Programas de imigração do Canadá

Colaborador E-Dublin

9 anos atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Já pensou em imigrar para o Canadá?

Reconhecido por sua qualidade de vida,  o Canadá é  também o primeiro na lista dos países com melhor reputação do mundo.  E, nos últimos anos tem se firmado com programas de imigração “aberto” no sentido de abrir as portas para profissionais qualificados. É sobre esses programas que vamos falar hoje.

Por conta da escassez de profissionais em algumas áreas, o país tem não apenas aberto suas portas para a imigração qualificada, como também garantindo a muitos desses imigrantes, a oportunidade de visto permanente de residência, condição essa, que muitos países da Europa, por exemplo, dificultam.  Com esses fatores, o país tem se tornado uma das principais opções para profissionais qualificados e fluentes que queiram investir no mercado internacional.

O Ministro de Imigração e Cidadania, Chris Alexander, anunciou em outubro de 2013, que a previsão para o ano de 2014 é de que 63% dos imigrantes aceitos,  tenha como foco, o interesse por áreas em desenvolvimento econômico no país. Ele assegurou que irá reduzir o tempo de espera pelo visto bem como melhorar o serviço de processamento dos pedidos na imigração.

O E-Dublin lista abaixo, alguns desses programas assim como os pré-requisitos para os mesmos.

Quais são os principais programas de imigração?

Canadian Experience Class (CEC)

O CEC é um programa de imigração cujo principal requisito é ter um ano de experiência de trabalho qualificado (NO CANADÁ OU TER UM ANO DE  EXPERIENCIA NA ÁREA DA APLICAÇÃO??)no Canadá, além de nível avançado de inglês ou francês. Desde seu lançamento, o programa já recebeu mais de 25.000 imigrantes. Para este ano, o CEC planeja receber até 15.000 imigrantes.

Provincial Nominee Program (PNP)

O Provincial Nominee Program é um programa de imigração específico para uma determinada província, com exceção de Quebec e Nunavut, que possuem exigências específicas no que diz respeito à imigração. Depois de ser “indicado” por uma província, o candidato deverá aplicar para a residência permanente através do CIC.

Expression of Interest (EOI)

Ter um emprego, além de ser a única forma de começar uma vida, é o melhor caminho para se integrar em um país. Com isso em mente, o governo canadense está planejando lançar, em 2015, um revolucionário método para análise dos pedidos de imigração. O EOI vai selecionar imigrantes com base nas habilidades que interessam às empresas canadenses.

O sistema funcionará em dois passos:

1 – Candidatos à imigração deverão demonstrar seu interesse em vir para o Canadá fornecendo eletronicamente informações sobre suas formações, habilidades, experiência de trabalho, nível de idioma e outros atributos. Os candidatos que cumprirem um certo critério teriam suas expressions of interest (demonstrações de interesse) classificadas e posicionadas em uma lista em relação aos demais candidatos.

2 – O CIC convidaria os melhores candidatos, incluindo aqueles com habilidades em demanda ou ofertas de trabalho, para aplicar para o visto. As EOIs que não fossem selecionadas depois de um certo tempo seriam removidas da classificação. Dessa forma, o governo pretender diminuir ao máximo o tempo de processamento de pedidos de imigração.

Live-in Caregiver

O LCP é um programa de imigração com foco em profissionais como babás, enfermeiros e companheiros de pessoas idosas ou com necessidades especiais.

O Canadá vai receber este ano, 17.500 residentes permanentes, recorde de admissões desde o início do programa, quase o dobro do número em 2013.

Conforme o LCP, o caregiver que completar dois anos trabalhando no Canadá se torna elegível para aplicar para residência permanente.

Isso não é à toa. A justificativa é simples: suprir a demanda de forma que os profissionais desta área não se tornem escassos novamente. Enfermeiros ainda são os profissionais mais requisitados no Canadá.

Está pensando em ir para o Canadá e não tem a menor ideia de qual programa deve escolher? Não se preocupe! O próprio site da imigração do Canadá te ajuda nessa missão. Você só precisará entrar e responder ao questionário. No final o site te indicará a quais programas você é elegível.

Depois disso, é só se organizar e correr para a aplicação!

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.


Avatar photo
Colaborador E-Dublin, Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Veja também

Tipos de vistos para Portugal: Turismo, trabalho, estudos


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email