Categories: Destinos pela Europa

Pra Onde Ir! (A Jornada do Ano Novo) – Zurique

Desta vez, como havíamos decidido dormir em Munique, pegamos o trem as 6 da manhã assim como fizemos quando indo de Praga para Viena.

Chegamos em Zurique, Suiça, cerca de 10:30 da manhã. Já tínhamos pesquisados e sabíamos que a cidade não era muito grande. No dia anterior, o guia em Munique disse que a a cidade parava aos domingos… para nosso azar, o mesmo acontece em Zurique.

Começamos a andar pelas ruas vazias, estava deprimente. Andamos pelas pequenas vielas, fizemos algumas fotos, e logo a fome começou a rondar, mudamos um pouco a rota para andarmos em direção ao Shopping Center.

Saimos a direita da estação, caminhamos por uma rua principal e encontramos o primeiro ponto turístico, a Sternwarte Urania.

Continua após a publicidade

Seguimos pelas ruelas cheias de pequenas lojas nos deparando com portas e mais portas fechadas. O passeio estava bacana, mas solitário. Todas as lojas de chocolate fechadas. Vimos mais algumas coisas como Augustiner e Framunter Church.

Além de algumas fontes congeladas pelo caminho.

Chegamos a Burkli Platz que fica em frente ao mar de Zurique. Uma estátua de um touro, uns prédios bonitos, o mar, ou seja, uma bela paisagem!

Nessa alturas a fome estava ficando grande, e resolvemos correr em direção ao Shopping Center sem fazer grandes paradas, imaginando que lá tudo estaria aberto. No caminho, três pontos altos: Arboretum Enge, Bahnhof Enge e a Evangelisch-reformierte Kirche Enge (igreja).

Chegamos finalmente ao shopping. No mapa, pela figura, imaginava-se que era um prédio fenomenal, mas não era… e pra piorar, também estava fechado. Alguns restaurantes (extremamente caros) abertos.

Era mais de meio-dia e procurávamos um restaurante e só encontrávamos lugares extremamente caros (como no shopping). Resolvemos olhar no guia e encontramos um restaurante ótimo, ainda caro, mas que valeu a pena. Era uma praca com vários restaurantes, a Paradeplatz. Era o restaurante tradicional mais barato, e mesmo assim, gastamos cerca de €35 por pessoa, com direito a um excelente prato e sobremesa.

Este era nosso companheiro de mesa. Isso, na Suiça, voce divide mesas com pessoas desconhecidas, mesmo em restaurantes chiques.

Quando saímos, mais uma vez, a cidade parecia ter se transformado. O sol surgiu e só foi embora no fim da tarde. Pessoas apareceram pelas ruas e algumas lojas abriram suas portas. Encontramos uma loja onde compramos nossos chocolates, tão caros, que compramos apenas um tira gosto. €20 por uma caixa com 16 trufinhas (deliciosas, mas pequenininhas).

Atravessamos a ponte para realmente vermos a parte mais bonita da cidade. Que começava pela própria travessia.

De cara caimos na Sechselauten Platz, uma praça simples, enfeitada pelo gelo e pelo sol. Subimos até a estação de trem Stadelhofen, um cenário, diferente, urbano, mas muito bonito.

Ao lado da praça ficava um Opernhaus.

O próximo paradeiro era a Grossmunster, um dos pontos altos para mim pois era hora do sightseeing. Subimos na torre (uma pequena escadaria) e de lá tínhamos uma visão privilegiada da cidade. Custou 1 ou 2 francos.

Quando saímos de lá, começamos a andar para a Universidade que também ficava ao lado de um grande hospital, mal sabíamos nós que a caminhada morro acima nos levaria para um sightseeing ainda mais legal. E a Universade, nem era lá grandes coisas.

Para encerrar os passeios mais uma igreja, a Liebfrauen. Bunitinha, chegamos lá ao cair da noite, cansados, esgotados.

Fomos para a rodoviária, ficamos um tempo descansando lá, mas ainda era muito cedo. Nosso trêm para Frankfurt saía as 22:40. Resolvemos dar uma volta para ver as luzes da cidade.

Conclusão!

Zurique é uma cidadezinha muito bonita, mas extremamente cara. Mais cara que Paris, Londres entre outras famosas pelo alto custo.

A visita a cidade foi legal, mas acredito que para Zurique é necessário ir com outra mentalidade. A cidade em si não oferece grandes atrativos, pelo que vimos nos guias tudo fica ao redor da cidade: os passeios nas montanhas, teleféricos, estações de esqui, entre outros passeios, e cada um deles custam os olhos da cara e mais um pouquinho. Seria necessário um bom dinheiro e pelos menos uns 5 dias para aproveitar as maravilhas de Zurique e dos seus arredores (Suiça como um todo).

Fim da Jornada do Ano Novo…

Apesar de ter comentado que seria melhor ter ficado dois dias em Munique do que 1 em cada (Zurique e Munique), aproveitamos muito a viagem. Foi extremamente cansativo mas nada que comprometesse a diversão e alegria da viagem. Usamos o Inter Rail e foi bem válido, acredito que foi um ótimo negócio, um dinheiro muito bem investido.

De todas as 4 cidades que passamos, eu voltaria para todas. Viena para um passeio romantico, Praga no verão, Munique para conhecer a noite e as pessoas e Zurique para esbanjar a furtura que um dia eu vou ter (assim espero).

Edu Giansante

Fundador e CEO do edublin, Edu chegou na Irlanda em 2008, no ano pré-crise, pegou a nevasca de 2010 e comeu cérebro de cabra em Marrakesh. O Edu também é baterista da banda Irlandesa Medz.

Recent Posts

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

30 de abril de 2024

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

Quais são as melhores agências de intercâmbio do Brasil

Eu tenho certeza de que, em algum momento da sua vida, você cogitou fazer um…

30 de abril de 2024

Reino Unido diz que não vai aceitar ‘devolução’ de refugiados da Irlanda e gera desconforto entre nações

Irlanda e Reino Unido estão enfrentando um desconforto diplomático após o primeiro-ministro Rishi Sunak dizer…

29 de abril de 2024

Aeroporto de Dublin Está Entre os Mais Estressantes da Europa

Um estudo recente sobre os aeroportos europeus revelou que o Aeroporto de Dublin está entre…

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…