Notícias

Pelé na Irlanda: mídia relembra visitas do jogador ao país e presidente lamenta sua morte

O mundo todo tem repercutido com tristeza a morte de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, aos 82 anos, nesta quinta-feira, 29 de dezembro de 2022. Na Irlanda não é diferente.

Pelé estampou as capas dos principais jornais locais. Além disso, em depoimento, o presidente da Irlanda, Michael D. Higgins, também lamentou a morte do ídolo do futebol.

Pelé esteve diversas vezes na Irlanda. A imprensa relembrou um jogo histórico do Santos em 1972, em Dublin, mas também a última passagem dele ao país em 2009, para arrecadar dinheiro para um hospital infantil de Curitiba.

Presidente da Irlanda publicou foto com Pelé

Presidente da Irlanda, Michael D. Higgins, e Pelé, em 2013. Foto: Divulgação

O presidente da Irlanda, Michael D. Higgins, publicou uma foto e afirmou que teve “o prazer de conhecer Pelé em diversas ocasiões nas décadas de 1980 e 1990 e nosso último encontro foi em uma visita de trabalho ao México, em 2013, em Guadalajara”.

“Em cada uma de nossas reuniões, ficava impressionado com a mesma sensação de alegria com que ele enfeitava o campo de futebol”, disse.

Continua após a publicidade

Higgins disse que é “particularmente comovente que Pelé tenha morrido logo após a Copa do Mundo, aquele grande palco que ele agraciou como nenhum outro”.

“Seu nome será para sempre sinônimo do próprio futebol, como talvez o maior jogador de todos os tempos. Além de seu notável talento e recordes de gols marcados, a pura alegria com que ele abraçou o jogo continuará a inspirar e trazer pessoas para o esporte nas próximas gerações.”

RTÉ publica vídeo de Pelé jogando em Dublin, em 1972

Cerca de 30 mil torcedores foram ao Dalymount Park para ver Pelé jogar com o Santos Futebol Clube contra um time irlandês formado por jogadores da Liga da Irlanda, com membros dos times Bohemians e Drumcondra. A partida aconteceu em 26 de fevereiro de 1972.

A gravação do jogo foi filmada para o programa esportivo da RTÉ ‘Sports Final’, disponível pela emissora online no RTÉ Archive!

O Santos FC venceu por 3 a 2, mas apesar de cinco gols, os jornais descreveram a partida como decepcionante, com o time brasileiro parecendo “letárgico”. Alcindo fez o gol da vitória no último chute da partida.

Entre os visitantes do vestiário do Santos estava o primeiro-ministro irlandês da época, Jack Lynch, que pediu um autógrafo a Pelé.

Pelé fazia visitas frequentes à Irlanda

Há vários registros ainda de Pelé na Irlanda em outros anos. O perfil oficial do Aeroporto de Dublin, no Twitter, postou uma série de fotos do jogador no local em 1979.

A última visita de Pelé à Irlanda foi em novembro de 2009, organizada pelo escritor de Derry, Don Mullan, como parte do evento “Goals For Life”, criado pelo jogador, para arrecadar dinheiro para o Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba.

A campanha procurou 40 escolas irlandesas para arrecadar € 2.000. Em troca, as escolas receberam uma medalha especial criada pela casa da moeda brasileira para marcar o aniversário do gol de Pelé.

Pelé também fez uma aparição no Late Late Show, com Pat Kenny, em 2006, promovendo sua autobiografia recém-lançada. Na ocasião, fez uma sessão de autógrafos na livraria Easons, na O’Connell Street, em Dublin.

Mídia irlandesa destaca reinado de Pelé

Os jornais irlandeses estamparam a notícia da morte de Pelé na capa de seus portais, na noite de quinta-feira.

“Com habilidades sublimes e um sorriso cativante, ele ajudou a tornar o futebol o esporte mais popular do mundo e encantou papas, presidentes e estrelas de Hollywood em uma carreira de sete décadas como jogador e embaixador do esporte”, disse o jornal Irish Times.

A RTÉ afirmou que Pelé foi a primeira estrela mundial. “Pelé foi um artilheiro prodigioso de gols e é creditado com 1.281 deles ao longo de sua carreira pelo site oficial da FIFA.”

Veja mais publicações sobre o Pelé na Irlanda:

Quanto custa um intercâmbio?
Não somos uma agência, mas te conectamos
com prestadores de serviço para comparar
e escolher o que faz mais sentido pra você.
Eu quero →
Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Plano de ‘modernizar’ St Stephen’s Green Shopping é rejeitado em Dublin

O ambicioso plano de €100 milhões para transformar o tradicional St Stephen’s Green Shopping Centre,…

31 de julho de 2025

Agenda de shows brasileiros na Irlanda 2025: artistas já está confirmados no país

Já é tradição, a agenda de shows brasileiros na Irlanda fica a cada ano mais…

31 de julho de 2025

Refúgio de contemplação na Irlanda mistura natureza e arte em Wicklow

Você sabia que existe um jardim dedicado à apreciação de esculturas indianas no coração do…

30 de julho de 2025

Parque em Wicklow tem torre de madeira e caminhada sobre o topo das árvores

A prática do arvorismo é bastante popular nos parques da Irlanda, mas o Avondale Forest…

30 de julho de 2025

Bairros de Dublin terão cortes no abastecimento de água durante feriado prolongado para reparos

A empresa Uisce Éireann, responsável pelo abastecimento de água na Irlanda, anunciou que partes de…

30 de julho de 2025

UE inicia fim da regra dos 100ml para líquidos em bagagem de mão em aeroportos

Uma das restrições mais incômodas para passageiros de avião na Europa está chegando ao fim.…

30 de julho de 2025