Ocean blue glitter texture close up, macro shot of shimmer background
A proibição de determinados produtos que contêm glitter entrou oficialmente em pleno vigor em toda a União Europeia após a adoção de medidas que restringem a adição intencional de microplásticos em linhas de beleza e cosméticos.
A legislação química da UE, conhecida como REACH, tem como objetivo reduzir as emissões de microplásticos intencionais, que são partículas insolúveis e resistentes à degradação com menos de cinco milímetros.
Desde 17 de outubro de 2023, o glitter que contenha microplástico está proibido em 27 países europeus. No entanto, isso não significa que todo o brilho está desaparecendo das prateleiras.
A legislação afeta produtos feitos de plástico não biodegradável e insolúvel. Alternativas amigáveis ao meio ambiente, como brilho biodegradável, solúvel, natural ou inorgânico, podem continuar sendo vendidas.
Produtos com microplástico serão banidos da UE.
O glitter e cosméticos contendo brilho que tenham microplástico serão vendidos até o final dos períodos de transição específicos:
Apesar da proibição, os varejistas estão autorizados a vender seu estoque remanescente de brilho e produtos que o contenham.
Estima-se que a proibição do brilho da UE evite a liberação de cerca de meio milhão de toneladas de microplásticos no meio ambiente, tendo um impacto positivo no planeta e possivelmente na saúde humana.
Um mapeamento exclusivo feito pelo G1 revelou a presença do PCC (Primeiro Comando da Capital),…
A brasileira Isadora Petinari, do bar 9 Below, em Dublin, foi coroada “Bartender do Ano”…
Com suas paisagens dramáticas, penhascos icônicos e rotas históricas, a Irlanda é um dos destinos…
O supermercado Lidl, um dos mais populares na Europa, está com uma sessão especial com…
A goiana Camila Souza Otoni, de 22 anos, foi eleita Miss Brasil Europa 2025, em…
A capital irlandesa se prepara para o Dublin Pride Festival, que neste ano marca 10…