Categories: Entretenimento

Músicos na Irlanda Parte 3: Estúdios de Ensaio e Gravação

Olá E-Dubliners!

Bem-vindos a parte 3 da nossa mini-série “Músicos na Irlanda”. Você já viu onde comprar seu instrumento musical, como arrumar banda, e agora está na hora de ensaiar e gravar pra fazer shows!

Aqui é muito mais  comum as bandas tocarem músicas próprias ao invés de covers. Quando tocam covers  são no meio do mix de músicas próprias. Isso é algo que admiro muito por aqui, pois lembro do caos e politicagem que era pra tocar em grandes casas noturnas no Brasil. Ou faz cover ou não vai. Vou falar mais disso no próximo post da série ;)

Voltando ao tema, os estúdios de ensaios aqui são chamados de Rehearsal Rooms ou Reharsal Studios (“salas/estúdios de ensaio” e não “practice studios” como já ouvi muito brasileiro falando). Outra coisa um pouco diferente dos estúdios brasileiros é que nenhum dos que encontrei até agora faz locação de menos de 2 horas. Alguns só aceitam por “sessions” (sessões de pelo menos 3 horas).

Então vamos aos preços! (Abaixo são alguns estúdios que encontrei em Dublin)

Continua após a publicidade

The Rehearsal Room
Dias de semana: 15 euros/hora
Final do dia (6pm as 11pm): 60 euros/sessão (5 horas)

Troubadour
Dias de semana: 15 euros/hora
Final do dia (6pm as 11pm): 55 euros/sessão (5 horas)

Unit 1
Dias de semana: 10 euros/hora
Final do dia (6pm  – 11pm): 50 euros /sessão  (5 horas)

Muzzle Music
Dias de semana: 10 euros/hora
Final do dia (5pm  – 11pm): 60 euros /sessão  (6 horas)

Band Rehearsal Rooms Ireland
Fecham apenas sessões de 4 horas mínimo
Final de Semana: 40 euros/sessão (4 horas)
Final do dia (7pm  – 11pm): 50 euros /sessão  (4 horas)

Os equipamentos nos estúdios são geralmente bons o suficiente, mas assim como no Brasil, você leva: guitarra, baixo, teclado, cabos, pedais, pedal do bumbo, caixa, pratos, máquina de ximbau e baquetas. Eles tem pra alugar caso você não tenha algo que precise (ex. cabos).

Após MUITO ensaio, ou como diria um amigo Irlandês meu (Sean Murphy) “people will love your music when you hate it”, em outras palavras, você precisa enjoar de tanto tocar e ensaiar suas músicas (não necessariamente “odiá-las”) até que as pessoas comecem a admirar e elas passem a fluir naturalmente ;)

Dadas as horas e horas de ensaio você estará pronto pra gravar! Muitos desses estúdios citados acima fazem gravação, mas pessoalmente não conheço e nunca vi trabalhos deles.

No Medz (banda que eu toco aqui) gravamos em um estúdio em Blanchardstown, chamado Trackmix Recording Studio. Esse estúdio foi feito na própria casa do cara (Mike) mas não deixa a desejar na qualidade. A vantagem é que o valor pra gravação sai mais barato que nos estúdios convencionais. Pra terem uma idéia, a diária ficou 250 euros (das 10am as 7pm).

Algo que me impressionou quando fomos gravar, foi que o equipamento era todo Top de linha, incluindo coisas como baquetas, pratos, pedais, pedaleiras, guitarras, baixos, etc. Em dois estúdios que gravei no Brasil, eles tem sim um puta equipamento, mas a guitarra é a sua, o baixo é o seu, os pratos são os seus e thats it.

Aqui não, o cara fez questão de fazer a gente usar uma guitarra ou pedal diferente em algumas músicas, para ter certeza de que a qualidade ficasse ótima e não simplesmente boa. O mesmo pra batera. Usei meus pratos de ataque (Sabian HHX 16 e 17) mas o ride e o pedal foram do estúdio (Zildjan A Custom, pedal Iron Cobra).

Não sei se é comum em estúdios maiores fazer isso, mas achei legal, pois o Mike atuou quase como um produtor, e não simplesmente “o cara do estúdio”. Ele fazia questão de cobrar, pedir pra refazer o que ele achava que não tinha saído 100% . Enfim, o mateiral pronto vocês conferem no www.medz.ie :)

Banda ensaiada, com material gravado, agora é hora de tocar! No próximo post vou contar um pouco como é tocar nas casas noturnas aqui em Dublin.

Quanto custa um intercâmbio?
Não somos uma agência, mas te conectamos
com prestadores de serviço para comparar
e escolher o que faz mais sentido pra você.
Eu quero →
Edu Giansante

Fundador e CEO do edublin, Edu chegou na Irlanda em 2008, no ano pré-crise, pegou a nevasca de 2010 e comeu cérebro de cabra em Marrakesh. O Edu também é baterista da banda Irlandesa Medz.

Recent Posts

EES: Europa lança sistema de entrada e saída com biometria para turistas a partir de outubro

A partir de 12 de outubro de 2025, turistas que viajam para países do Espaço…

4 de agosto de 2025

Plano de ‘modernizar’ St Stephen’s Green Shopping é rejeitado em Dublin

O ambicioso plano de €100 milhões para transformar o tradicional St Stephen’s Green Shopping Centre,…

31 de julho de 2025

Agenda de shows brasileiros na Irlanda 2025: artistas já está confirmados no país

Já é tradição, a agenda de shows brasileiros na Irlanda fica a cada ano mais…

31 de julho de 2025

Refúgio de contemplação na Irlanda mistura natureza e arte em Wicklow

Você sabia que existe um jardim dedicado à apreciação de esculturas indianas no coração do…

30 de julho de 2025

Parque em Wicklow tem torre de madeira e caminhada sobre o topo das árvores

A prática do arvorismo é bastante popular nos parques da Irlanda, mas o Avondale Forest…

30 de julho de 2025

Bairros de Dublin terão cortes no abastecimento de água durante feriado prolongado para reparos

A empresa Uisce Éireann, responsável pelo abastecimento de água na Irlanda, anunciou que partes de…

30 de julho de 2025