Categories: AlimentaçãoSaúde

Por que é tão difícil manter a boa forma no inverno?

Manter a boa forma não é nada fácil, principalmente no inverno. O frio chega e junto vem aquela preguiça. A única inspiração real é a de ficar debaixo do edredom, dormir e comer. A vontade de praticar exercícios físicos nesta estação gelada passa longe.

Entenda o porque é tão difícil praticar exercícios físicos no inverno. © Dmitrybakulov | Dreamstime.com

O aconchego do lar fala mais alto em muitos momentos. Sair de casa? Só se for realmente necessário. Não estranhe a falta de motivação e energia, você não está sozinho. Isso também decorre da falta de luminosidade. A falta de luz solar, afeta a produção natural da serotonina, ligada ao bem-estar. Para quem reside no exterior isso pode ser ainda mais dramático, pois o organismo também estará se adaptando a novo realidade e com isso, algumas pessoas podem até sofrer com a depressão de inverno, conhecida como SAD.

Mas por que será que o aumento de peso nesta estação é tão alto?  Uma coisa você pode ter certeza! A falta de movimentação do corpo tem uma grande parcela  nisso. O outro fator de grande impacto é a necessidade de alimentar o corpo com mais energia para manter a temperatura natural do corpo (36°C). O consumo de alimento produz energia, que produz calor para o corpo, esse processo chama-se termogênese.

A matemática é simples: Você ganha mais peso, devido ao consumo maior de calorias. E por outro lado. A falta de mobilidade,  te impede de gastar essas calorias em excesso.

Continua após a publicidade

Crie estratégias para driblar o frio

Fique atento, o seu corpo vai pedir por mais calorias no inverno.© | Dreamstime.com

A nutricionista e coaching alimentar Lisiane Giusti explica: “Comemos mais nesta época do ano e, para manter o corpo aquecido, trocamos os alimentos frios,  por mais calóricos, a exemplo das massas e chocolates quentes.” Você certamente substituirá as saladas e os alimentos crus, por opções mais quentes, como sopas cremosas, por exemplo. Assim, é importante fazer escolhas conscientes.

Giusti relata que para manter o peso em ordem no inverno, é necessário criar uma rotina, e para deixar a consciência menos pesada em relação ao peso, é fundamental também a pratica de exercícios físicos.

A dica é: Tente encontrar algo viável, uma academia próximo de casa, do trabalho ou da escola. Porém, além da localização fácil, você vai precisar de disciplina.” Vale lembrar também, que a pratica de ter uma alimentação saudável tem que estar presente em todas as estações do ano.

5 alimentos saudáveis para o inverno

Tenha em mente que o corpo funciona em sincronicidade com a natureza, então se beneficie dos alimentos da época. A estratégia é fazer escolhas conscientes. No caso das frutas, por exemplo, morango e laranja são boas escolhas. O primeiro tem valor calórico baixo, e a laranja é rica em vitamina C.  Como já sabemos, aqui na Irlanda o consumo da batata é alto, para ajustar a sua necessidade calórica, opte pela batata doce, que te fornecerá energia, mas é mais saudável que a demais.  Abaixo listamos mais algumas opções de substituições.

Invista nos alimentos da época e escolhas saudáveis no inverno. © Nikola Mitric | Dreamstime.com

Castanhas: Macadâmia, castanha do para, castanha de caju, pinhão, pistache, nozes, avelãs e amêndoa. São fontes de ômega 3

Frutas secas:  Damasco, uva passa, ameixa e figo. São boas opções para a alimentação, porém o cuidado com a quantidade, pois eles são bem calóricos.

Pipoca: Opte por aquela feita em casa, pois ela é mais saudável.

Mini cenoura: Prepare mini porção, além de ser gostosa é muito saudável.

Sopas e caldos: Ideal para o inverno,  não esqueça de combinar sempre legumes e verduras de sua preferência com uma fonte de carboidrato, além da proteína, para deixar a sua sopa ou caldo mais gostosa e completa.

A fórmula para sobreviver ao inverno sem problemas com excesso de peso é investir em atividade física em ambientes fechados, evitar os exageros e tentações alimentares e buscar por alimentos que te forneçam energia, mas que também são fontes saudáveis.

Colaborador E-Dublin

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024