Notícias

Primeiro-Ministro Da Irlanda, Simon Harris, Anuncia Data Para Eleições Gerais: 29 De Novembro

O primeiro-ministro da Irlanda, Simon Harris, anunciou a data planejada para a realização das eleições gerais. O Taoiseach espera que a eleição ocorra em 29 de novembro, iniciando uma campanha breve de poucas semanas para os candidatos ao congresso irlandês.

Simon Harris, de 38 anos, assumiu como primeiro-ministro da Irlanda em março, após a renúncia de Leo Varadkar. Ele se tornou o mais jovem a ocupar o cargo na história do país.

Na sexta-feira, Harris visitará a Áras an Uachtaráin, residência oficial do presidente da Irlanda, para solicitar a dissolução do parlamento irlandês, o Dáil, e chamar as novas eleições.

Primeiro-ministro Simon Harris definiu o dia 29 de novembro para a próxima eleição na Irlanda. Foto: X/@IFAmedia

A Irlanda é um país parlamentarista (república parlamentar) onde existe o presidente, atualmente Michael D. Higgins, e o primeiro-ministro (Taoiseach), que é escolhido conforme a composição de maioria do congresso, seja um partido ou uma coalisão.

Falando à RTE News, Harris disse que está “ansioso pelas próximas semanas e para pedir o apoio do povo irlandês”.

Continua após a publicidade

Segundo especialistas, a decisão de Harris por uma eleição antecipada reflete a situação favorável do partido Fine Gael, que tem crescido nas pesquisas desde que ele assumiu a liderança em abril.

Em contraste, a oposição, liderada pelo Sinn Féin, enfrenta uma queda acentuada nas intenções de voto, com o apoio em baixa de 16% — o menor desde 2019.

Harris tinha a opção de esperar até março de 2025 para chamar para novas eleições, quando o mandato de cinco anos da coalizão se encerraria, mas preferiu antecipar o pleito.

Fim de uma coalizão histórica

A eleição encerrará a coalizão histórica entre Fine Gael e Fianna Fáil, partidos rivais desde a guerra civil irlandesa, mas que se uniram para derrotar o Sinn Féin, que havia tido bons resultados nas últimas eleições.

A parceria inédita ocorreu quando Micheál Martin, do Fianna Fáil, se tornou primeiro-ministro na primeira metade do governo, seguido por Varadkar, que assumiu até meados de 2024.

Apenas irlandeses ou naturalizados podem votar nas eleições para o congresso irlandês.

Quanto custa um intercâmbio?
Não somos uma agência, mas te conectamos
com prestadores de serviço para comparar
e escolher o que faz mais sentido pra você.
Eu quero →
edublin Press

Este artigo é de autoria da assessoria de imprensa do edublin. Ele foi elaborado com o objetivo de agregar conteúdos relevantes e curiosidades sobre a Irlanda e viagens ao nosso site. Para mais informações, escreva para jornalismo@edublin.com.br

Recent Posts

Três integrantes do PCC vivem na Irlanda, diz jornal; um deles está preso no país

Um mapeamento exclusivo feito pelo G1 revelou a presença do PCC (Primeiro Comando da Capital),…

30 de junho de 2025

Brasileira é eleita ‘Bartender do Ano’ em competição na Irlanda e vai representar o país na etapa global

A brasileira Isadora Petinari, do bar 9 Below, em Dublin, foi coroada “Bartender do Ano”…

27 de junho de 2025

Como praticar hiking na Irlanda com segurança

Com suas paisagens dramáticas, penhascos icônicos e rotas históricas, a Irlanda é um dos destinos…

27 de junho de 2025

Lidl volta sessão ‘América Do Sul’ com produtos do Brasil na Irlanda

O supermercado Lidl, um dos mais populares na Europa, está com uma sessão especial com…

26 de junho de 2025

Camila Otoni, goiana moradora da Irlanda, é eleita Miss Brasil Europa 2025

A goiana Camila Souza Otoni, de 22 anos, foi eleita Miss Brasil Europa 2025, em…

26 de junho de 2025

Parada LGBTQIA+ De Dublin 2025: Tudo que Você Precisa Saber

A capital irlandesa se prepara para o Dublin Pride Festival, que neste ano marca 10…

24 de junho de 2025