, grupo paramilitar católico e reintegralista irlandês que guerreou contra os unicionistas do UFF (The Ulster Freedom Fighters) durante os embates entre República da Irlanda e Irlanda do Norte e Reino Unido no passado.

Grafite ilustra um membro da UFF grupo paramilitar unicionista da Irlanda do Norte — em Belfast, capital do país. O UFF era contrário à reunificação das Irlandas e guerreava contra o IRA, outro grupo paramilitar que apoiava a união. Foto: Pixabay

O Sinn Féin conseguiu 37 cadeiras no parlamento enquanto partidos contrários ficaram com 38 (Fianna Fáil) e 35 (Fine Gael), completando o restante das 160 entre partidos ou candidatos independentes que terão voz na House of Oireachtas, órgão legislativo da República da Irlanda.
O partido colocou em sua agenda como prioridade de governo focar na união e planeja realizar o fórum All-Ireland Forum on Unity para discutir o tema, além de defender lançar um referendo sobre a união até 2025.

Lembrando que o Acordo de Belfast ou Acordo da Sexta-feira Santa, criado em abril de 1998 para selar a paz entre os governos britânico e irlandês, prevê que, só o povo, por meio de um referendo realizado tanto na República da Irlanda como na Irlanda do Norte, autorizado pelo governo britânico, pode decidir a questão da reunião das duas Irlandas.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024