Categories: Destinos pela Europa

Pra Onde Ir! (A Jornada do Ano Novo) – Munique

Finalmente chegamos a terceira parada, desta vez voltando para um para um país por onde já havíamos passado, a Alemanha, mas na outra ocasião, Berlin.

Minha primeira idéia de Munique era “das cidades que vamos passar é a que menos me interessa”. Talvez porque já tinha ido para outra cidade na Alemanha, talvez fosse só porque a cidade não é conhecida por outra coisa a não ser pela Oktoberfest.

Como pegamos o trêm noturno chegamos bem cedo a cidade, tão cedo que nem havia amanhecido: 6 da manhã. Como tinhamos ticket da Inter Rail, resolvemos pegar um trêm para uma cidade próxima, e depois voltar, apenas para dormir duas horinhas a mais. Fomos para Augsburg, e voltamos no primeiro trêm, 20 minutos depois. Chegamos de volta a Munique as 8 e decidimos que passaríamos a noite por lá, para descansar apropriadamente. Tínhamos pesquisado previamente alguns possíveis albergues próximos a estação de trem. Ficamos no Wombat, 2 minutos da estação, ótimo, limpo, com um bar muito legal no subsolo e chuveiro, nosso principal desejo, sensacional.

No hostel descobrimos que haveria uma caminhada gratuita pela cidade as 11h. Como ainda era cerca de 9:30, decidimos dar uma volta na região e depois voltar para acompanhar a caminhada organizada pelo hostel.

Continua após a publicidade

O mapa indicava alguns pontos turísticos próximo ao hostel, mas não achamos nada de muito espetacular. Apenas a neve dava um clima e uma beleza diferente para o passeio.


Quando voltamos ao hostel tivemos uma grata surpresa, haviam muitas pessoas para acompanhar a caminhada, muitas mais do que imaginávamos. Logo no começo, a surpresa “desagradável”, caminhada turística era gratuita e paga pelo hostel, mas o guia “exigia” uma gorgeta e chegou a sugerir valor de €10. Ele parecia bom, acompanhamos os primeiros 10 minutos, mas logo desistimos, era muito falatório sobre assuntos não tão interessantes e pouca preocupação em ver de fato as coisas.

A nossa separação foi logo no primeiro ponto turístico, pelo qual ele estava passando direto sem que pudéssemos sequer tirar uma foto. Acho que fizemos as coisa certa… Karlsplatz e Karlsgate abaixo.

Seguimos por este portal (acima) que era um antigo divisor da cidade, e entramos em uma rua comercial que contava com algumas esculturas e decorações. Logo avistamos a igreja de St Michel. Magnifíca.


Continuamos até a Our Lady Cathedral (Catedral de Nossa Senhora), que por fora era bonita, mas por dentro, bem comum.


Chegamos a Marienplatz onde fica o New Munich Town Hall. Havia uma pequena multidão a torre, olhando para cima onde estava o relógio. Era quase meio dia e resolvemos esperar para ver o que estava acontecendo. Ao meio-dia os sinos tocam uma “música”, e os bonequinhos que ficam nas janelas andam. Nada espetacular, mas uma atração turística. A praça é muito bonita e movimentada.


Logo ao lado fica a Perterplatz, a qual, apesar do seu inúmeros prédios históricos (Old Town Hall, St. Peter Church e Holy Ghost Church) é bacana por conta dos seus mercadinhos de rua, seus açougues tradicionais onde você pode comer um sanduíche de mortadela.


Fizemos nosso roteiro daí para frente mirando o Surf Break. Vimos algumas coisas que estavam no mapa, nada muito diferente do que já tínhamos visto.


Chegamos a avenida do Surf Break. A avenida / parque são muito bonitos, mas o Surf Break não tem nada de impressionante, mas, é impressionante imaginar que alguém surfa naquele lugar. É um rio que tem uma “onda” que nunca acaba, e as pessoas surfam ali, no dia, ninguém estava surfando, talvez por causa do clima… surfar com -5 C não deve ser muito legal.


Os próximos destinos ficavam mais afastados e dependíamos do metrô e a estação mais próxima era a Lehel. Em frente, Convent Church of St Anna.


Chegamos, a um dos locais mais esperados por mim, fã incondicional de carros, o Museu da BMW (confesso que prefiro Mercedes-Benz, mas BMW me agrada também =o).

Já do lado de fora o museu é impressionante, a arquitetura é simplesmente sensacional. Dentro, existe a área aberta a visitação (gratuita) que já tem coisas interessantes para ver, mas a arquitetura realmente roubou a cena.


E quando se sai do outro lado, tem uma ponte que leva para outra parte do museu. De lá, a vista do prédio é ainda mais sensacional.

E o conjunto como um todo.


Na sequência / nas proximidades estava o Centro Olímpico, que tinha algumas contruções bonitas como o estádio, ginásio e as piscinas Olímpicas. Mas o que mais chamou a atenção das crianças (nós e crianças patinadoras) foi o “Olympic Sea”, por uma única razão: ele estava completamente congelado.

Na hora de voltar, perdemos muito tempo seguindo placas que não los levaram a nenhuma estação de metrô como prometiam. Pegamos um bonde e voltamos para o hostel. Encontramos um brasileiro que estava há 5 dias na cidade e estava maravilhado, apaixonado pelo lugar. Ele tinha 18 anos, mas aparentava, pelos seus jeitos e papos, 25 ou mais. Em partes graças a experiêcia sensacional de passar um tempo no exterior.

Fomos jantar com ele em um restaurante típico próximo ao hostel. Pagamos barato e comemos bem. Cerca de 9 euros para um belo prato + bebida no Augustiner Brau Munchen, cervejaria tradicional da cidade. Assim como outras coisas, os preços lá são bem razoáveis.

Conclusão!

Cara%#o, que cidade animal. Não sei o que ela tem, mas ela parece sensacional, é mais um caso de cidade com alma! O aperitivo de um dia foi realmente para quebrar minha idéia de que a cidade não tinha nada de muito especial fora o Oktoberfest. Os poucos papos que tivemos por lá foi possível descobrir que a noite de lá é super agitada e as pessoas tendem a ser abertas (experiencia ouvida, não vivida desta vez).

Foi uma pena passar só um dia na cidade, olhando o mapa turístico parecem ter ficado enúmeras coisas para trás, como museus (que não de quadros, mas de máquinas), edificações e parques. Se pudesse escolher agora, teria ficado 2 dias lá em vez de ter seguido para Zurique, que também é linda, mas, o motivo do desejo de trocar vocês vão saber só no próximo artigo sobre a Jornada do Ano Novo.

Edu Giansante

Fundador e CEO do edublin, Edu chegou na Irlanda em 2008, no ano pré-crise, pegou a nevasca de 2010 e comeu cérebro de cabra em Marrakesh. O Edu também é baterista da banda Irlandesa Medz.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024