The River Liffey, the Samuel Beckett Bridge and the building on the waterfront near the Convention Center - Dublin city center in the Republic of Ireland.
A economia irlandesa apresentou um crescimento maior do que o esperado no terceiro trimestre de 2024, impulsionada pela retomada das exportações multinacionais, segundo o Central Statistics Office (CSO).
O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,5% entre julho e setembro, uma revisão positiva em relação à estimativa anterior de 2%.
Irlanda teve crescimento de 3,5% entre julho e setembro segundo CSO. Foto: Envato
Embora os resultados do terceiro trimestre indiquem um desempenho econômico robusto, desafios persistem.
Os riscos externos, particularmente relacionados à dinâmica do comércio global, exigirão monitoramento cuidadoso enquanto a Irlanda enfrenta um cenário econômico cada vez mais incerto.
Apesar do crescimento no terceiro trimestre, o PIB acumulado dos primeiros nove meses do ano registrou uma contração de 1,7% em comparação ao mesmo período de 2023.
Isso reflete distorções estatísticas ligadas à fabricação por contrato no setor multinacional.
Um indicador mais preciso da atividade econômica interna, cresceu 1,3% no terceiro trimestre e acumulou alta de 3,1% no ano.
O setor industrial altamente globalizado, incluindo o farmacêutico, cresceu 14%, enquanto o setor de informação e comunicação registrou alta de 6,3%. No entanto, setores voltados ao mercado doméstico, como distribuição, transporte, hotéis e restaurantes, tiveram uma leve queda de 0,3%.
O Ministro das Finanças, Jack Chambers, destacou a natureza abrangente do crescimento, com o consumo das famílias aumentando 1,7% e o investimento modificado crescendo 10,4%.
A compensação aos empregados também subiu 3% nos primeiros nove meses do ano.
“Esse crescimento sólido reflete a força do nosso mercado de trabalho e o desempenho robusto do Tesouro,” afirmou Chambers.
Exportações foram responsáveis pelo crescimento do país. Foto: Envato
A economia irlandesa, focada em exportações, permanece vulnerável às incertezas econômicas globais, incluindo tarifas potenciais dos EUA sobre importações da Europa, Canadá, México e China.
Essas medidas podem prejudicar significativamente o comércio transatlântico, representando uma ameaça ao crescimento da Irlanda.
O consumo pessoal de bens e serviços caiu 0,2% no terceiro trimestre. As exportações líquidas registraram queda de 26,9%, equivalente a uma redução de €16,6 bilhões.
Setores domésticos, como a construção civil, mostraram resiliência, crescendo 3,5%.
Belíssimos campos de flores amarelas atraem a atenção de irlandeses e turistas, inclusive brasileiros, durante…
Morar em outro país, seja para estudar ou trabalhar, demanda uma série de situações adversas.…
O uísque irlandês mais antigo já engarrafado foi lançado neste mês de abril e promete…
Quando começamos a falar sobre intercâmbio na Irlanda ou sobre viajar para fora do país, uma das…
Não é difícil encontrar os famosos símbolos celtas ao caminhar por ruas centrais de cidades…
Se você já começou ou está começando sua busca por emprego no exterior, provavelmente deve…