Cultura

Mural celebra 200 anos de independência do Brasil no centro de Dublin

Um mural criado para homenagear os 200 anos de independência do Brasil foi inaugurado nesta terça-feira, 8 de novembro, no Ormond Quay, às margens do rio Liffey, no centro da cidade de Dublin.

Com o nome “Do Not Remove/Não Remova”, o painel foi criado pelo artista brasileiro Neto Vettorello e o irlandês Asbestos.

A realização do projeto foi uma parceria entre Association of Brazilian Families in Ireland (AMBI), associação de famílias brasileiras na Irlanda, com a Embaixada do Brasil em Dublin, o Dublin City Council (DCC) e Monteco Holdings Ltd.

A prefeita de Dublin, Caroline Conroy, esteve com o Embaixador do Brasil na Irlanda, Marcel Fortuna Biato, para a inauguração do mural.

Continua após a publicidade

Com o nome “Do Not Remove/Não Remova”, o painel foi criado pelo artista brasileiro Neto Vettorello e o irlandês Asbestos. Foto: Rubinho Vitti

“Estou muito feliz hoje em revelar esta bela obra de arte. É uma alegre celebração do bicentenário da Independência do Brasil e da diversidade da cidade de Dublin. Esta fantástica nova instalação de arte irá valorizar os cais e será apreciada tanto pelos visitantes como pelos trabalhadores do centro da cidade. Gostaria de parabenizar todos os envolvidos que colaboraram neste emocionante projeto de artes”, disse Caroline.

Biato felicitou todos os responsáveis ​​por tornar possível “esta justa celebração dos ricos e vibrantes laços de amizade e familiar que unem os povos irlandês e brasileiro”. “Ao apresentar os 200 anos da independência do Brasil, os artistas responsáveis também homenageiam os ideais de liberdade e autodeterminação que sempre guiaram nossas nações.”

A ideia era criar uma arte que pudesse representar a comemoração dos 200 anos da independência brasileira e também ser um “presente” da comunidade brasileira para Dublin surgiu pela Ambi que inscreve o projeto junto à prefeitura de Dublin, unindo Neto e Asbastos.

Segundo narram os artistas, a obra é um olhar para a valorização da história, patrimônio e cultura tanto do Brasil como da Irlanda.

“É interessante essa comunicação que tem com a cidade e ser num ponto de relevância e trazer um pouco mais da nossa essência brasileira para a cidade de Dublin é fundamental”, disse Neto.

Para Asbastos, o painel pensa sobre a herança de Brasil e Irlanda. “É pensar sobre as coisas que nós estimamos e todas as coisas que potencialmente estamos destruindo com o progresso ou suposto progresso”, disse.

Veja cobertura da inauguração:

Quanto custa um intercâmbio?
Não somos uma agência, mas te conectamos
com prestadores de serviço para comparar
e escolher o que faz mais sentido pra você.
Eu quero →
Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Posts Relacionados

Prefeitura de Dublin deve instalar 300 abrigos comunitários para manter bicicletas mais seguras

O Dublin City Council anunciou a instalação de cerca de 300 abrigos para bicicletas —…

15 de setembro de 2025

É preciso tomar vacinas para viajar à Irlanda?

Será que é preciso vacinas para viajar à Irlanda? Bom, quando um intercâmbio é planejado,…

14 de setembro de 2025

Como conseguir trabalho no exterior para maiores de 50 anos?

A busca por emprego é, em geral, um grande desafio para os brasileiros. Se, para…

14 de setembro de 2025

O que fazer se você perder seu IRP na Irlanda

O IRP (Irish Residence Permit) é o cartão que comprova a residência legal de estrangeiros…

11 de setembro de 2025

Onde tirar o visto (IRP) no interior da Irlanda: tudo que você precisa saber

Se você está planejando estudar, trabalhar ou morar no país por mais de 90 dias,…

11 de setembro de 2025

O que é o IRP (Irish Residence Permit): como funciona a permissão de residência irlandesa

O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…

11 de setembro de 2025