A icônica escultura tecnológica conhecida como The Portal, em Dublin, integra uma rede internacional que já conta com instalações em Vilnius (Lituânia), Lublin (Polônia) e Filadélfia (EUA).
A transmissão ao vivo entre essas localidades alterna a cada três minutos, oferecendo aos visitantes uma experiência única de interação multicultural.
Segundo o Portals.org, responsável pela tecnologia, em breve, uma nova instalação será inaugurada no Piauí, Brasil. A data de início das transmissões não foi informada.
“Estamos criando uma obra de arte global inédita, que convida pessoas a se conectarem através de línguas universais como sinais, música e alegria”, disse Joseph Callahan, membro da equipe central da Portals.org.
Criado na Lituânia, o Portals.org visa construir pontes culturais entre comunidades globais. Desde sua inauguração em 2021, o projeto tem promovido conexões humanas acima de fronteiras e preconceitos, oferecendo uma experiência visual e emocional poderosa de pertencimento global.
Portal de Dublin ligará espectadores com outros portais além de Nova York. Foto: Divulgação/portals.org
Para evitar comportamentos indesejados (veja mais abaixo), o Portal fez alterações. Agora, um recurso de desfocagem automática da câmera é acionado caso alguém tente se aproximar demais.
Além disso, horários de funcionamento foram estabelecidos, operando das 11h às 18h em Dublin e das 6h às 16h em Nova York.
Instalação fica instalada na O’Connell Street do meio de maio até o outono. Foto: Divulgação
O portal virtual que liga Dublin e Nova York por meio de uma tela online 24 horas ficou suspenso temporariamente após menos de uma semana em operação devido a episódios de “comportamento inadequado”.
A escultura tecnológica, inaugurada em 8 de maio de 2024, proporciona uma transmissão ao vivo contínua em telas circulares nas duas cidades, permitindo uma conexão em tempo real entre os moradores de Nova York e Dublin.
No entanto, o projeto foi interrompido após alguns usuários utilizarem o espaço para exibir palavrões, gestos ofensivos e até ficarem nus.
O episódio mais chocante, no entanto, ocorreu quando um adolescente subiu na escultura em dublin e usou o celular para mostrar imagens dos ataques de 11 de setembro aos espectadores que estavam em Nova York.
Por outro lado, em Nova York, uma adolescente causou polêmica ao mostrar os seios para quem acompanhava o portal em Dublin.
O Conselho Municipal de Dublin desligou temporariamente a instalação para tratar problemas.
Os organizadores destacaram que a “grande maioria dos visitantes se comportou de maneira adequada e apreciou o sentimento de alegria e conexão que essa obra de arte pública busca inspirar.”
O comportamento inadequado dos espectadores foi notícia em boa parte do mundo, inclusive em sites brasileiros.
Uma pesquisa realizada pela Ipsos B&A para a Comissão Irlandesa de Direitos Humanos e Igualdade…
Motoristas estrangeiros de fora da União Europeia tem um “atalho” na hora de tirar carta…
Quem não quer visitar a Europa, pelo menos, uma vez na vida? O Velho Continente…
O Dublin City Council anunciou a instalação de cerca de 300 abrigos para bicicletas —…
Será que é preciso vacinas para viajar à Irlanda? Bom, quando um intercâmbio é planejado,…
A busca por emprego é, em geral, um grande desafio para os brasileiros. Se, para…