Categorias: Destinos pela Europa

Neuschwanstein! O castelo da Cinderela

É assim com a maioria. Na hora de empacotar seus pertences para uma temporada no exterior, junto você também colocará uma listinha básica de lugares para visitar no Velho Mundo. Afinal, todo mundo diz que viajar entre os países europeus é bem fácil e barato e você não vai perder essa oportunidade!

Foi nessa pegada que eu embarquei na direção do castelo Neuschwanstein, na Alemanha. Sim, porque eu faço parte da turma excêntrica e queria ver de perto o castelo que teria inspirado Wall Disney a produzir Cinderela.

Pois bem! Pé na estrada, vamos à aventura de chegar ao castelo idealizado por outra figura bem peculiar, o Rei Ludwig II, da Bavária, que morreu sem ver o castelo terminado e ficou conhecido como o rei louco da Bavária!

Continua após a publicidade

Paciência!

Prepare-se e reserve um dia se você quiser tirar aquela fotinha básica nos arredores do Neuschwanstein. Para chegar ao destino mais próximo do castelo (Fussen) são duas horinhas de trem, partindo de Munique. Se você ler por aí que o castelo fica em Munique, é pura balela!

Contabilizando, são: 2h entre Munique e a estação Fussen (final de linha), 10min da estação de Fussen para o local do castelo, utilizando os ônibus n° 73 ou 78 (4 euros), mais uma caminhadinha de uns 10 minutos até a bilheteria e, tantantantan!!!!! Mais pelo menos 30 minutos de caminhada montanha acima se você quiser economizar mais um ticket e chegar ao seu local dos sonhos na canela!

A vista independente da época do ano compensa e muito a viagem. Marienbrucke Bridge no inverno. Crédito: Shutterstock

Ufa!!! Eu falei que você deveria reservar um dia só para o passeio. Bom, ao menos nesse ponto você já consegue avistar o castelo.

Se você não for assim tão aventureiro, pode poupar a caminhada e escolher entre pegar mais um ônibus 10min (2,60 euros) que te levará mais perto do castelo, ou ainda fazer a subida com todo o glamour de uma charrete (6 euros para subir e 3 euros para a descer), a subida dura 15min!

Mas não importa qual seja a opção. Ter a oportunidade de ver de perto um dos principais pontos turísticos da Alemanha não tem preço. Ou melhor, tem preço, mas é bem compensador!

Dica de Viajante! Economize indo em turma usando o Bayern Ticket!

N’ao esqueca de assinar o ticket…os fiscais ficam bem bravos quando encontram o ticket em branco :(!

O Bayern Ticket é uma passagem estadual válida só para as linhas regionais que garante o acesso ilimitado aos trens por um dia. O Ticket não é um dos mais baratos, porém, se você for em turma vai economizar dividindo o valor do ticket que custa:

1 pessoa: 22 euros/ 2 pessoas:  26 euros / 3 pessoas: 30 euros / 5 pessoas: 38 euros/ Entendeu? Indo em turma, paga-se mais barato.

O ticket é valido das 9h às 3am, de segunda a sexta. E o dia inteiro, até a meia noite, nos finais de semana.

Nas maquininhas na estação de trem:

– Escolha a opção Munchen Hbf (terminal central de Munique) para Fussen.

– Escolha o horário da partida (tem partidas a cada 1hora).

– Fique atento, pois os trens para Fussen são intercalados, um com baldeação e outro direto! Nem precisa dizer que o direto já ameniza a tensão de ficar de olho na estação da troca!

Outra dica preciosa é bookar o ingresso para o Castelo pela net (12 euros)! As filas são imensas e os tours, organizados por línguas. Então, para evitar chegar lá e ter que esperar 1h30 pelo próximo tour na sua língua, melhor comprar a entrada e já saber exatamente o horário do tour guiado.

PS.: O acesso ao interior do castelo só é possível com guia. E já vá se preparando… não pode nada. Comer, fotografar, usar celular, e blablablabla!!

Apesar de todo esse trampo para chegar ao Neuschwanstein, o passeio é encantador. Além do castelo, o local é repleto de lojas de souvenirs, cafés e possui um lago belíssimo. Sem falar na paisagem linda dos alpes suícos… sim… porque Fussen está bem perto da divisa com a Suíca!!! Dá até para fazer um 2×1 :)!

Como eu disse lá em cima, chegar a esses lugares de desejo nem sempre é tão simples!

Quanto custa um intercâmbio?
Não somos uma agência, mas te conectamos
com prestadores de serviço para comparar
e escolher o que faz mais sentido pra você.
Eu quero →
Ávany França

Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Posts Relacionados

84% dos moradores da Irlanda estão preocupados com a crise do custo de vida, aponta pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Ipsos B&A para a Comissão Irlandesa de Direitos Humanos e Igualdade…

16 de setembro de 2025

Como tirar carta de motorista na Irlanda?

Motoristas estrangeiros de fora da União Europeia tem um “atalho” na hora de tirar carta…

16 de setembro de 2025

Qual a melhor época para visitar a Europa?

Quem não quer visitar a Europa, pelo menos, uma vez na vida? O Velho Continente…

16 de setembro de 2025

Prefeitura de Dublin deve instalar 300 abrigos comunitários para manter bicicletas mais seguras

O Dublin City Council anunciou a instalação de cerca de 300 abrigos para bicicletas —…

15 de setembro de 2025

É preciso tomar vacinas para viajar à Irlanda?

Será que é preciso vacinas para viajar à Irlanda? Bom, quando um intercâmbio é planejado,…

14 de setembro de 2025

Como conseguir trabalho no exterior para maiores de 50 anos?

A busca por emprego é, em geral, um grande desafio para os brasileiros. Se, para…

14 de setembro de 2025