Categories: Trabalho na Irlanda

Posso ser manicure na Irlanda?

Será que eu posso atuar como manicure na Irlanda? Crédito Shutterstock

A área de estética tem seu espaço reservado na Europa. Engana-se quem diz que elas não gostam de se cuidar – basta olhar para as garotas irlandesas e perceber que de maquiagem e unhas de gel, elas entendem. As famosas unhas de Shellac são sucesso por aqui.

Se você já trabalha como manicure ou em qualquer área de estética no Brasil e sonha em realizar um intercâmbio, saiba que a vaidade das brasileiras pode ser uma grande aliada na sua decisão. E você pode, inclusive, angariar clientes de outras nacionalidades, que adoram o fato de fazermos tudo bem feitinho – temos nossas particularidades, como o jeito de tirar a cutícula, por exemplo.

Quem é que não gosta de fazer as unhas todos os finais de semana?

Por aqui, apesar dos “subempregos” que detonam as nossas mãos e do controle de gastos – que seguimos a risca, salvo quando vemos a palavrinha SALE, haha! – muitas não abrem mão de ter suas unhas bem feitas.

Continua após a publicidade

Quanto custa uma manicure?

Não vá achando que o investimento é barato. Pé e mão saem entre 15 a 30 euros, dependendo de cada manicure. Sem contar que, na maioria das vezes, elas atendem em domicílio, ou seja, em casas e espaços muitas vezes limitados ou apertados. Isso influencia no preço.

A profissão é legal?

Nos salões, a profissão aqui chama-se Nail Technician. Para trabalhar, você precisará fazer um curso que te garantirá um certificado chamado “ITEC Certificate in Manicure & Pedicure”. Em uma rápida pesquisa pelo termo no Google é possível encontrar algumas escolas e instituições que dão o curso. É preciso levar em conta que praticar a profissão por conta própria sendo estudante pode ser ilegal, pois não há regulamentação para ser um profissional autônomo com esse tipo de visto.

Há tempos, quando era mais fácil conseguir o visto de trabalho por esses lados, muitas brasileiras tentaram sua sorte e hoje são profissionais de sucesso na Ilha. Elas possuem o curso que é necessário para ser autônoma e inclusive trabalham em salões renomados ou tem seu próprio espaço.

É claro que sabemos que nem todo mundo segue isso à risca, assim como outras profissões autônomas por aqui – principalmente para quem já tem um conhecimento prévio e precisa de um trabalho. Por isso, é necessário conhecer as informações e ter todos os cuidados para evitar riscos.

O que as clientes prezam muito por aqui são as pessoas que atendam em casa, que sejam ágeis e, principalmente, que marquem o horário e apareçam!

E a concorrência?

O fator higiene deve ser levado em consideração quando se escolhe uma profissional. Foto: Shutterstock

Um problema comum no mundo da beleza tem sido a falsa percepção na valorização do trabalho. Muitas pessoas pensam que ao conseguir fazer a própria unha ou a própria sobrancelha, se depilar ou cuidar do cabelo, estão aptas a prestar serviços que envolvem muito mais que isso.

Sabia que um vírus de hepatite C pode sobreviver por até 7 dias em uma toalha?

Não é brincadeira trabalhar com materiais de beleza.

Stefane Dantas, que já era profissional no Brasil e mudou-se pra cá em 2013, disse que viu a concorrência aumentar muito e o fator da higiene e a mão de obra a baixíssimo valor levam as pessoas a achar que estão ganhando, mas na verdade podem estar colocando a saúde em risco. Esse fator, para ela, é a coisa mais complicada ao se encarar a profissão por aqui. Mas ela ama o que faz e tem um público bem fiel.

Manicure há 14 anos, Patrícia Marques afirmou que desde quando chegou não ficou sem trabalhar e que 80% do seu público é brasileiro. “As brasileiras são, sem dúvidas, as mais exigentes, sabem o que querem e como querem”, contou. Para ela, não falta espaço, o que falta é responsabilidade com o cliente.

Até porque uma cliente sempre pode se tornar uma amiga. E ninguém quer deixar uma amiga na mão.

Vale a atenção

É claro que querer dar um up em sua renda é ótimo, mas oferecer serviços sem responsabilidade vai além do limite.

Vale lembrar da importância das luvas e de sempre usar seu próprio material .

Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Thaiz Beltrão

Mineira lá do interior, que precisava ver o mundo com os próprios olhos e embarcou nessa viagem. Jornalista com mais de 20 anos de paixão por livros, história e um coração atleticano. Capricorniana por si só, amante dos causos da vida e das voltas que o planeta dá.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024