Stand Up Awareness Week! Esse é o nome de uma campanha incrível de conscientização realizada na Irlanda como forma das escolas se posicionarem contra o bullying homofóbico, transfóbico e bifóbico que muitos alunos gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros e intersexuais (LGBTI +) experimentam quando são crianças ou adolescentes no ambiente escolar.
A Semana aconteceu de 16 a 20 de novembro de 2020, quando bandeiras do orgulho trans ficaram hasteadas junto à bandeira nacional da Irlanda nas ruas, avenidas e principais pontos das cidades irlandesas.
Escolas utilizam material didático para ensinar crianças e jovens sobre respeito à diversidade LGBTI+. Foto: Divulgação
Apesar da campanha durar apenas quatro dias, o material completo e exclusivo segue disponível o ano todo para que professores possam passar, em sala de aula, um pacote de atividades curriculares como introdução à terminologia LGBTI + e informações sobre o apoio a jovens trans.
A qualidade dos produtos é impressionante. Há vídeos para facilitar aos professores em uma “discussão informada, segura e capacitadora com os jovens de sua classe sobre algumas das principais questões que surgem em relação às experiências de jovens LGBT +”, como diz o texto do programa.
O pacote inclui três vídeos sobre diferentes questões: “Ser LGBTI + e assumir o controle”, “As palavras que usamos e por que são importantes” e “Identidades trans”.
Leia também: Universidade de Cork lança curso sobre história LGBTQ+ na Irlanda
Entre os materiais oferecidos está um banner informativo que explica as terminologias utilizadas no universo LGBTI+. Imagem: reprodução
O programa disponibiliza até mesmo um dicionário “Queer” com terminologias LGBTQI+ em gaélico! Lésbica, em gaélico, por exemplo, é Leispiach, e gay é Aerach.
O material absolutamente informativo, saudável e necessário está disponível gratuitamente no site do Belong To para qualquer pessoa.
Ouça: Como é ser LGBT na Irlanda – E-Dublincast (Ep. 23)
O BeLonG To Youth Services é a organização nacional que apóia jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersexuais (LGBTI +) na Irlanda. Ela trabalha desde 2003 com jovens LGBTI +, entre 14 e 23 anos. Ela também oferece um serviço especializado para jovens LGBTI + com foco na saúde mental e sexual, juntamente com o apoio a drogas e álcool.
O artista Joe, conhecido pelo perfil @bricktingsmon, vem conquistando admiradores na Irlanda e no mundo…
Uma novidade promete mudar a experiência de quem ama tomar uma pint ao sol em…
Eles são coloridos, espertos, ágeis e muito, muito fofos. Os puffins, ou papagaios-do-mar, vivem nas…
Belíssimos campos de flores amarelas atraem a atenção de irlandeses e turistas, inclusive brasileiros, durante…
Morar em outro país, seja para estudar ou trabalhar, demanda uma série de situações adversas.…
O uísque irlandês mais antigo já engarrafado foi lançado neste mês de abril e promete…