Categories: Destinos pela Europa

Pra onde ir: Bratislava, capital da Eslováquia

Bratislava é um daqueles destinos que você certamente não programará uma visita, mas como está logo ali, entre um país e outro, porque não?

E acredite! São nessas visitas despretensiosas que a gente mais se surpreende. Minha ida a Bratislava foi assim, tranquila, sem pressa. Eu estava lá mesmo para pegar meu voo e acabei me deliciando com a atmosfera da cidade.

Eslováquia é um país com menos de 30 anos e com uma hospitalidade incrível.© Rudi1976 | Dreamstime.com

Afinal, até 1993 a Eslováquia nem existia no mapa, foi só com o fim do comunismo e a luta por independência que houve a separação da antiga Tchecoslováquia. E hoje o que temos é a República Tcheca e a Eslováquia, separadas, independentes e o melhor,  sem aquelas picuinhas do passado.

De lá para cá, a Eslováquia criou estatus de gente grande, entrou para a zona do euro e passou a circular nos guias de turismo. Claro, que na rebarba dos países vizinhos, mas sem perder o seu mérito de cidade acolhedora.

Os eslovacos são no geral simpáticos e ao contrário de outros destinos como Praga e Budapeste, sempre cheios de turistas, em Bratislava você experimentará um turismo mais cotidiano. Sabe aquela coisa de sentar sem pressa num café e apreciar o vai e vem dos locais? Bratis é ideal para isso.

Continua após a publicidade

É também em Bratislava que você poderá se jogar nas compras. Luluzinhas, preparem o bolso e leve uma malinha extra para trazer coisinhas. É possível comprar peças de couro com preços tão simpáticos que deixariam os argentinos irritados.

Como todo destino turístico, Bratis está repleta de museus, parques e prédios históricos. A cidade também possuiu uma curiosa exposição permanente e ao céu aberto de obras de arte. Essa ai embaixo é uma das mais fotografadas.

A estátua dos paparazzi em Bratislava.© A1977 | Dreamstime.com

É possível comer bem e barato em Bratis, assim como bebericar bons drinkes pagando pouco. Quer um exemplo? No mercado comprei uma garrafa de vinho por 4,oo euros e na night paguei apenas 3,60 pela cerveja mais famosa da região, a Zlatý Bazant.

O transporte? Baratíssimo e organizado. Para se chegar no aeroporto, por exemplo, pegando o bus n° 61 + tram, são apenas 3,80 euro e olha que a viagem dura 1h.

Mesmo nas lojinhas do aeroporto é possível encontrar souveniers por boas barganhas.

Quando ir a Bratislava? Numa viagem entre a República Tcheca e a Hungria, por exemplo. De bus, trem ou barco, você vai acabar passando por Bratis, e porque não uma paradinha por lá?

Os preços das passagens aéreas para Bratislava são mais generosos, então, programar uma viagem para Budapeste, por exemplo, voltando pela capital eslovaca, pode ser uma boa dica econômica.

A Eslováquia também é uma mão na roda para quem quer esquiar. A estação de Donovaly é uma das mais baratas da Europa, fica localizada na parte central do país e tem boas opções para iniciantes e experientes.

Quanto tempo passar em Bratislava? Um dia e mais que suficiente, dois o ideal. Se for na temporada de ski, reserve pelo menos quatro dias. A empresa Student Agency faz rota, Vienna-Budapest – Bratislava – Praga com trechos que custam a partir 10 euros. Ou seja, dá para fazer um mochilão pelo Leste fácil, fácil.

A cidade de Bratislava é super acolhedora.© Tomas1111 | Dreamstime.com

Ahhh e já ia esquecendo. Poucas pessoas falam inglês na Eslováquia, vá preparado e com estoque de paciência extra! Mas no final, fica até mais divertido a comunicação com os locais.

PS.: Este post faz parte da série Desnudando o Leste Europeu.

Quanto custa um intercâmbio?
Não somos uma agência, mas te conectamos
com prestadores de serviço para comparar
e escolher o que faz mais sentido pra você.
Eu quero →
Ávany França

Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Recent Posts

Plano de ‘modernizar’ St Stephen’s Green Shopping é rejeitado em Dublin

O ambicioso plano de €100 milhões para transformar o tradicional St Stephen’s Green Shopping Centre,…

31 de julho de 2025

Agenda de shows brasileiros na Irlanda 2025: artistas já está confirmados no país

Já é tradição, a agenda de shows brasileiros na Irlanda fica a cada ano mais…

31 de julho de 2025

Refúgio de contemplação na Irlanda mistura natureza e arte em Wicklow

Você sabia que existe um jardim dedicado à apreciação de esculturas indianas no coração do…

30 de julho de 2025

Parque em Wicklow tem torre de madeira e caminhada sobre o topo das árvores

A prática do arvorismo é bastante popular nos parques da Irlanda, mas o Avondale Forest…

30 de julho de 2025

Bairros de Dublin terão cortes no abastecimento de água durante feriado prolongado para reparos

A empresa Uisce Éireann, responsável pelo abastecimento de água na Irlanda, anunciou que partes de…

30 de julho de 2025

UE inicia fim da regra dos 100ml para líquidos em bagagem de mão em aeroportos

Uma das restrições mais incômodas para passageiros de avião na Europa está chegando ao fim.…

30 de julho de 2025