Categories: Notícias

Para proteger estudantes governo anuncia novas regras a partir de 2015

No último mês de abril o clima de insegurança tornou-se uma infeliz realidade para brasileiros e estudantes de outras nacionalidades não europeias, residentes ou a caminho da Irlanda. O fechamento de várias escolas, assim como a falta de um posicionamento claro dos órgãos responsáveis deixaram muitos estudantes apreensivos sobre a Irlanda enquanto destino para aprimorar o inglês.

Quatro meses mais tarde o governo vem a público reforçar o comprometimento com os estudantes estrangeiros e, mais que isso, deixar claro que não serão aceitas situações dúbias ou escolas que “facilitem” a estada desses estudantes no país para outros fins. As novas regras, que foram anunciadas na última terça-feira e entram em vigor em janeiro de 2015, são claras e devem promover uma reviravolta no setor estudantil.

Encabeçada pelas ministras da Justiça e da Educação, Frances Fitzgerald e Jan O’Sullivan, a Reforma Regulatória do Setor de Educação Internacional e do Regime de Imigração Estudantil, voltada para todos os estudantes não europeus, terá três objetivos principais: proteger os estudantes, apoiar as instituições de ensino de alta qualidade e reprimir o abuso no mercado de trabalho e da imigração ilegal.

Desde o caos causado pelo fechamento das escolas no primeiro semestre, o governo irlandês vinha adotando medidas paliativas para dar suporte aos estudantes afetados pela crise. Uma delas foi a criação de um grupo de força tarefa, que surgiu com o intuito de gerar o máximo de esclarecimento possível para os estudantes estrangeiros prejudicados, assim como providenciar o remanejamento para outras instituições.

Continua após a publicidade

A fiscalização por parte do governo também ficou mais rigorosa a fim de checar a situação de todas as escolas de línguas estabelecidas no país. E, de acordo com as ministras responsáveis pela reforma, isso deve continuar daqui para frente.

Por enquanto a certificação que garante a qualidade das instituições de ensino no país continua sendo a Advisory Council for English Language Schools (ACELS). Ainda não há informações se esta certificação mudará com a reforma, mas é possível que haja alguma alteração.

Os três principais pilares da reforma são:

1. Apenas as instituições educacionais regulamentadas e certificadas pelo governo estarão aptas a fornecer a carta para o visto. Os programas deverão ser credenciados e cumprir com todas as exigências de qualidade

Antes, a creditação era opcional, de modo que mesmo as escolas não credenciadas podiam fornecer a carta para o visto de estudante. Agora ela passará a ser um requisito básico.

2. Será implantado um regime de inspeção reforçado para monitorar a qualidade da educação e o cumprimento dessas exigências

Com o crescimento da procura pelas escolas de idiomas no país, o sistema acabou inflando e o governo pareceu não ter conseguido manter o controle de qualidade e, principalmente, promover a fiscalização das instituições. Com as novas medidas e a creditação sendo obrigatória, o governo passará a ter maior controle e a fiscalização do sistema será mais eficaz, evitando, assim, fraudes e abusos.

3. O governo padronizará a permissão de trabalho de forma a impedir abusos com relação à carga horária

Atualmente os alunos que possuem visto de um ano de estudo têm permissão para trabalhar 20 horas semanais durante o curso e 40 horas semanais no período de férias. Este prazo é determinado pelas escolas, já que os cursos iniciam todas as semanas. A partir de 2015 isso mudará: o estudante continuará com o direito de estudar 20 horas durante o curso, porém, só será permitida a carga horária de 40 horas semanais durante os meses de maio, junho, julho e agosto (período de férias escolares e temporada de verão na Europa), além do período de 15 de dezembro a 15 de janeiro (recesso de  final de ano).

O setor de imigração estudantil internacional gera mais de 800 milhões de euros para o país e o governo reconhece que manter a qualidade é fundamental, além de observar a importância de estabelecer a Irlanda como um dos principais centros de ensino internacional da Europa.

O que muda para os estudantes?

Por ora, nada. Isso por que as medidas entrarão em vigor apenas em janeiro de 2015. Todavia, é necessário ficar atento! O conselho vale especialmente para aqueles estudantes que já se encontram matriculados em escolas irlandesas.

Todavia, é preciso ficar atento a duas questões: como saber se a escola já possui a creditação exigida pelo governo (ACELS) e, caso não possua, se é possível que a escola consiga atender às exigências governamentais até janeiro.

Cabe a cada estudante prestar muita atenção a esses dois questionamentos básicos, pois a nova regulamentação certamente promoverá um novo burburinho no sistema e outras escolas deverão fechar.

Para quem já possui programas comprados e datas definidas para o embarque, o conselho é que verifique junto com a agência a situação da escola escolhida para evitar problemas frente à nova regulamentação.  Nós sempre ressaltamos aqui no E-Dublin, em matérias anteriores, que a certificação do ACELS era um plus na hora de escolher uma escola, mas a partir de janeiro isso muda completamente e a certificação será item obrigatório para quem quiser entrar na Irlanda com o visto de estudante.

Haverá mais mudanças?

Possivelmente sim. Assim como aconteceu em 2011, quando ocorreram mudanças circunstanciais nas regras de imigração, outras novidades foram surgindo alguns meses mais tarde, e dessa vez não será diferente. O próprio documento oficial do governo cita que algumas questões, tais como taxas estudantis e requerimentos para vistos, também estão sendo revistas e serão informadas futuramente.

Além das regras ligadas diretamente à regulamentação das escolas de línguas, o governo também cita possíveis mudanças na regulamentação do trabalho como Au Pair, uma vez que esse tipo de emprego é um dos mais comuns na rotina dos estudantes estrangeiros que optam pelo país.

A fiscalização das novas regras será feita a partir de um grupo especial de trabalho, que terá foco no funcionamento das instituições de ensino e no cumprimento das exigências da permissão de trabalho para os estudantes. O grupo será composto pelos departamentos de Justiça, Igualdade, Educação e Habilidades.

A nota divulgada pelo Serviço Irlandês de Naturalização e Imigração foi publicada no próprio site e está disponível para todos. O documento completo com todos os tópicos da nova regulamentação está disponível no site do Ministério da Educação.

Este texto foi revisado por Camilla Gómez em Setembro/2014.

Júlia Paniz

Formada em Jornalismo, trabalhou com assessoria de imprensa, mídias sociais e telejornalismo. Saiu de Blumenau, Santa Catarina, para estudar inglês em Dublin, na Irlanda, mas descobriu que aprenderia muito mais que apenas um novo idioma. É apaixonada por fotografia, livros, viagens e novas culturas.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024