Presidente da Irlanda descreve crise imobiliária no país como ‘um desastre’

Presidente da Irlanda descreve crise imobiliária no país como ‘um desastre’

Rubinho Vitti

2 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O conhecido carisma do presidente da Irlanda, Michael D Higgins, ficou  de lado na tarde de terça-feira, 14 de junho. O político, que está no cargo desde 2011, não mediu palavras para descrever a crise imobiliária que acomete o país onde nasceu e vive.

Segundo ele, na verdade, não se trata apenas de uma crise, mas de “um desastre” e “nossa grande, grande falha”.

“A habitação e as necessidades básicas da sociedade nunca deveriam ter sido deixadas para o mercado”, disse o presidente na abertura oficial do Jigginstown Manor, uma nova residência de apoio para jovens e adultos sem-teto nos arredores de Naas, no condado de Kildare.

Segundo ele, o “dinheiro especulativo está destruindo nosso país”. “Vamos abrigar nosso povo, vamos educar nosso povo, vamos mostrar que ninguém está passando fome, vamos mostrar que ninguém é excluído de nenhuma parte da nossa sociedade”, continuou.

Veja o discurso abaixo:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by RTÉ News (@rtenews)

O presidente disse que houve um aumento de 90% na falta de moradia dos jovens e que “as perspectivas estão ficando mais sombrias”.

Vale lembrar que o presidente da Irlanda não tem poder executivo, como no Brasil, por ser um sistema parlamentarista. Os responsáveis pelas ações práticas do governo são o primeiro-ministro e seus ministros.

O Departamento de Moradia irlandês respondeu aos comentários de Higgins, dizendo que o programa Housing for All (“Habitação para Todos”) está em andamento e visa entregar uma média de pelo menos 33.000 a cada ano e que há 18 ações separadas com o objetivo geral de acabar com a falta de moradia até 2030.

Leia também: Presidente da Irlanda: quem é Michael Higgins e por que ele é tão querido

Veja também

Guia completo sobre acomodação na Irlanda

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar