Qual a importância do portfólio na busca pelo emprego?

Se um bom currículo é o cartão de visita de um profissional para a possibilidade de conquistar uma vaga de emprego, um bom portfólio pode ser a porta de entrada definitiva para o cargo dos sonhos. Profissionais de design, artes gráficas, fotografia, publicidade, jornalismo, entre outras áreas precisam ter na ponta dos dedos uma coleção do trabalho já realizado em um portfólio bem-feito.

O E-Dublin conversou com alguns desses profissionais para mostrar dicas de como montar seu próprio portfólio, para quando um recrutador ou uma empresa solicitá-lo.

Com portfólio, curitibano garantiu emprego em Dublin

O product designer Fabiano Souza morava em Curitiba, mas só pensava na sua vontade de sair do Brasil para trabalhar fora. Um recrutador achou seu perfil no LinkedIn e mandou uma mensagem dizendo haver uma oportunidade legal em uma empresa na Irlanda. “Eu fiquei um pouco desconfiado, achava que não era o momento e ignorei essa mensagem por uma semana. Daí pensei: vamos lá, vamos fazer mais uma entrevista para praticar”, disse.

Continua após a publicidade

Ele tinha acabado de montar seu portfólio e precisou dele para mostrar para a empresa. Só depois da análise dos trabalhos já criados por Fabiano é que houve o primeiro teste. “Pediram para eu fazer o design de um produto e, depois, rolou mais uma conversa para eu explicar como foi o meu teste. Queriam saber se fui eu mesmo que fiz”, disse.

Plataformas online hospedam portfólios

Trabalho desenvolvido por Fabiano Souza consta em seu portfólio. Foto: Reprodução

O portfólio de Fabiano está hospedado em um domínio próprio, onde constam links para as redes sociais e LinkedIn, um texto sobre o profissional e três projetos, que mostram o processo do designer. “Além disso tenho mais um perfil no Dribbble com alguns trabalhos e no Behance. Esses são os lugares onde exponho meus projetos públicos”, explicou.

Para Fabiano, quando ele decide o que colocar no portfólio, ele busca selecionar projetos mais diferentes entre si, mas que consigam mostrar todo o seu processo, desde como tomou as primeiras decisões até o fim. “Eu tento expor de 3 a 2 projetos. Geralmente, os recrutadores não têm tempo de ver mais que isso. E tento escolher os projetos mais recentes.”

Portfólio é uma forma de contar sua história profissional

Processo criativo de projeto desenvolvido por Fabiano Souza está presente em seu portfólio. Foto: Reprodução

Além das versões públicas, utilizadas para que recrutadores ou pessoas interessadas no trabalho possam ver, Fabiano guarda uma versão com projetos particulares, que é mostrada apenas já com o processo de contratação já em fase de seleção.

“Os portfólios sempre são solicitados. Em um processo seletivo, os recrutadores precisam ver se você tem os skills mínimos necessários e, durante o processo, você vai precisar apresentar de um a dois projetos. Nesse caso, vale até ter uma apresentação no estilo PPT (Power Point). O que importa é contar uma história, mostrando o que você sabe fazer, mas também mostrando o lado pessoal, o que você faz nas horas vagas, por exemplo.”

Neste ano, Fabiano decidiu tentar aplicar para vagas em diversas cidades da Europa. “No processo para o Spotify, em Londres, acabei descobrindo uma vaga da empresa em Estocolmo. O portfólio foi bastante importante do começo ao fim. Foi por meio dos meus projetos que eles conseguiram decidir se eu me encaixaria no time de lá ou não.”

Menos é mais em um portfólio

Portfólio de Fábio Gibelli reúne diferentes tipos de trabalhos em fotografia e design. Foto: Reprodução

Fotógrafo e editor de vídeo, o publicitário Fábio Gibelli trabalha como freelancer em Dublin e tem o portfólio como vitrine para mostrar seus trabalhos às empresas que vão contratá-lo. “Nele, constam artes gráficas de folhetos, logos, revistas, além de trabalhos fotográficos, matérias e competições que ganhei”, explica.

Para ele, a seleção é simples: os melhores trabalhos estão lá. “Pego sempre os que eu acho bom. Menos é mais nesse caso. Não tem um número certo”, afirmou.

16 dicas para montar um bom portfólio

O site Canva, que disponibiliza criação de arte gráfica online, disponibilizou uma lista com dicas de como criar um bom portfólio. Entre elas, estão:

  1. Seja atencioso com o que você inclui.
  2. Selecione apenas suas peças mais fortes.
  3. Mostre seu trabalho mais original e criativo.
  4. Tenha variedade.
  5. Decida quantas peças incluir.
  6. Questione-se sobre a necessidade de um portfólio online ou físico
  7. Use alta resolução.
  8. Fique atualizado.
  9. Certifique-se de que as peças fluam bem de uma para a outra.
  10. Torne a visita ao portfólio interessante.
  11. Pode incluir trabalhos pessoais
  12. Mostre os resultados.
  13. Mostre o processo de construção do design.
  14. Não use flash ou animação em seu portfólio online.
  15. Revise, adicione, exclua.
  16. Peça a opinião dos colegas.
Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024