De 17 a 19 de outubro, Dublin volta a receber o Open House, festival anual de arquitetura que abre gratuitamente ao público alguns dos edifícios e espaços mais emblemáticos da cidade.
O evento, organizado pela Irish Architecture Foundation, chega à sua 20ª edição com o tema “Future Heritage” (Patrimônio do Futuro), propondo uma reflexão sobre como a arquitetura pode ser preservada, reinterpretada e adaptada para as próximas gerações.
Com centenas de atividades espalhadas pela cidade, desde tours guiados até palestras e exposições, a programação oferece acesso privilegiado a locais que normalmente permanecem fechados ou que tem um preço alto de ingresso.
A seguir, destacamos alguns dos roteiros:
Dublin General Post Office está entre os prédios abertos durante o Open House Dublin. Fotos: Unsplash
Um dos edifícios mais simbólicos de Dublin, tanto arquitetonicamente quanto politicamente — papel central no Levante da Páscoa de 1916. Aberto para tours especiais nesta edição.
18 de outubro, vários horários
Um encontro entre passado e inovação. O público poderá percorrer a icônica biblioteca do século XVIII, incluindo o Long Room, um dos espaços mais fotografados da Irlanda, antes de conhecer o novo Red Pavilion, espaço contemporâneo que abriga experiências digitais.
Destaque também para a instalação Gaia, do artista Luke Jerram, uma escultura iluminada da Terra que evoca a fragilidade do planeta.
18 de outubro, às 11h
Com mais de 800 anos de história, a Catedral de São Patrício abre áreas raramente acessíveis. O tour leva os visitantes até a torre e o telhado, de onde é possível admirar vistas únicas de Dublin, ao mesmo tempo em que se explora a engenharia e a arquitetura gótica da construção.
17 e 18 de outubro, às 13h30 e 15h
Residência oficial do Presidente da Irlanda, no coração do Phoenix Park, o palácio abre suas portas em visitas guiadas que revelam salões estatais, jardins formais e a história política do edifício.
Construído no século XVIII, Áras an Uachtaráin combina elegância georgiana e importância institucional.
19 de outubro (diversos horários)
Sede do museu que narra as origens vikings e medievais da cidade, o Synod Hall será explorado em um tour especial.
O roteiro destaca o papel do edifício na história da Christ Church, sua utilização em eventos do levante de 1916 e até fases mais recentes, quando chegou a ser usado como casa noturna nos anos 1980.
19 de outubro, às 14h30
Um dos espaços mais carregados de simbolismo histórico da Irlanda, a antiga prisão de Kilmainham será palco de visitas guiadas durante o festival. Inaugurada em 1796, a prisão abrigou criminosos comuns, mas também figuras centrais na luta pela independência do país.
O tour conduz os visitantes por suas alas georgianas e vitorianas, passando pela capela e pelo Stonebreakers Yard, onde foram executados líderes do Levante da Páscoa de 1916.
18 e 19 de outubro, às 11h
Os bastidores de uma das salas de cinema mais queridas da cidade, com foco nos equipamentos e na arte da projeção.
18 de outubro, às 16h30
Passeio dedicado à leitura arquitetônica de uma das catedrais mais importantes da Irlanda, desde suas bases medievais até as intervenções vitorianas.
18 e 19 de outubro, às 14h
Ingressos: todas as atividades são gratuitas, mas grande parte exige reserva antecipada pelo site openhousedublin.com, onde também está a programação completa.
Galway é uma das cidades mais simpáticas da Irlanda. Diferente da capital Dublin e de…
Chegou a hora de escrever para os boêmios. Em Dublin, o destaque da noite fica…
A inflação nos preços de supermercado na Irlanda avançou para 6,3% no período de 12…
O valor do intercâmbio vai depender muito do tempo de duração, tipo de programa, cidade…
Muita gente se pergunta qual intercâmbio cabe no seu bolso. Afinal, explorar novas culturas através…
Se você está planejando estudar inglês na Irlanda e busca uma experiência diferente de Dublin…