Curiosidades

Old Irish Goats: cabras ancestrais combatem incêndios na Irlanda

Elas têm pelos longos e chifres fartos e caminham em montanhas como se andassem em nuvens. As chamadas Old Irish Goats (ovelhas ancestrais irlandesas) dominaram a Irlanda até o século 20, quando outras raças começaram a surgir, levando-as à quase extinção.

As Old Irish Goats foram utilizadas como fonte de leite, carne, couro, além da utilização dos chifres e dos pelos desde a construção das tumbas megalíticas até os celtas e os vikings.

Em 2021, depois de ter sido quase extinta, a antiga raça de cabras irlandesas começou a ter um papel fundamental na luta contra incêndios na montanha de Howth, a vila de pescadores no condado de Fingal. Dois anos depois, em 2023, o projeto incluiu mais 37 cabras bebês para ajudar na ação.

Vamos explicar como está funcionando o projeto e a história dessa raça centenária de cabras irlandesas.

Continua após a publicidade

Como as cabras ancestrais irlandesas auxiliam nos incêndios

O projeto inovador irlandês utiliza uma técnica simples para impedir que o fogo de alastre nas montanhas de Howth: uma rotina de criação das Old Irish Goats pelos pastos da região. As cabras da antiga raça irlandesa têm a capacidade de controlar a acumulação de mato.

A montanha de Howth, localizada na Baía de Dublin e parte da reserva da biosfera da Unesco, sofre com incêndios sazonais todos os anos. Foi então que o Conselho do Condado de Fingal, em parceria com a Old Irish Goat Society, resolveram montar um projeto de de pastagem de conservação, em 2021.

Leia também: Irlanda: tudo o que você precisa saber sobre o país

Howth ficou quase um século sem o pastoreio de cabras

O projeto começou com 25 cabras da raça Old Irish Goat e 37 foram adicionadas em 2023 para o pastoreio em Howth. Foto: Divulgação

Foram 25 cabras, originárias do rebanho nacional em Mulranny, Co Mayo, que chegou a ser o último habitat da espécie na ilha,  introduzidas em 2021 em Howth. Agora, em 2023, mais 37 foram adicionadas à orda. 

O projeto utiliza métodos tradicionais de manejo, com pastor de cabras e cães pastores. Também utiliza o sistema norueguês “No-fence”, que emprega rastreamento por GPS para definir áreas de pasto sem cercas.

Com o projeto, as cabras voltam à Howth Head após quase um século sem a presença do animal no local, desempenhando um papel importante no manejo do crescimento do pasto, reduzindo o risco de incêndio.

Pastora é contratada para cuidar do rebanho

Para cuidar do rebanho, a pastora Melissa Jeuken foi contratada e disse que seu trabalho não afetará a visita de turistas no popular local de beleza.

“Estamos lembrando o público de manter seus cães na coleira e pedir que você, por favor, não alimente as cabras se as encontrar. Você pode e deve continuar visitando este lugar incrível e desfrutando dos percursos pedestres e da paisagem que Howth tem a oferecer”, disse.

Leia também: 5 caminhadas perfeitas para um dia de verão em Dublin

O que são as Old Irish Goats?

Cabras da antiga raça irlandesa vão controlar o mato da montanha de Howth, ajudando no controle de incêndios. Fotos: Divulgação

De acordo com a Old Irish Goat Society, os rebanhos das antigas cabras irlandesas foram vendidos e enviados para a Inglaterra, País de Gales e Escócia durante o século XIX e início do século XX por conta da fama de ser uma cabra muito resistente.

Em 1908, havia cerca de 250 mil cabras dessa raça antiga na Irlanda. O animal domesticado, porém, chegou perto da extinção no início dos anos 1990. Tudo porque outros tipos de cabra, consideradas raças melhores por conta do tipo de pelo, leite mais farto e sem grandes chifres acabaram substituindo as Old Irish Goats.

Ainda hoje, o número de Old Irish Goats na Irlanda não é conhecido, mas sabe-se que elas estão em número cada vez menor, sendo encontrados apenas em rebanhos selvagens espalhados.

A The Old Irish Goat Society luta para que a extinção não aconteça e realiza atividades, eventos e recebe doações para manter o projeto.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024